Como fazer a organização de campeonato esportivo

A organização de um campeonato esportivo requer planejamento e, para isso, é preciso entender todos os seus aspectos imprescindíveis.

Organização campeonato esportivo

Ao dar início ao planejamento de um evento esportivo, você deve conhecer os quesitos básicos de organização para esse tipo de projeto, principalmente os campeonatos.

É preciso saber, em primeiro lugar, que um campeonato requer tempo para ser realizado, pois são jogos de longa duração, independentemente da modalidade escolhida.

Isto porque em um campeonato a eliminatória é realizada em forma de rodízio, isto é, todos os participantes se enfrentam, até que um competidor ganhe de todos os outros participantes.

Podem ser divididos em chaves, fases ou contam com outras formas de divisão - mas todos os participantes ou equipes terão de se enfrentar para que um único participante/time leve a taça de campeão.

Esclarecido isso, é o momento de escolher qual será a modalidade organizada:

Logo após, decida qual o nome para o evento esportivo. Com estas duas informações decididas, fica mais fácil iniciar o planejamento.

Iniciando o planejamento

Para organizar um campeonato esportivo, você precisa primeiro saber como funcionam as regras do esporte escolhido para, assim, entender os números que irão fazer parte do seu planejamento.

Por exemplo, o espaço só pode ser definido depois que os números de atletas, juízes, auxiliares e outros envolvidos forem pré-definidos.

Caso seu intuito seja organizar um campeonato de vôlei de quadra, os números pré-definidos de atletas se resumem a seis atletas para cada time, por exemplo.

Ou seja, você precisará oferecer um espaço adequado para esta modalidade e para seus competidores e definir também a quantidade de ingressos que poderá vender, mantendo o critério de organização intacto no seu planejamento.

Ainda neste início, você deve escolher também a data do campeonato e o horário inicial do evento esportivo.

O planejamento precisa de uma lista

A melhor forma para evitar falhas é anotar todas as decisões e previsões em um checklist para eventos.

É importante anotar providências que precisarão ser tomadas com antecedência, como os alvarás, e pensar na venda de comidas e de bebidas no evento.

Lembre-se de criar os termos de responsabilidade para os atletas e para as equipes que trabalharão no local, produzindo-os com antecedência.

Para facilitar seu checklist, listamos alguns itens de como organizar um campeonato esportivo:

  • local, horário e data;
  • documentos importantes (alvarás, termos de responsabilidade, contratos de aluguel);
  • montagem, decoração, iluminação, sonorização;
  • materiais necessários para o campeonato escolhido (bolas, redes, raquetes);
  • fornecedores e patrocinadores;
  • inscrições e vendas;
  • credenciamentos de atletas; e
  • divulgação impressa, marketing digital.

Claro que dentro de cada item existem outras tarefas que precisam ser cumpridas, mas, de uma maneira geral, seguindo esta lista de planejamento você consegue manter a organização do seu campeonato em dia.

Ingressos: atenção para este item

Procurar por um aplicativo para organizar campeonatos de esportes ou por um site organizador de campeonato deve estar na sua lista de planejamento, pois são ferramentas essenciais para organizar o evento, especialmente no aspecto que trará, possivelmente, o seu lucro.

Buscar por um site em que seja possível cadastrar seu campeonato e vender os tickets facilita seu trabalho e mantém seu evento organizado.

Esse é o caso da plataforma online Atletis, que auxilia o organizador com os ingressos de uma forma descomplicada, através de um painel intuitivo no qual é possível criar e editar o evento.

Além disto, a plataforma ainda oferece:

  • ingressos pagos ou grátis;
  • check-in do evento (os atletas conseguem fazer o check-in através do painel da plataforma);
  • painel fácil e intuitivo para os organizadores, em que é possível incluir foto do seu evento e todas as informações necessárias.

Utilizando a ferramenta da Atletis para vender os ingressos, fica muito mais simples manter a organização do evento esportivo que você for produzir - além de favorecer a sua divulgação ao demonstrar a ferramenta como um método online para vendas, que facilita para os atletas.

Afinal de contas, o mundo inteiro está cada vez mais conectado e aplicar tecnologia no esporte pode ser o touchdown na sua produção de eventos!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário