Eventos esportivos recreativos: como funcionam e 3 ideias para organizar

Aprenda como realizar um evento esportivo recreativo com as nossas dicas e conheça seus benefícios.

Eventos esportivos recreativos

As atividades recreativas são uma ótima maneira de começar a inserir o esporte na vida de um indivíduo.

Crianças, adultos e idosos que sabem o que significa recreação, geralmente se empolgam ao ouvir a palavra, que é quase sinônimo para diversão.

Mas, afinal, você sabe o que é atividade recreativa? Atividades recreativas são as que envolvem, principalmente, o lazer. São altamente recomendadas para o desenvolvimento humano, pois promovem a mobilidade, expressão, comunicação e satisfação por felicidade.

Em resumo, a recreação é uma manifestação que busca o divertimento de quem participa. É uma prática lúdica, que produz nos participantes uma mudança positiva, revigorando a mente e o corpo.

Eventos esportivos recreativos são cada vez mais comuns por causa da sua capacidade de motivar práticas e novas vivências através de entretenimento, visando ganhos físicos, intelectuais e terapêuticos.

Como realizar um evento esportivo recreativo

Diante de tantos benefícios, é importante entender tudo para conseguir criar um evento que traga impacto e, ainda, que agregue experiências, por isso vamos ajudá-los neste feito. Segue com a gente!

Estruturação dos eventos recreativos

Localização e data

A localização ideal precisa ser espaçosa. A preferência é que contemple um grande gramado e possua árvores. Um bom exemplo são parques.

Também é possível realizar o evento de forma privada, entre familiares e amigos. O local pode manter-se em parques, mas sítios e chácaras com grandes espaços livres são uma ótima opção nesse tipo de caso.

Quanto a data, não existe um dia preciso, mas a preferência sempre será finais de semana, especialmente o domingo, quando toda a família poderá participar!

Utensílios e objetos

O itens necessários para as atividades dependerão do que você irá propor para seus participantes.

Eventos recreativos são capazes de comportar diversos tipos de esportes, por isso é importante um planejamento, contendo o número de atividades, quais serão e as necessidades de cada uma.

Após a escolha das práticas esportivas e recreativas, para facilitar na organização do evento, elabore uma checklist de itens indispensáveis. Assim nada será deixado para trás.

Vale lembrar que faixas e grades para isolamento da área não são uma obrigação, pois eventos dessa tipologia raramente impõem limites territoriais.

Porém, se o evento proposto por você for totalmente privado, ou seja, se for pago, com inscrições limitadas e grandes prêmios, é importante isolar o espaço físico utilizado.

Lembre-se de verificar a necessidade de licenças e alvarás obrigatórios para a realização do evento!

Premiação

A base para eventos que possuem características recreativas são muito simples. A maioria não visa grandes prêmios e troféus, sendo comumente entregue medalhas e certificados de participação.

Grandes prêmios materiais ou em dinheiro, além de troféus, medalhas e certificados, entram em pauta em eventos privados e de inscrições pagas e limitadas.

Público dos eventos recreativos

Essa é a melhor parte do evento esportivo recreativo, pois eles não têm como objetivo apenas a diversão, mas o fato de que a diversão é para todas as idades!

Crianças, adolescentes, adultos e idosos são bem-vindos e, dependendo da lista de atividades propostas, não há restrições.

Se o evento for público, poderá contemplar toda sociedade e incluir pessoas interessadas que passarem, por exemplo, no parque onde ele está sendo realizado.

É uma oportunidade perfeita para conhecer pessoas novas, trabalhar a união, respeito e empatia.

No caso de evento privado, as inscrições podem ser para uma família ou grupo de amigos fortalecerem seus laços.

3 ideias de jogos e brincadeiras para inserir no seu evento esportivo recreativo

Relembrando: as atividades recreativas lidam com o corpo e a mente, por isso preparamos três jogos que podem ser incluídos no seu evento e todos irão adorar!

1.  Peteca

Com dois participantes: com os participantes frente a frente, é preciso passar a peteca de um lado para outro, batendo na sua base. Quem deixar a peteca cair, e a organização pode determinar um número "x" de vezes, será eliminado do jogo.

Com dois ou mais participantes: em uma quadra de volêi, cada time se posiciona de um lado. As regras são as mesmas do vôlei, ou seja, não pode tocar na rede e a equipe adversária tem até três toques para devolvê-la para o outro lado da quadra.

Quando uma das equipes deixar a peteca cair no chão, a equipe adversária ganha o ponto e o direito ao lançamento. Estipule o número de rodadas e pontos para definir o vencedor.

2.  Corrida no saco

Para participar desse jogo, podem ser formadas equipes de uma pessoa ou mais, mas todas as equipes precisam ter o mesmo número de participantes na disputa.

Se forem muitos participantes por equipe, pode haver revezamento e cada jogador que chegar ao lado oposto passa o saco para o parceiro, que fará o percurso de volta.

Ao ser dado o sinal da largada, os jogadores, aos pulos, precisam cruzar a linha de chegada. Marque um ponto para ser a linha de chegada e outro de partida. O grupo ou participante que concluir o percurso mais rápido, vence.

3.  Mímica

Na mímica, se o número de participantes e equipes forem grandes, existem duas soluções: apenas um participante da equipe entra na disputa ou, a cada rodada, um jogador diferente da equipe participa.

Para o jogo acontecer, escreva em papéis algumas ideias para a mímica ser realizada, como:

  • nome de famosos;
  • filmes;
  • desenhos;
  • provérbios, entre outros.

Coloque essas ideias escritas em papéis dobrados, em uma caixinha, e sorteie-as. Os representantes de cada equipe não poderão revelar para o resto do grupo o que está escrito.

Por meio de gestos do representante, o resto do grupo deve tentar adivinhar qual é a frase ou nome que estava no papel. Determine um limite de tempo para as equipes desvendarem a mímica. Cada acerto valerá um ponto.

Recreação para o bem

Outra forma de grande valor que se pode estar associando esse tipo de evento esportivo, é para doações para entendidades.

Você pode organizar eventos recreativos que arrecadam brinquedos ou alimentos não perecíveis no ato da inscrição para encaminhar a orfanatos, asilos e outras ONG’s que precisem de ajuda.

O evento pode ser feito numa escola, comunidade ou asilo e propor atividades apropriadas para os participantes terem um momento de diversão, distração e ludicidade.

Utilize o esporte e a recreação também para o bem!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

4 Respostas

Deixe seu comentário