O atletismo é uma das modalidades esportivas mais antigas e respeitadas do mundo, combinando velocidade, resistência e força, se consagrando como um verdadeiro espetáculo de habilidades humanas que atrai fãs e atletas ao redor do mundo por séculos.
Desde corridas rápidas até lançamentos e saltos, o esporte é uma verdadeira prova de que as atividades que o homem pratica desde os tempos antigos serão sempre uma celebração da capacidade física humana.
Não à toa, o atletismo é considerado o “pai dos esportes”, e tinha, como base lá na Grécia Antiga, provas de corrida, lançamentos e saltos. Essas bases estabeleceram as modalidades conhecidas hoje e que transformaram a versão atual, consagrada como uma das atividades mais praticadas no mundo.
Quer subir no pódio do conhecimento? Continue a leitura e saiba tudo sobre a origem e regras de um dos esportes mais antigos do mundo!
O que é o atletismo?
O atletismo é uma modalidade esportiva que abrange corridas, marcha, saltos e lançamentos, e pode ser praticado tanto de forma individual como em equipes em algumas de suas categorias, a exemplo dos revezamentos. Ele também é considerado a base de muitos outros esportes, uma vez que envolve velocidade, força e resistência física.
Cada um compete para alcançar a melhor performance em sua especialidade, seja em uma corrida de velocidade ou em um evento de alta resistência, e um diferencial da modalidade é que não há limite de idade para os atletas! Principalmente porque o objetivo principal é superar os limites do corpo e testar habilidades em diversas provas e níveis.
O atletismo também é considerado um esporte olímpico desde os Jogos de Atenas de 1896, e continua sendo uma das principais atrações na história das Olimpíadas modernas.
E, por falar nisso, que tal estudar um pouco de História?
História do atletismo: da Grécia Antiga à regulamentação
O atletismo surgiu na Grécia Antiga, quando várias de suas modalidades eram parte dos Jogos Olímpicos originais. A competição, naquela época, era realizada em festivais religiosos em homenagem a Zeus e em honra aos deuses gregos, e atraíam atletas de todo o país.
Já os primeiros Jogos oficiais aconteceram em 776 a.C., em Olímpia, e tinham, como evento mais importante dentre os esportes olímpicos, a corrida de 192 metros, que era conhecida como “stadion”.
À medida que a competição foi evoluindo, novas provas foram sendo adicionadas, como os saltos e os lançamentos, que aumentaram o nível de dificuldade da modalidade.
E, após um período de declínio durante a Idade Média, o atletismo ressurgiu com força na Europa no século XIX, principalmente na Grã-Bretanha, onde os primeiros eventos oficiais aconteceram em 1825 e em 1866, organizados pelo Athletic Club de Londres, embora tenha sido apenas em 1912 que nasceu a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), responsável pela regulamentação e a promoção de competições internacionais, solidificando a importância da modalidade no cenário mundial.
Ainda assim, muita gente ainda desconhece as particularidades do esporte, e o reconhece principalmente por um dos seus “palcos”: a pista.
Como funciona uma pista de atletismo?
Uma pista padrão de atletismo tem 400 metros de comprimento e é composta por duas partes principais: a pista de corrida e a área de campo.
Ela geralmente tem formato oval, isso porque as partes curvas fazem parte das provas de longa distância, e o percurso reto é ideal para provas de curta distância. A pista também é dividida em raias (linhas de divisão), com 1,22 metros de largura cada uma, permitindo que os atletas corram lado a lado em competições e tenham espaço igual para competir.
Além das pistas de corrida, na área de campo, são praticados:
- saltos em altura;
- saltos em distância;
- lançamentos de peso; e
- lançamentos de dardos.
Essas áreas são especialmente projetadas para atender às necessidades de cada modalidade, seguindo padrões mundiais e garantindo condições adequadas para competições de alto nível.
4 principais modalidades do atletismo
O atletismo é conhecido por ser dividido em modalidades, e muitas fontes divergem sobre o número oficial de práticas que compõem o quadro de corridas, saltos, lançamentos e marchas. Só para você ter uma ideia, 48 modalidades do atletismo foram disputadas nas Olimpíadas de Paris de 2024!
Explore mais a fundo as principais, divididas em grupos a seguir.
1. Corridas
As corridas são uma das principais atrações do atletismo, e estão divididas em várias distâncias e estilos. Suas provas acontecem nas pistas de corrida.
Confira as mais conhecidas!
- Corrida de 100 metros: prova mais rápida do atletismo, na qual os atletas correm em linha reta.
