Press kit: o que é, como criar e utilizar em eventos

Entenda o que é um press kit e quais os benefícios dessa estratégia de marketing para a divulgação do seu evento.

Press kit

Cada vez mais criativos e elaborados, os press kits para eventos são técnicas tradicionais que são utilizadas na etapa de divulgação de eventos, sejam eles esportivos, shows ou até mesmo grandes eventos corporativos.

Neste artigo, reunimos as principais informações que você precisa saber sobre essa estratégia de marketing que vem sendo reinventada e utilizada para promoções de eventos, marcas e influenciadores.

Quer saber um pouco mais sobre o que é um press kit e como ele pode ser a alternativa que você estava procurando para aumentar a visibilidade do seu negócio? Confira!

O que é um press kit?

Originalmente, o press kit era enviado para a imprensa com o objetivo de fornecer informações relevantes sobre o serviço ou produto, além de apresentá-lo, despertando o interesse dos meios de comunicação.

Ele costuma ser composto por um pacote de conteúdos informativos que contém uma carta de apresentação, o release – que é um documento informativo sobre todo o evento, elementos audiovisuais e brindes. Todos os materiais devem expressar a identidade e conceito criativo da marca ou campanha.

Hoje em dia, as redes sociais e a tecnologia proporcionam ainda mais possibilidades. Basta abrir o Instagram e assistir os stories de influencers digitais para se deparar com press kits cada vez mais inovadores e que chamam a atenção do público que os acompanha através das redes sociais.

Você já sabe o que é um press kit, mas ainda não sabe todas as vantagens dele? Confira os benefícios dessa estratégia para o seu negócio.

Quais os principais benefícios do press kit?

O press kit é uma forma de divulgação espontânea e fundamental para a popularidade do seu evento. Ele pode ser enviado de forma tradicional e também através do Instagram que, de acordo com o Relatório de Visão Geral Digital publicado em parceria com a We Are Social e a Hootsuite, é a terceira rede social mais usada no Brasil, com 122 milhões de usuários no ano de 2022.

Existem várias formas de divulgação, isso é certo, mas, a seguir, vamos responder para você porque o press kit é a técnica ideal para fazer do seu evento um sucesso.

1.  Diferencial na divulgação do seu evento

Um dos principais benefícios do press kit é proporcionar uma experiência diferenciada antes mesmo do evento começar. A distribuição de um material bem feito e pensado estrategicamente, gera credibilidade e pode passar profissionalismo ao receptor.

Além disso, ao invés de divulgar seu evento através de folders ou através de um e-mail impessoal, o envio de um press kit mostra que você pensou no seu público-alvo e consumidor, elaborando produtos, brindes e materiais impressos que geram identificação, fazendo com que as pessoas realmente compareçam ao seu evento e o divulguem de forma orgânica e espontânea.

2.  Aumento da propaganda espontânea

Falando em formas de divulgação orgânicas e espontâneas, o envio de um press kit pode possibilitar a geração de mídia espontânea através de diversos meios de comunicação.

Isso porque a partir do momento que uma pessoa, seja ela da área esportiva ou não, faz uma postagem do seu material nas redes sociais, os seguidores também ficarão sabendo do seu evento, podendo até compartilhar com mais usuários e gerar ainda mais visibilidade para você.

3.  Parcerias

O envio de press kit em eventos é uma ferramenta eficaz para a captação de parceiros e patrocinadores para o seu negócio. Através dessa estratégia, eles podem conhecer os detalhes do seu trabalho e poderão patrocinar seus eventos esportivos a longo prazo.

Só coisa boa, né? Mas não vai confundir o press kit com o mídia kit, ok?

Qual a diferença entre press kit e mídia kit?

Apesar da semelhança entre os nomes, os dois materiais são bem diferentes. Como já explicamos, o press kit é um conjunto de materiais que envolve a identidade visual do seu evento e que vai gerar divulgação e mídia espontânea em diversos canais de comunicação.

Já o mídia kit é um documento, relatório ou portfólio utilizado para apresentar alguns dados de determinado anunciante, geralmente influenciadores digitais e atletas utilizam esse recurso.

O mídia kit contém métricas e números de compartilhamento, por exemplo, como resultado, mostrando ao anunciante os benefícios de comprar um espaço naquela mídia.

Além disso, esse último costuma incluir o valor do serviço para que o contratante tenha noção do possível retorno daquele investimento.

Deu para perceber a diferença? Então, vamos ao que interessa agora. Confira, a seguir, como criar um press kit surpreendente!

Como criar um press kit?

Como você já está por dentro dessa estratégia e sabe a importância dela para o sucesso do seu evento, veja agora como criar um press kit e saiba quais as principais características que ele deve ter para transmitir credibilidade, personalidade e autenticidade, além de proporcionar uma divulgação maravilhosa do seu evento.

1.  Desenvolva um plano de ação

É importante planejar o que você pretende fazer, tanto financeiramente quanto estrategicamente. Por isso, defina o perfil do seu público-alvo ou persona e seus objetivos, ou seja, quem você deseja alcançar com esse material?

Foque no conceito da sua ação e no tema do evento. É um evento esportivo? Adicione itens relevantes para quem busca por uma ocasião como essa.

Caso você queira contratar alguém, tome cuidado com o nicho da pessoa escolhida, dificilmente um profissional divulgará algum produto ou empresa que não se adequa ao seu perfil e ao dos seus seguidores, por exemplo.

2.  Adicione elementos essenciais ao press kit

Alguns elementos são essenciais ou “de lei” em um press kit, o release, por exemplo, é um deles. Ele nada mais é do que um material impresso que tem como objetivo apresentar seu evento e as principais informações dele – data, local e horário, atrações e demais dados importantes.

Os elementos audiovisuais também estão inclusos nessa, aposte em pendrives ou QR Codes com depoimentos de eventos passados. Essa ação com certeza vai impressionar o destinatário e chamará a atenção dos seus potenciais parceiros.

E não podemos esquecer dos amados brindes, afinal, quem não gosta dos brindes? Eles servem para enriquecer o seu press kit e ganhar o coraçãozinho de quem receber o material, além disso, você já ganha aquela divulgação espontânea que conversamos anteriormente.

Para isso, a dica é fugir do óbvio: camisetas, canetas e canecas já são itens bastante batidos.

3.  Abuse da criatividade

É importante salientar que diversos press kits são enviados e recebidos diariamente, por isso, quanto mais diferente for o seu, melhor!

Novamente a dica preciosa é fugir do óbvio, adicione elementos que não estão diretamente relacionados com a sua marca, mas que claro, vão garantir a eficácia da sua divulgação!

Que tal algo pensado e personalizado diretamente para a imprensa? Como algo que vai ser útil para quem vai cobrir o evento, como coletes personalizados, bonés, bolsas para carregar os equipamentos e por aí vai… use a sua criatividade!

Vale até mesmo enviar um formulário à imprensa e influenciadores perguntando que tipo de brinde eles gostariam de ganhar. Até porque o kit tem que ser útil para quem recebe, não é mesmo?

Como utilizar o press kit?

Você é um influenciador digital ou trabalha na imprensa e vive recebendo press kits e não sabe muito o que fazer com eles? Isso é bem normal! Afinal, as redes sociais estão com tudo e os famosos influencers também.

Se você está entrando agora para esse mundo digital e ainda não sabe lidar quando alguém manda um mimo, confira a seguir algumas dicas do que fazer e quem sabe garantir uma boa parceria.

Ao enviar um press kit, uma empresa espera associar seu evento ou produto com a imagem do influencer, o que é uma ótima ideia para chamar atenção, já que o público costuma confiar bastante e se identificar com esses profissionais.

Apostar na postagem de stories mostrando os detalhes daquele material recebido e marcando os @’s do evento, marca ou empresa é uma boa estratégia para ser visto.

O alcance das suas postagens em reels, stories e publicações no feed vão garantir o sucesso do evento e o seu também! Por isso, pense bem no que vai postar!

Exemplos de press kit na prática

Que tal se inspirar em exemplos de press kit que deram super certo para começar a planejar a montagem do seu? Dá uma olhada nos três cases de sucesso que preparamos para você!

Boca Rosa – Bianca Andrade

Na internet, Bianca Andrade, a famosa Boca Rosa é conhecida como “A Rainha dos Press Kits”. A influenciadora, youtuber e empresária é dona da marca de beleza “Boca Rosa Beauty” e “Boca Rosa Hair” e realiza várias ações de marketing e envia press kits dignos de cair o queixo.

Seus materiais são cheios de identidade, sempre na cor rosa e com características que o público consegue logo de cara identificar de quem é. Além de inovar nos press kits, Bianca sempre dá um jeito de envolver seus seguidores em seus lançamentos, seja em ações presenciais, como encontros e gravações ou com sorteios pelo Instagram.

Confira aqui o exemplo de um lançamento.

Nike – Camisas em garrafa PET

No ano de 2010, antes da copa do mundo, a Nike inovou na hora de enviar os press kits de divulgação do novo uniforme da Seleção Brasileira.

Cada camisa usada pelos jogadores era composta por aproximadamente 8 garrafas PET e outros materiais recicláveis e, para divulgar a ação para a mídia, nada mais justo do que enviar as camisas dentro de uma garrafa PET.

Camisa garrafa pet

Junto da camisa, a empresa ainda enviou um pendrive com o release e as demais informações do lançamento, mostrando que a criatividade e a tecnologia andam juntas.

Penalty – lançamento da bola e uniforme da Seleção Brasileira de Futsal

Press kit penalty

Outro press kit super criativo no mundo esportivo foi feito pela Penalty, marca especializada em produtos dedicados à prática esportiva e patrocinadora oficial da CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) na época.

No ano de 2017, foi feito o lançamento da bola e do novo uniforme da Seleção Brasileira de Futsal e, para a divulgação dos novos produtos, a Penalty desenvolveu uma caixa, que ao ser aberta, se transformava em uma quadra de futsal.

Além dessa sacada de mestre, a imprensa recebeu o release, a bola e uma camisa oficial, que conta com design e tecnologia inovadora, com tecido feito por trama de fibras orgânicas e nanotecnologia que possibilita maior agilidade aos atletas.

Gostou de aprender um pouquinho sobre a criação e possibilidades que um press kit pode dar ao seu evento? Que tal começar a colocar essas ideias em prática ainda hoje? Bom planejamento!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

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