Saiba os benefícios da laranja vermelha

A casca e a carne avermelhadas não são as únicas características da laranja vermelha que chamam atenção: ela tem se tornado popular por causa da intensidade dos seus benefícios.

A laranja vermelha, conhecida também como laranja sanguínea ou laranja-de-sangue, é originária da Índia, mas atualmente os países que mais a cultivam são Sicília e Turquia devido à fácil adaptação da fruta ao clima mediterrâneo.

Infelizmente, encontrá-la no Brasil não é tão fácil, por isso mostrar o seu valor nutritivo é importante para incentivar a sua importação no país.

A laranja sanguínea tem a sua casca em tom avermelhado e, dependendo do tipo (Moro, Tarocco ou Sanguinello), pode ser totalmente vermelha. Por dentro, a sua polpa é escura por conta de uma substância chamada antocianina, muito comum em flores e frutos, como o tomate, sendo a responsável por seu tom vermelho.

Todos os tipos de laranja já são bem populares entre os brasileiros, pois, além da fruta ser saborosa e refrescante, possui inúmeros benefícios para a saúde. Com a laranja vermelha não seria diferente.

Confira seus benefícios!

5 benefícios da laranja vermelha

Laranja vermelha

1.  Vitamina C

A laranja sanguínea é uma ótima fonte de ácido ascórbico, conhecido por nós como a Vitamina C, um antioxidante que auxilia as funções metabólicas do organismo, cicatrização de feridas, funcionamento da glândula adrenal e ainda ajuda na reparação de tecidos e saúde das gengivas.

Essa laranja possui uma quantidade maior de Vitamina C do que as tradicionais, por isso duas unidades são capazes de cumprir a quantidade diária recomendada da vitamina.

2.  Ácido fólico

O ácido fólico é a nossa conhecida Vitamina B9, recomendada para a formação de glândulas vermelhas e impedir defeitos congênitos, sendo muito indicada para mulheres que estão grávidas.

Alguns estudos também demonstram potencial contra determinados tipos de câncer e doenças cardíacas. Para ingerir a quantidade diária recomendada de B9, será necessário comer pelo menos cinco laranjas, por isso o ideal é complementar com outras frutas, como morango e mamão.

3.  Antocianinas

Já falamos sobre as antocianinas, lembra? É a substância natural que dá a cor vermelha para as frutas, plantas e vegetais. Ela é capaz de auxiliar na prevenção do acúmulo do colesterol LDL e, além disso, especialistas da área de nutrição acreditam que esse composto possui propriedades anti-inflamatórias que afetam o colágeno, auxilia na prevenção de diabetes, câncer, infecções bacterianas, reduz os riscos de doenças cardíacas e responde muito positivamente contra doenças da idade.

4.  Cálcio

As laranjas sanguíneas possuem cálcio na sua composição, mineral que é responsável pela construção e manutenção dos ossos e dos dentes, além de ser essencial para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos.

5.  Vitamina A

A Vitamina A é uma das principais quando o assunto é benefícios para os olhos, pois mantém uma boa visão e hidratação da superfície ocular. Ajuda também na renovação das células que compõem os tecidos do nosso corpo, mantendo a pele saudável.

Como esse tipo de laranja é cultivada em atmosferas vulcânicas, possui muitos antioxidantes, tornando-se extremamente saudável e trazendo benefícios que não serão encontrados em nenhuma outra fruta.

Junto com todos os benefícios citados acima, ela possui alfa e betacaroteno, que ajudam a absorver ainda mais a Vitamina A pelo organismo, fora as várias vantagens da antocianina que ainda estão sendo estudadas! A conclusão é: laranja é bom, mas laranja vermelha pode ser melhor ainda!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

10 Respostas

Deixe seu comentário