Ácido ascórbico: mito ou verdade sobre o coronavírus?

Ácido ascórbico - vitamina C - funciona contra o coronavírus? Mito ou Verdade? Vem ver!

Acido ascórbico

Em época de Coronavírus duas ações se tornam indispensáveis: lavar as mãos frequentemente e não acreditar em tudo o que se lê como solução para o problema. Por isso, é imprescindível higienizar bem as mãos e tomar conhecimento acerca do que é ou não fake news, certo?

Portanto, neste artigo, vamos esclarecer mitos e verdades a respeito do ácido ascórbico - a famosa vitamina C - e o porquê ela está sendo associada, em alguns canais de comunicação, como uma das formas de evitar o Codiv-19.

Confira:
• O que é Coronavírus
• O que é Ácido Ascórbico
• Verdade ou Mito: a vitamina C evita o contágio do Covid-19

O que é o Coronavírus?

O Coronavírus é um grupo de vírus que tem como característica espalhar-se rapidamente, apresentando, na pessoa contagiada, sintomas semelhantes a um resfriado e infecções respiratórias.

A disseminação do vírus aconteceu em dezembro de 2019, quando um dos vírus que compõe o grupo, o Covid-19, iniciou seu contágio em uma cidade da China, chamada Wuhan.

O contágio do vírus, que teve início na China, atualmente, é considerado uma pandemia e tem como seu novo epicentro o continente europeu.

O que é o Ácido Ascórbico?

O ácido ascórbico ou, ainda, vitamina C, é uma substância essencial para o nosso corpo, no entanto, não pode ser sintetizada pelo ser humano e, por isso, deve ser obtida por meio da alimentação ou suplementação.

A principal função da molécula é hidroxilar o colágeno e proteína fibrilar, fornecendo resistência aos ossos, dentes, tendões e as paredes dos vasos sanguíneos. Mas podemos, ainda, citar outros benefícios do ácido ascórbico, como:

  • melhora a imunidade;
  • evita o envelhecimento da pele;
  • melhora a absorção do ferro;
  • evita problemas de visão;
  • previne derrames;
  • tem ação antioxidante;
  • previne e melhora gripes e resfriados.

A vitamina C é facilmente encontrada em alimentos como a laranja, limão, acerola, kiwi, goiaba, couve e brócolis. Além disso, para obter os benefícios, deve-se ingerir 100 mg da substância por dia, certo?

Verdade ou Mito: a vitamina C evita o contágio do COVID-19?

Agora que esclarecemos o que é o vírus Covid-19 e, também, o papel do Ácido ascórbico para o corpo humano, é necessário analisar a conexão e a divulgação de notícias sobre a vitamina C e o Coronavírus.

Em época de pandemia e, de certa forma, pânico, é normal que o ser humano se apegue a qualquer notícia que lhe prometa prevenção. No entanto, esse movimento é perigoso e pode prejudicar ainda mais a situação.

Antes de qualquer coisa, é preciso dizer: o Covid-19 é um vírus novo e, por esse motivo, ainda não existe uma forma específica e eficaz de prevenir e curar a doença - além das medidas de higiene e isolamento social, no momento.

Por isso, dizer que a vitamina C evita o contágio do coronavírus é mito e, além disso, uma irresponsabilidade social. No entanto, mesmo não evitando, ela pode ajudar.

Como visto nos benefícios do ácido ascórbico, quando o corpo humano possui a quantidade adequada da substância, seu sistema imune se fortalece e os sintomas de um resfriado ou gripe - que são, também, sintomas do vírus - podem diminuir.

Assim, com a vitamina C em dia, o seu sistema imunológico torna-se mais forte e preparado para lidar, de maneira mais fácil e rápida, com a doença Covid-19. Embora, seja fake news alegar que o ácido ascórbico evita o contágio do vírus, ok?

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário