Os maiores eventos esportivos do mundo são os Jogos Olímpicos, também conhecidos apenas como "Olimpíadas", e a Copa do Mundo da FIFA, mas tem outros que não ficam muito para trás, não, viu?
O Super Bowl é um exemplo, famoso principalmente nos Estados Unidos por se tratar de um campeonato de futebol americano. Outro exemplo é a competição de ciclismo "Tour de France", que acontece justamente na França.
A Liga dos Campeões (UEFA Champions League), campeonato europeu de futebol, e a Fórmula 1 podem facilmente fazer parte da lista. Junto com a NBA, liga norte-americana de basquete.
Todos esses eventos são super divulgados, dão muito dinheiro, atraem muita gente e são muito assistidos pessoalmente ou nas telinhas.
Trouxemos curiosidades sobre eles para você e alguns números interessantes. Vamos nessa?
Qual é o maior evento esportivo do mundo?
O maior evento esportivo do mundo são as Olimpíadas ou Jogos Olímpicos, em primeiro lugar, porque é o que existe há mais tempo e, em segundo lugar, pelo número de atletas que reúne.
Por último, mas não menos importante, está o fato de que, antes de os jogos começarem, toda uma estrutura já precisa ser montada e um monte de gente é envolvida para que a tocha olímpica circule pelo país-sede.
Esse evento foi criado pelos gregos em meados de 700 a.C. e acontece até hoje a cada 4 anos, sempre em um país diferente do globo. Ele também envolve os Jogos Paralímpicos, com atletas que têm algum tipo de deficiência física ou paralisia cerebral.
Veja números muito curiosos dos Jogos Olímpicos mais recentes:
- Em 2008, quase 5 bilhões de espectadores assistiram às competições que aconteceram em Pequim, na China.
- Em 2012, nos jogos de Londres, 11 mil atletas estiveram reunidos para competir. Eles eram naturais de mais de 200 países diferentes.
- Em 2021, 33 novas modalidades passaram a fazer parte das Olimpíadas. Incluindo skate e surfe.
- Também em 2021, seis esportes contemplaram, pela primeira vez, a igualdade de gêneros, incluindo baterias para atletas homens e mulheres. Dentre as modalidades, estão o levantamento de peso e o tiro esportivo.
Legal, né?
Logo atrás dos Jogos Olímpicos está a Copa do Mundo da FIFA, também classificada como uma das maiores competições existentes até hoje. O Super Bowl ganha quando falamos sobre o maior evento em termos de ações de marketing.
Confira a lista completa no próximo tópico.
Quais são os principais eventos esportivos do mundo?
Depois das Olimpíadas, a Copa do Mundo figura como principal evento esportivo de todo o mundo. Ela é seguida pelo Super Bowl, pela Liga dos Campeões da Europa e pela NBA, liga de basquete dos Estados Unidos.
Também entram na lista outras modalidades como corrida de automóveis, ciclismo, barco a vela e até poker.
Fizemos um ranking para você conferir!
- Jogos Olímpicos
- Copa do Mundo
- Super Bowl
- UEFA Champions League
- NBA
- Tour de France
- Fórmula 1
- Volvo Ocean Race
- World Series of Poker (WSP)
Alguns desses eventos dão muito dinheiro para seus países-sede e para o mundo como um todo. Outros atraem multidões para acompanhá-los presencialmente e fazem mais um monte de gente ficar de olho nas telas e telinhas quando não conseguem estar fisicamente no local.
Têm aqueles que são grandes tanto em termos de audiência e popularidade quanto financeiramente também, é claro!
O que os torna grandes eventos esportivos?
São fatores financeiros que tornam grande uma competição de qualquer esporte:
- investimentos;
- patrocínios;
- dinheiro desembolsado pelo governo do país-sede;
- publicidade;
- compra de ingressos; e
- reservas de hotéis e transportes até os locais das competições.
Além de toda a infraestrutura focada no turismo construída em torno do evento.
Torcidas, fãs, curiosos e apaixonados pelos esportes fazem com que essas competições ganhem enormes dimensões em termos de audiência.
Às vezes, as duas coisas estão conectadas e, às vezes, não, por isso, nem sempre um grande evento esportivo em audiência é igualmente grande quando falamos sobre o quanto ele ajuda a economia a girar e vice-versa.
Quais os eventos esportivos mais valiosos do mundo?
O evento esportivo mais valioso do mundo é o Super Bowl e isso só comprova aquela ideia de que nem sempre o mais valioso é o mais assistido, veja só!
A Copa do Mundo de 2018 teve, em média, mais de 500 milhões de espectadores assistindo ao seu jogo da final. O Super Bowl conta com cerca de 100 milhões de pessoas acompanhando a transmissão somente dentro dos Estados Unidos somadas a, no máximo, outros 50 milhões de espectadores em países diversos.
Mesmo assim, os ingressos do Super Bowl chegam a custar 100 mil dólares ou até mais em alguns casos e seus anúncios são considerados os mais caros de todo o mercado esportivo do mundo.
Para anunciantes, 30 segundos aparecendo durante o evento podem chegar a custar mais ou menos 4 milhões de dólares — o equivalente a mais de 20 milhões de reais!
