Foi fazer uma bateria de exames e voltou com resultados indesejados? Acontece! Pelo menos agora você sabe que algo não está tão bem como você gostaria e pode trabalhar para reverter essa situação, não é mesmo?
Por isso, se o seu problema é colesterol alto, saiba que a solução pode ser mais simples do que parece: melhorar a sua dieta. Isso mesmo que você leu, nestes casos, o melhor remédio é cuidar da sua alimentação.
Portanto, para lhe ajudar neste processo de reeducação alimentar, selecionamos 11 alimentos que reduzem o colesterol. Dessa forma, ao consumí-los, será possível reverter a situação e colocar, de novo, a sua saúde nos trilhos.
Mas antes de prosseguir, é bom esclarecer que nossa estratégia será indicar alimentos para reduzir o seu colesterol ruim e, consequentemente, aumentar o bom. Sim, existem dois tipos de colesterol: o prejudicial (LDL - colesterol ruim) e o necessário (HDL - colesterol bom).
Sabendo disso, podemos seguir adiante e conferir a lista de alimentos que podem reduzir, significamente, o nível de colesterol ruim do seu sangue quando consumidos regularmente.
1. Aveia
Para formar uma força-tarefa contra o LDL, nada melhor do que inserir em sua rotina alimentar a aveia. Isso porque o alimento é rico em fibras solúveis, um dos nutrientes responsáveis por carregar o colesterol para fora do seu corpo.
Por isso, aposte nesse nutriente todos os dias. Que tal iniciar a manhã comendo uma porção de frutas com aveia?
2. Grãos integrais (como a cevada)
O LDL, colesterol ruim, é o responsável por desenvolver gordura na corrente sanguínea, causando - a longo prazo - obstrução vascular. Por isso, o colesterol alto pode resultar em doenças graves, inclusive cardíacas.
Assim, possuindo os mesmos benefícios da aveia, grãos integrais, como o da cevada, podem ser bons aliados contra o colesterol ruim. Reduzindo, do mesmo modo, os riscos de problemas cardíacos.
3. Oleaginosas
Você sabia que comer regularmente castanha do pará, nozes, amendoim e outros tipos de oleaginosas, em uma quantidade igual ou superior a 50 gramas, pode reduzir o LDL em até 5%? Sem contar os nutrientes adicionais que protegem o seu coração de outras diversas formas.
4. Feijão
Deu para notar que os alimentos com fibras solúveis são, em sua grande maioria, indicados para uma alimentação que objetiva a redução do colesterol, não é mesmo?
O feijão e todos os alimentos da família Fabaceae são ricos em fibras e devem ser consumidos para diminuir o colesterol ruim.
Além disso, o feijão, assim como a lentilha, por exemplo, devem fazer parte da dieta de quem deseja perder peso, já que trazem a sensação de saciedade por mais tempo, por sua característica de digestão lenta.
5. Berinjela
A berinjela possui grande quantidade de fibras solúveis e, por isso, deve ser incluída na dieta “contra o colesterol ruim”. Além disso, é um vegetal de baixa caloria, portanto, você pode comer sem medo.
6. Quiabo
Assim como a berinjela, o quiabo possui uma quantidade de fibra solúvel indispensável para quem quer reduzir o LDL. Por isso, deve ser adicionado à sua lista de mercado, frequentemente, certo? E, mesmo sendo pouco atrativo, pode ser consumido junto a outros vegetais, grelhados, por exemplo.
7. Maçãs, uvas, morangos, frutas cítricas
As frutas citadas são extremamente ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que reduz, significamente, o colesterol ruim - LDL. Lembra da porção de frutas com aveia sugerida no início deste artigo? Pois bem, que tal inserir uvas e morangos nessa tigela?
8. Óleos vegetais
Os óleos vegetais ajudam a reduzir o colesterol ruim à medida que podem ser utilizados no lugar de outros tipos de óleos usados para cozinhar. Por isso, opte em fazer uso de óleos como o de girassol, oliva ou canola, em substituição à manteiga, banha de porco, entre outros.
9. Soja
Uma boa maneira de baixar o colesterol ruim é substituindo o leite integral pelo leite de soja, por exemplo, ou, quem sabe, inserindo o tofu em sua dieta já que os alimentos produzidos a partir da soja, quando consumidos em uma quantidade de 25 gramas por dia, podem diminuir o LDL de 5 a 6%.
10. Peixe
O peixe é rico em ômega 3, uma gordura boa que possui a capacidade de reduzir o colesterol ruim, podendo evitar, deste modo, doenças cardiovasculares. Por isso, lembre-se de consumi-lo semanalmente, viu?
11. Alimentos fortificados com esteróis e estanóis
Os alimentos fortificados com esteróis e estanóis extraídos de plantas limitam a capacidade do nosso organismo de absorver o colesterol ruim dos alimentos. Por esse motivo, devem ser consumidos de modo regular.
Além de alimentos com esteróis e estanóis é possível adquirir suplementos com o nutriente. Embora o consumo de 2 gramas por dia seja o suficiente para reduzir o colesterol em cerca de 10%.
Ah! E para um resultado ainda melhor, não deixe de reduzir alimentos que aumentam o seu colesterol, repensando o consumo de gorduras saturadas e gorduras trans, por exemplo. Por último, lembre-se de manter em dia a atividade física, ok?
Deixe seu comentário