Como organizar um campeonato de surfe: passo a passo

Se você está se perguntando como organizar um campeonato de surf sem levar um caldo, o melhor talvez seja fugir do óbvio. Planejamento e organização são essenciais, mas algumas “manobras” podem vir a calhar. Não fique a ver navios, vem conferir!

Atletas correndo em direção ao mar com pranchas na mão

Para organizar um campeonato de surf de sucesso, você precisa se atentar às regras da modalidade, montar um cronograma com margem para imprevistos ou más condições climáticas, contar com jurados qualificados e divulgar bastante seu evento.

Alguns aspectos são comuns a todo campeonato, como as baterias, os equipamentos necessários, o júri, a definição de dias e horários e o planejamento de uma experiência emocionante tanto para atletas como para a audiência.

Neste artigo, você confere como criar uma competição de surfe do zero, do planejamento à divulgação, e ainda garante uma super dica para colocar seu evento no mundo. Boa leitura!

Quais as regras e como funciona uma competição de surfe?

As regras do surf envolvem desde o respeito à fila para pegar a onda, que os surfistas chamam de “prioridade”, até a preservação do meio ambiente, sabia? E, além de seguir todas essas normativas, uma competição de surfe deve ter um cronograma bem organizado, baterias predefinidas de acordo com o número de participantes, um júri qualificado e boa infraestrutura disponível para os atletas.

Veja cada um desses tópicos em mais detalhes a seguir e surfe na onda de um campeonato de sucesso!

1.  Todos devem seguir prerrogativas básicas

Confira o checklist abaixo para não infringir o regulamento!

  • A prioridade da onda é sempre do surfista mais próximo de seu pico
  • A direção da onda deve ser obedecida, sem inversões
  • Manobras que arrisquem a segurança de qualquer participante são proibidas
  • A preservação do meio ambiente marinho também faz parte do regulamento
  • Alguns locais têm regras específicas, como horário definido apenas para banhistas
  • Qualquer risco identificado no local deve ser comunicado a todos os surfistas

É importante lembrar que cada praia pode exigir alguma variação no regulamento e que você precisa saber o que diz a prefeitura do local escolhido para a sua competição se quiser garantir a segurança e a boa experiência de todo mundo.

2.  As competições acontecem em baterias

Todos os campeonatos que seguem as regras da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) são divididos em baterias de quatro participantes, com, pelo menos, dois competidores avançando para a fase seguinte. Em alguns casos especiais, as baterias podem ter até cinco surfistas.

3.  As baterias têm tempo mínimo

O tempo mínimo para cada bateria deve ser de, pelo menos, 15 minutos, embora a maioria das competições estabeleça esse intervalo mais próximo dos 30 minutos. As condições do tempo e do mar podem influenciar bastante na duração.

4.  O sistema de avaliação é composto por cinco júris

As avaliações costumam ser feitas por cinco juízes, que dão notas de 1 a 10 para cada onda surfada. A maior e a menor nota recebidas em toda a bateria são descartadas e somente as duas notas mais altas restantes são somadas para os atletas saberem quem segue em frente na competição. Cada um pode totalizar, no máximo, 20 pontos.

5.  Cada surfista é responsável pelos equipamentos básicos necessários para competir

Os principais equipamentos utilizados pelos surfistas são:

  • a prancha, escolhida de acordo com peso, altura, habilidade e estilo;
  • o leash, equipamento de segurança que é fixado no tornozelo do atleta;
  • a parafina, que serve para melhorar a aderência da prancha;
  • e as quilhas, aquelas “barbatanas” da prancha que direcionam a prancha.

Por ser um esporte de desempenho individual, o equipamento certo pode ser um fator determinante na disputa, especialmente para surfistas mais experientes, que precisam de recursos adequados a seu físico, habilidade e estilo para ter o máximo desempenho.

Todas as regras que você conheceu são as mais tradicionais e trazidas pela própria CBSurf, mas isso não impede que seu campeonato tenha algum grau de personalização, desde que as alterações ou adições de normativas mantenham o equilíbrio da disputa.

E, antes de começar a planejar seu cronograma, leve em conta a duração do campeonato!

Quantos dias dura um campeonato de surfe?

Para saber quantos dias vai durar seu campeonato de surfe, será preciso estimar o tempo necessário para a realização de cada bateria da competição e fazer um cálculo aproximado do total de tempo do evento, considerando o número de participantes, os intervalos de descanso e quantas baterias serão concluídas por dia.

Só não esqueça que o surfe acontece no mar, depende de condições climáticas e, como todo evento a céu aberto, está sujeito a imprevistos. A dica é deixar espaço no seu cronograma para fazer tudo com uma certa folga.

Como montar o cronograma de um campeonato de surfe?

Para montar o cronograma de um campeonato de surfe não basta apenas um planejamento bem feito, a definição clara de datas e locais de cada etapa e uma tabela bonita e bem detalhada: sem um plano de contingência para imprevistos, tudo pode ir por água abaixo!