E olha que curioso: algumas estimativas apontam que, na 50ª edição do campeonato norte-americano, foram consumidas pelo menos 14 toneladas de batatas fritas, mais de 1 bilhão de asas de frango e 4 milhões de pizzas.
Sem contar as 50 milhões de cervejas!
Além do Super Bowl, empresas e marcas envolvidas, patrocinadores, parceiros, mídias e todos aqueles relacionados ao marketing esportivo tornam extremamente valiosas as seguintes competições:
- Fórmula 1: só quando vem ao Brasil rende cerca de R$ 1 bilhão de reais para a cidade de São Paulo.
- World Series of Poker (WSOP): distribui milhões de dólares entre seus ganhadores e faz girar a economia e o turismo de suas cidades-sede.
- NBA: só o faturamento da última temporada ultrapassou os 10 bilhões de dólares pela primeira vez na história!
- Volvo Ocean Race: a regata mais antiga do mundo entra na lista dos valiosos por outro aspecto: só um barco participante da corrida pode chegar a custar duas dezenas de milhões de dólares.
É claro que a Copa do Mundo, que trouxemos mais acima em um comparativo com o Super Bowl, também movimenta dinheiro. Inclusive, ela exige da Federação Internacional de Futebol (FIFA) investimentos de bilhões de dólares e traz retornos muito positivos aos seus países-sede, principalmente em relação ao turismo.
Mas, mais do que ser rentável, ela é muito assistida!
Qual o evento esportivo mais assistido no mundo?
A Copa do Mundo, sem dúvidas, se destaca entre os eventos esportivos mais assistidos do mundo. Mais até do que os Jogos Olímpicos.
Tem quem consegue acompanhar os seus jogos estando fisicamente presente no país-sede a cada 4 anos e tem quem cancele qualquer programação no dia dos jogos principais para acompanhá-los pela TV, computador ou celular.
Milhares de famílias e grupos de amigos se reúnem quando a Copa do Mundo está acontecendo. Quando rola jogo do Brasil, então, nem se fala!
Só para você imaginar o cenário:
- Mais de 3 bilhões de pessoas assistiram à abertura da Copa do Mundo de 2014, que aconteceu no Brasil.
- O recorde de 1 bilhão de interações registrado pelo Facebook aconteceu justamente durante esse evento.
- A maior audiência de Copa do Mundo já registrada girou em torno de 3,5 bilhões de telespectadores.
- É esperada uma audiência de 5 bilhões de pessoas para a Copa do Mundo 2022 no Catar.
E a UEFA? Bastante gente assiste também!
Por isso podemos, com certeza, inseri-la na nossa lista de eventos que atraem maior público.
Quais eventos esportivos atraem o maior público?
Além da Copa do Mundo e da UEFA, o Tour de France, que entrou na lista de eventos valiosos, também se encaixa entre as atrações do esporte que atraem maior público em audiência. Veja detalhes sobre cada um desses eventos!
1. Copa do Mundo
Juntando todas as plataformas de transmissão, cada jogo tem, em média, um bilhão de espectadores. Sem considerar os jogos da final desse campeonato esportivo ou a cerimônia de abertura, por exemplo.
A audiência mais alta já registrada chegou a mais ou menos 3 bilhões de pessoas e espera-se um número ainda maior para 2022.
2. Tour de France
A volta de ciclismo da França, disputada todos os anos em etapas e com a participação de ciclistas profissionais de vários países, já registrou recorde de audiência de 3,5 bilhões de pessoas.
Ela também tem seu valor, viu? Em uma de suas edições, chegou a dar retorno de quase 90 milhões de libras para as cidades francesas, o que é equivalente a mais de 500 milhões de reais.
3. Jogos Olímpicos
Como você viu no início deste artigo, as Olimpíadas recebem mais de 10 mil atletas em cada uma das suas edições. Imagine que cada um tenha uma família com pelo menos 3 pessoas: são 30 mil espectadores da competição só nessa conta!
Sem incluir os fãs e torcedores habitantes de cada país que participa dos jogos.
No total, tanto as edições de verão quanto as de inverno costumam ter pelo menos 2 bilhões de espectadores assistindo aos jogos.
4. UEFA Champions League
Mais uma competição que ganhou legiões de fãs ao redor do mundo e principalmente na Europa, seu continente-sede, a Liga dos Campeões da UEFA acontece todos os anos e, fora as pessoas que vão ao estádio, conta com uma média de 350 a 500 milhões de espectadores no total.
5. Campeonatos de boxe
Competições de boxe e outras modalidades de luta como acontece na Ultimate Fighting Championship (UFC) podem se encaixar na lista tranquilamente e, inclusive, a gente tem visto cada vez mais barzinhos aqui no Brasil transmitindo as principais competições desse esporte. Você também notou?
Muitos dos campeonatos de boxe ao redor do mundo e o próprio UFC chegam a ter um bilhão de pessoas acompanhando-os ao mesmo tempo por canais de televisão, streamings e plataformas de internet.
É isso! Agora que você já conhece, em números, os maiores eventos esportivos do mundo, #partiu encontrar os amigos e compartilhar as curiosidades. Quem sabe até organizar o seu próprio evento usando esses gigantes como inspiração.
Deixe seu comentário