11 alimentos que reduzem o colesterol

Confira 11 alimentos que reduzem o colesterol alto e estimulam uma vida mais saudável.

Alimentos reduzem colesterol

Foi fazer uma bateria de exames e voltou com resultados indesejados? Acontece! Pelo menos agora você sabe que algo não está tão bem como você gostaria e pode trabalhar para reverter essa situação, não é mesmo?

Por isso, se o seu problema é colesterol alto, saiba que a solução pode ser mais simples do que parece: melhorar a sua dieta. Isso mesmo que você leu, nestes casos, o melhor remédio é cuidar da sua alimentação.

Portanto, para lhe ajudar neste processo de reeducação alimentar, selecionamos 11 alimentos que reduzem o colesterol. Dessa forma, ao consumí-los, será possível reverter a situação e colocar, de novo, a sua saúde nos trilhos.

Mas antes de prosseguir, é bom esclarecer que nossa estratégia será indicar alimentos para reduzir o seu colesterol ruim e, consequentemente, aumentar o bom. Sim, existem dois tipos de colesterol: o prejudicial (LDL - colesterol ruim) e o necessário (HDL - colesterol bom).

Sabendo disso, podemos seguir adiante e conferir a lista de alimentos que podem reduzir, significamente, o nível de colesterol ruim do seu sangue quando consumidos regularmente.

1.  Aveia

Aveia colesterol

Para formar uma força-tarefa contra o LDL, nada melhor do que inserir em sua rotina alimentar a aveia. Isso porque o alimento é rico em fibras solúveis, um dos nutrientes responsáveis por carregar o colesterol para fora do seu corpo.

Por isso, aposte nesse nutriente todos os dias. Que tal iniciar a manhã comendo uma porção de frutas com aveia?

2.  Grãos integrais (como a cevada)

Grão integral cevada

O LDL, colesterol ruim, é o responsável por desenvolver gordura na corrente sanguínea, causando - a longo prazo - obstrução vascular. Por isso, o colesterol alto pode resultar em doenças graves, inclusive cardíacas.

Assim, possuindo os mesmos benefícios da aveia, grãos integrais, como o da cevada, podem ser bons aliados contra o colesterol ruim. Reduzindo, do mesmo modo, os riscos de problemas cardíacos.

3.  Oleaginosas

Castanhas oleaginosas

Você sabia que comer regularmente castanha do pará, nozes, amendoim e outros tipos de oleaginosas, em uma quantidade igual ou superior a 50 gramas, pode reduzir o LDL em até 5%? Sem contar os nutrientes adicionais que protegem o seu coração de outras diversas formas.

4.  Feijão

Feijão reduz colesterol

Deu para notar que os alimentos com fibras solúveis são, em sua grande maioria, indicados para uma alimentação que objetiva a redução do colesterol, não é mesmo?

O feijão e todos os alimentos da família Fabaceae são ricos em fibras e devem ser consumidos para diminuir o colesterol ruim.

Além disso, o feijão, assim como a lentilha, por exemplo, devem fazer parte da dieta de quem deseja perder peso, já que trazem a sensação de saciedade por mais tempo, por sua característica de digestão lenta.

5.  Berinjela

Berinjela reduz colesterol

A berinjela possui grande quantidade de fibras solúveis e, por isso, deve ser incluída na dieta “contra o colesterol ruim”. Além disso, é um vegetal de baixa caloria, portanto, você pode comer sem medo.

6.  Quiabo

Quiabo reduz colesterol

Assim como a berinjela, o quiabo possui uma quantidade de fibra solúvel indispensável para quem quer reduzir o LDL. Por isso, deve ser adicionado à sua lista de mercado, frequentemente, certo? E, mesmo sendo pouco atrativo, pode ser consumido junto a outros vegetais, grelhados, por exemplo.

7.  Maçãs, uvas, morangos, frutas cítricas

Frutas cítricas reduzem colesterol

As frutas citadas são extremamente ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que reduz, significamente, o colesterol ruim - LDL. Lembra da porção de frutas com aveia sugerida no início deste artigo? Pois bem, que tal inserir uvas e morangos nessa tigela?

8.  Óleos vegetais

Oleo vegetal reduz colesterol

Os óleos vegetais ajudam a reduzir o colesterol ruim à medida que podem ser utilizados no lugar de outros tipos de óleos usados para cozinhar. Por isso, opte em fazer uso de óleos como o de girassol, oliva ou canola, em substituição à manteiga, banha de porco, entre outros.

9.  Soja

Soja reduz colesterol

Uma boa maneira de baixar o colesterol ruim é substituindo o leite integral pelo leite de soja, por exemplo, ou, quem sabe, inserindo o tofu em sua dieta já que os alimentos produzidos a partir da soja, quando consumidos em uma quantidade de 25 gramas por dia, podem diminuir o LDL de 5 a 6%.

10.  Peixe

Peixe reduz colesterol

O peixe é rico em ômega 3, uma gordura boa que possui a capacidade de reduzir o colesterol ruim, podendo evitar, deste modo, doenças cardiovasculares. Por isso, lembre-se de consumi-lo semanalmente, viu?

11.  Alimentos fortificados com esteróis e estanóis

Os alimentos fortificados com esteróis e estanóis extraídos de plantas limitam a capacidade do nosso organismo de absorver o colesterol ruim dos alimentos. Por esse motivo, devem ser consumidos de modo regular.

Além de alimentos com esteróis e estanóis é possível adquirir suplementos com o nutriente. Embora o consumo de 2 gramas por dia seja o suficiente para reduzir o colesterol em cerca de 10%.

Ah! E para um resultado ainda melhor, não deixe de reduzir alimentos que aumentam o seu colesterol, repensando o consumo de gorduras saturadas e gorduras trans, por exemplo. Por último, lembre-se de manter em dia a atividade física, ok?

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