Água com limão: O que é verdade e o que é mito

A água com limão não ajuda a emagrecer, mas tem muitos outros benefícios para a saúde. Conheça os principais!

Água com limão

A receita de água com limão caiu na rotina de muitas pessoas, por causa das várias promessas que trouxe com ela.

Alguns dizem que ajuda no emagrecimento; outros, que deixa a pele mais jovem e a imunidade como nunca. No mais, a pergunta é: água com limão emagrece, mito ou verdade?

Infelizmente, o milagre da água com limão é um mito. Na verdade, não existem estudos que comprovem nenhum tipo de eficiência da água com limão e, ainda tem mais: ela pode até ser prejudicial à saúde, se não tomarmos certos cuidados, principalmente quando ingerida em jejum.

Receber alimentos ácidos como o limão, principalmente em jejum, pode agravar doenças como a gastrite e úlceras, por causa da formação de lesões nas paredes do estômago.

E ainda existem várias receitas, de diferentes sabores e misturando muitos elementos, que fazem parte do mito. Por exemplo: é verdade que limão com água morna emagrece? Também não!

O que acontece é a sensação de saciedade, mas ela é causada por causa da água morna - e não por causa do conjunto da água com limão.

Água com limão, água morna com limão, água com limão e gengibre, tudo isso é mito. Mas não quer dizer que não tenha nenhum benefício para o corpo.

A eficiência dos ingredientes

É claro que ingerir a água com limão denota algum resultado, mas isso acontece devido a um ingrediente específico: a água. É ela que faz com que seus intestinos e rins funcionem bem e melhorem, pois, com uma certa idade, eles começam a apresentar alguns problemas.

Sobre a desintoxicação, também tem a ver com a água, pois, ao ingerir várias vezes durante o dia, ela desintoxica e previne o surgimento de doenças, melhorando a função de todo o corpo.

Calma: o limão também tem seu benefício. É uma ótima fonte de vitamina C, o que ajuda na imunidade, atua como antioxidante e previne o envelhecimento.

Para que serve a água com limão

Como vimos, há muitos mitos que envolvem essa combinação, mas os ingredientes são poderosos e, juntos, podem sim trazer benefícios:

1.  Melhora o sistema imunológico

O limão contém a vitamina C, que potencializa a defesa do nosso organismo.

2.  Auxilia no controle da pressão arterial

O limão também contém potássio, que ajuda a manter a pressão arterial mais baixa.

3.  Melhora a absorção de ferro

A vitamina C do limão, junto com alimentos que possuem ferro, aumentam em até 4 vezes a absorção do mineral, ajudando a prevenir e tratar anemia, que provém da ausência de ferro.

4.  Melhora o intestino

Ingerir água melhora o funcionamento do intestino, lembrando que o limão não interfere em nada, além do sabor.

5.  Melhora a pele e previne o envelhecimento

O limão, por ter muita concentração de vitamina C, favorece na produção de colágeno e antioxidantes, prevenindo os sinais do envelhecimento.

6.  Sensação de saciedade

Se o que você quer é diminuir na alimentação, ingerir a água com limão ajuda a reduzir a fome, e, além do mais, o limão garante uma boa nutrição do organismo, através dos minerais e vitaminas que o compõem.

O que realmente gera resultado

Os benefícios do limão e da água são comprovados, individualmente. Porém, a água com limão não é capaz de fazer o tão esperado milagre do emagrecimento.

Use a bebida e suas vantagens para potencializar a perda de peso, tendo ciência de que, sozinha, ela não pode gerar resultados.

Qualquer atividade física já pode auxiliar no seu emagrecimento: a prática de exercícios é, na verdade, indispensável.

Se você ainda é sedentário, tudo bem, busque uma atividade que seja prazerosa, teste começar a correr ou pedalar de bike - até que encontre algo que realmente goste de fazer. Assim, fica mais fácil queimar calorias, auxiliando em uma perda de peso saudável.

Cuidar da alimentação também é importante e necessário. Consulte um nutricionista, faça um planejamento, coma de forma sadia os alimentos necessários para nutrir o seu corpo, para que consiga seguir a sua rotina com saúde e disposição.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

4 Respostas

Deixe seu comentário