1.  Coloque a etapa de planejamento no seu cronograma

Monte um checklist de planejamento estabelecendo as etapas que devem acontecer antes, durante e depois do evento, sem deixar escapar tudo o que é preciso resolver, contratar, providenciar e pagar. Seu cronograma tem que incluir todas essas fases, e não funcionar apenas como um calendário da competição.

2.  Defina as datas das etapas de provas

Todas as datas para cada etapa do campeonato precisam ser definidas com antecedência ainda que mudanças possam ocorrer no curso da competição. A Liga Mundial de Surfe de 2023 pode ser um exemplo prático a se espelhar.

  • Etapa 1: 29 de janeiro a 10 de fevereiro - Pipeline (Oahu), Havaí
  • Etapa 2: 12 a 23 de fevereiro - Sunset Beach (Oahu), Havaí
  • Etapa 3: 8 a 16 de março - Peniche, Portugal
  • Etapa 4: 4 a 14 de abril - Bells Beach, Austrália
  • Etapa 5: 20 a 30 de abril - Margaret River, Austrália

Seu evento pode não ter a mesma magnitude desse, mas pode e deve ter a mesma seriedade, beleza?

3.  Crie uma tabela intuitiva de classificação

Conforme a competição acontece, é importante que as informações sobre o desempenho dos competidores sejam disponibilizadas para que todos – atletas e público – acompanhem a disputa com clareza. A Liga Mundial de Surfe usa um modelo simples e direto, que inclui:

  • nome do surfista;
  • bandeira que representa;
  • pontuação atual; e
  • posição no ranking.

Vale muito criar uma apresentação bem detalhada, sempre destacando a identificação dos atletas (com foto, se possível) e sua posição no ranking.

4.  Elabore um plano de contingência

Melhor do que um campeonato com a sorte de nenhum incidente ocorrido é um evento com planejamento otimizado para ter boas respostas em caso de imprevistos, o que garante que seu cronograma não seja arruinado se acontecer o pior. Veja algumas dicas!

  • Planeje uma janela de evento um pouco mais longa
  • Considere a contratação de um seguro para a competição
  • Crie um plano de comunicação claro entre sua equipe, incluindo análises dos piores cenários possíveis
  • Determine um local alternativo para a competição (plano B)

Contrate também uma empresa especializada para garantir a segurança no seu evento esportivo, assim, tanto atletas quanto espectadores terão uma experiência ainda mais tranquila.

Com tudo certo nessa parte do planejamento inicial, chegará a hora de pensar no lado prático do seu evento.

Como funcionam as baterias em um campeonato de surfe?

As baterias são as rodadas de performances individuais nas quais os surfistas competem uns contra os outros no mar, com o objetivo de receber a melhor pontuação com suas manobras para avançar para a próxima etapa – na qual quem avança enfrenta outros atletas em novas baterias.

Você já viu que elas duram de 15 a 30 minutos e são encerradas a partir da avaliação das duas melhores ondas de cada atleta (que podem tirar nota de 0 a 10). Agora, saiba também que:

  • quem remou primeiro até a área de competição costuma ganhar vantagem para se posicionar na questão da prioridade de onda;
  • quem tiver a melhor pontuação segue competindo contra outros atletas em novas baterias;
  • o número de baterias e de atletas que as compõem é definido pela organização do evento.

Os detalhes podem variar, ainda assim, existe um critério que costuma ser padrão: a pontuação do campeonato de surfe, e suas regras estão igualmente definidas pela CBSurf. De resto, fique à vontade para inovar!

Quais são as regras para a pontuação de um campeonato de surfe?

A pontuação de um campeonato de surfe é definida por notas que vão de 1 a 10, numa escala que varia em cinco níveis, de fraco a excelente. Os juízes são os responsáveis por avaliar as manobras considerando comprometimento, grau de dificuldade, inovação, repertório, habilidade e fluidez.

Em cada bateria, os surfistas recebem notas de cinco jurados e sempre são avaliadas as duas melhores ondas de cada competidor, não importando, portanto, quantas o atleta conseguiu completar.

Dependendo da posição do surfista no mar, ele tem prioridade para escolher a onda que quer surfar durante a bateria, o que significa que outros competidores podem ser punidos com perda de nota se causarem alguma interferência, ou seja, se atrapalharem o coleguinha.

Mas esses padrões podem servir só para a pontuação mesmo. Às vezes, a chave para organizar um evento esportivo de sucesso está em sair fora da curva do tradicional.

Como inovar no formato de disputa do surfe?

O formato de disputa do surfe tradicional pode ter algumas inovações aplicadas, como rodadas de desafio, pontuação multifatorial, rodadas de manobras especiais e até repescagem, tudo para ajudar a garantir que seu evento ofereça uma experiência mais particular e emocionante.

Confira algumas dicas a seguir!

1.  Faça rodadas de desafio

Ao final das rodadas iniciais, deixe os surfistas decidirem seus oponentes seguintes usando um sistema de sorteio para determinar quem escolhe ou estabelecendo uma regra de acordo com a classificação alcançada. É mais potencial para estratégia e muito mais emoção!

2.  Adote a pontuação extra

Que tal permitir que os competidores pontuem mais considerando fatores como estilo, criatividade e interação com o ambiente? A execução das manobras certamente vai abrir mais espaço para a individualidade de cada competidor e o evento não ficará tão focado em um padrão técnico apenas.

3.  Faça repescagem

A repescagem dá uma segunda chance para esportistas que podem ter enfrentado uma onda de má sorte, literalmente, especialmente em um esporte com muitos fatores que fogem ao controle humano. Imagina a emoção de um campeão vindo da repescagem!

4.  Dê destaque ou até prêmios extras para quem apresentar manobras especiais

Seja em uma rodada à parte das que valem para a competição ou até dentro da disputa, se o mar estiver para peixe e a segurança dos surfistas for garantida, incentive-os a realizar manobras específicas e desafiadoras para receber algum destaque ou premiação extra por criatividade e inovação.

É nessas horas que alguém surfa de ponta cabeça e acaba indo pro Livro dos Recordes, hein!

Para entrar na onda dessas inovações, seja muito cauteloso(a) com o regulamento do campeonato, deixando os critérios de avaliação muito bem estabelecidos, já que qualquer senso de injustiça pode levar toda a experiência dos competidores por água abaixo.

Depois, basta divulgar o seu evento para o mundo e, é claro, “startá-lo”, como dizem por aí… Dar o start na competição!

Como fazer a divulgação e propaganda de um campeonato de surfe?

Depois de tanto trabalho, para fazer a divulgação e propaganda de um campeonato de surf e ver seu esforço reconhecido, você vai precisar planejar o conteúdo, conhecer seu público-alvo, determinar a verba investida, criar uma página para o evento, utilizar as redes sociais, incentivar a divulgação boca a boca e definir objetivos claros para a campanha.

1.  Planeje todas as suas ações

Organize todo o conteúdo antecipadamente para divulgar o evento esportivo e dividi-lo ao longo dos dias para manter seu público aquecido e bem informado. Consistência é tão importante quanto a qualidade do material que você estiver oferecendo.

2.  Conheça o público-alvo e defina o orçamento

Saiba exatamente para quem o evento é destinado. Isso ajuda a estabelecer os principais meios de divulgação da competição e a linguagem mais adequada para convencer o público de que o seu evento é imperdível.

3.  Crie uma página para divulgar o evento

Vai ser muuuuito mais fácil mensurar os resultados das suas campanhas de divulgação se você tiver uma página dedicada ao evento esportivo. Também é um fator a mais para a credibilidade da competição e um canal bem mais direto para interação com todos os interessados.

4.  Divulgue nas redes sociais

As redes sociais são o meio mais utilizado para divulgar eventos atualmente, por isso, não as deixe de fora da sua estratégia de divulgação! Utilize uma linguagem adequada ao evento e busque interagir com quem se interessa pela competição.

5.  Faça ações promocionais

Aproveite para bombar a divulgação do seu evento através de ações como sorteios e promoções, divulgação de imagens das principais atrações do evento, criação de uma contagem regressiva e postagens nas redes sociais que incentivem a participação ativa da galera dentro do próprio evento.

6.  Analise a concorrência

Vasculhe por possíveis concorrentes do seu evento, como festas, congressos ou festivais, mesmo que não sejam competições, mas que tratem sobre o universo do surfe. É importante que seu plano leve em consideração atrair o público específico se o calendário oferecer outras opções.

Além de tudo, não esqueça de mensurar os resultados do evento esportivo para saber o que já está bom e o que pode melhorar no futuro!

Finalmente! Como fazer a abertura de um evento de surfe?

A abertura do seu evento de surfe é que vai dar o tom da competição e você precisa fazer com que todos se sintam empolgados e inspirados para o que está por vir, o que certamente ficará mais difícil seguindo uma linha de cerimônia mais formal.

Há quem diga que não existe discurso longo, existe discurso chato, mas as chances de chatear o público aumentam se tem alguém falando sem parar enquanto todo mundo está esperando manobras radicais nas ondas do mar.

É legal contar alguma história curiosa envolvendo o local ou a competição em si, deixar claro objetivos que o evento promove além da disputa em si e, principalmente, usar do humor para animar a audiência, mas não abuse do momento e não esqueça de informações essenciais para o público.

Depois deste checklist completo para seu evento levar a medalha de ouro, não vá dropar na espuma deixando para gerenciar seu evento em planilhas estáticas ou aplicativos amadores. Recorra sempre a uma plataforma de organização de eventos esportivos para ficar na crista da onda!

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