- Corrida de 200 metros: evento que combina velocidade e resistência, com uma curva no final.
- Corrida de 400 metros: volta completa na pista, exigindo força e resistência.
- Corrida de longa distância: inclui as distâncias de 800 e 1.500 metros, além das maratonas, que testam a resistência dos atletas.
- Corrida com obstáculos: prova que inclui barreiras que devem ser saltadas pelos atletas, como os 3 mil metros com obstáculos.
- Revezamento: corridas em que equipes de quatro atletas passam um bastão entre si, divididas em quatro percursos de 100 metros (4x100) e quatro circuitos de 400 metros (4x400), exigindo coordenação e estratégia do time.
Vale ressaltar que, em campeonatos regulares e até no maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas, as provas de corrida e as de outras modalidades que você vê a seguir acontecem de forma simultânea, já que, como trazido anteriormente, a pista do atletismo é dividida entre as raias de corrida e as áreas de campo.
Quer começar a praticar corrida? Estes outros artigos publicados na Atletis podem ajudar você:
7 melhores formas de evitar lesões durante a corrida
2. Saltos
Os saltos exigem técnica, agilidade, impulso e controle corporal e, neles, atletas competem para alcançar a maior altura ou distância na área de campo.
Se liga nas principais práticas!
- Salto em altura: atletas tentam saltar do chão com o intuito de ultrapassar uma barra paralela em diferentes alturas.
- Salto em distância: competidores saltam o mais longe possível em uma caixa de areia a partir de uma corrida de impulso.
- Salto triplo: sequência de três saltos (impulso, salto e aterrissagem) que também busca a maior distância.
- Salto com vara: uma vara flexível impulsiona os praticantes sobre uma barra paralela alta, que não pode ser tocada com o corpo.
A última prova ainda leva um espaço no coração de muitos brasileiros, que devem se lembrar da medalha de ouro do atleta Thiago Braz (foto), que se tornou uma lenda do esporte ao conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Naquele dia memorável, Thiago não apenas garantiu a vitória em casa, mas também estabeleceu um novo recorde olímpico com um salto de 6,03 metros, superando sua marca pessoal e o favorito da prova, o francês Renaud Lavillenie.
3. Lançamentos
As práticas de lançamento são arremessos que testam a força física e a técnica dos atletas na área de campo do atletismo.
Anota aí os principais tipos!
- Lançamento de peso: uma espécie de bola de metal de 7,26 kg (categoria masculina) ou 4 kg (categoria feminina) é lançada o mais longe possível de dentro de uma área circular que não pode ser ultrapassada.
- Lançamento de disco: um disco de metal de 2 kg (categoria masculina) ou 1 kg (categoria feminina) é lançado a partir de uma área circular que não pode ser ultrapassada.
- Lançamento de dardo: um dardo de 800 g (categoria masculina) ou 600 g (categoria feminina) deve ser lançado o mais longe possível a partir de uma área designada. Essa modalidade permite uma pequena corrida de impulso.
- Lançamento de martelo: um peso preso a um cabo – semelhante a um martelo – de 7,26 kg (categoria masculina) ou 4 kg (categoria feminina) é lançado a partir de uma área circular que não pode ser ultrapassada.
Neste esporte, você deve se lembrar do Darlan Romani (foto), conhecido como o “Sr. Incrível” do atletismo brasileiro, afinal, ele é um dos principais nomes no lançamento de peso.
Darlan fez história ao conquistar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2019 em Lima, no Peru, com um arremesso de 22,07 metros, estabelecendo um novo recorde pan-americano e superando sua marca pessoal.
4. Marcha
A marcha atlética é uma modalidade do atletismo em que os atletas devem manter contato com o solo a todo momento, mantendo a perna reta desde o momento do contato com o chão até a passagem pelo corpo.
Ela nada mais é do que uma forma de caminhada controlada na qual a técnica é fundamental, já que uma das regras principais dita que o competidor nunca pode perder o contato com o solo, ou seja, deve sempre haver pelo menos um pé tocando o chão.
A modalidade acontece em distâncias que variam entre 20 e 50 km e, embora pareça um esporte fácil, na verdade, a marcha atlética tem um grau altíssimo de dificuldade, e os juízes monitoram rigorosamente cada detalhe durante as competições.
E essa prática no atletismo também foi motivo de orgulho recente para os brasileiros: Caio Bonfim (foto) conquistou a medalha de prata para o Brasil na prova de 20 km nas Olimpíadas de Paris 2024, mantendo um ritmo constante e demonstrando uma técnica de marcha impecável. Mais um medalhista do atletismo no pódio do maior evento esportivo do mundo!
Agora, para dar um show parecido com o dos esportistas renomados que você leu sobre até aqui, é importante conhecer as regras, não é mesmo?
Principais regras do atletismo resumidas para você
Cada modalidade do atletismo possui regras específicas que são regulamentadas mundialmente pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).
As corridas, por exemplo, trazem como norma obrigatória que os corredores comecem antes da linha de partida e, se um deles interferir na performance do outro por acidente ou propositalmente, a penalidade é a desclassificação imediata.
Já nos saltos, há um número limitado de tentativas, seja em altura ou em distância. Na disputa em altura, se a barra cair após o salto, a tentativa é anulada e, no salto em distância, o esportista deve saltar a partir de uma área de impulso, e sua marca é medida a partir da borda da área de salto.
Nos lançamentos, os atletas devem respeitar as áreas designadas para arremesso e as regras de posicionamento, que ditam que eles não podem sair da área até que o objeto lançado toque o solo e que a saída deve acontecer pela parte de trás do círculo.
Por fim, na marcha atlética, os competidores podem ser desclassificados se não seguirem a técnica correta, que consiste em contato contínuo com o solo, ou seja, pelo menos um pé deve estar em contato com o chão o tempo todo, e a perna que avança deve estar reta desde o momento em que o pé toca o chão.
Com as regras dominadas, já dá para dizer que você é quase um expert no assunto, agora, que tal conhecer algumas curiosidades para impressionar a galera antes de ir?
10 curiosidades e fatos sobre o atletismo que você precisa conhecer
Para fechar a leitura com medalha de ouro, confira estas curiosidades sobre o atletismo que a delegação Atletis preparou para surpreender você.
- A tradicional corrida de 42 km de distância foi inspirada na história do mensageiro grego Pheidippides, que correu da cidade de Maratona até Atenas para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas na Batalha de Maratona e, depois, morreu de exaustão.
- O recorde mundial de 100 metros rasos pertence, atualmente, ao corredor jamaicano Usain Bolt, considerado o homem mais rápido do mundo por ter completado a prova em impressionantes 9,58 segundos em 2009.
- A primeira mulher a competir em uma corrida olímpica foi a Condessa Hélène de Pourtalès, que participou dos Jogos Olímpicos de 1900 em Paris.
- O primeiro recorde mundial de atletismo foi estabelecido em 1912, na prova de 100 metros rasos, com um tempo de 10,6 segundos.
- Em 2023, os atletas paralímpicos brasileiros bateram o recorde mundial e acumularam um total de 47 medalhas, fazendo a melhor campanha da história do Mundial de Atletismo Paralímpico.
- As Olimpíadas modernas foram instituídas pelo barão francês Pierre de Coubertin, em 1896, e o atletismo tem sido uma das principais modalidades desde então.
- Coroebus, um padeiro e cozinheiro da cidade grega de Ellis, foi o primeiro campeão olímpico, vencendo uma corrida em 776 a.C., lá na primeira edição das Olimpíadas que se tem registro.
- Um decatleta – esportista que compete no decatlo, uma prova combinada do atletismo composta por dez modalidades – gasta, em um único dia, cerca de 6.500 calorias, o que equivale a cerca de 84 fatias de pão de forma!
- O Brasil conquistou já um total de 20 medalhas no esporte nas Olimpíadas, e a primeira foi conquistada por José Telles da Conceição, com um bronze no salto em altura, em 1952. Dentre as conquistas, Adhemar Ferreira da Silva se destacou ao ganhar duas medalhas de ouro consecutivas no salto triplo, em 1952 e 1956.
- As varas do salto com vara são feitas de fibra de carbono ou fibra de vidro, e variam entre 3,05 e 5,30 metros de acordo com a altura que o competidor consegue alcançar, e, ainda que pareçam leves, elas podem chegar a pesar até 13,6 kg.
Em resumo, o atletismo é uma modalidade esportiva que combina práticas de habilidade essenciais como correr, saltar e lançar. A diversidade das provas torna o esporte acessível e democrático para que cada pessoa possa encontrar sua especialidade e se destacar individualmente, em dupla ou em equipe.
Tá esperando o que para fazer parte de uma comunidade apaixonada pelo esporte? Continue acompanhando o blog para atletas e organizadores de eventos esportivos da Atletis para conhecer outras modalidades e dicas de prática!
Deixe seu comentário