Ora-pro-nóbis Emagrece? Saiba os Benefícios e Receitas

Um dos alimentos mais comentados, atualmente, contém tantos benefícios que torna sua fama compreensível. Fique por dentro dos benefícios e das receitas com a Ora-pro-Nobis.

Ora pro nóbis emagrece?

A planta pode ser usada como cerca-viva, mas não são suas lindas flores que têm tornado essa espécie popular — e sim o seu valor nutritivo.

Para conseguir explicar o que é a ora-pro-nóbis, vamos começar dizendo que é uma planta mais comum em Minas Gerais e em partes do sudeste do Brasil. O nome tem origem no latim e possui um significado religioso: “rogai por nós”.

A planta de ora-pro-nóbis é do tipo trepadeira, espinhenta e muito resistente, podendo desenvolver-se em qualquer tipo de solo. É popularmente conhecida como orabrobó, labrobó ou “bife de pobre”, devido à alta quantidade de proteína encontrada na planta.

Ora-pro-nóbis: para que serve essa planta

A plantinha nativa do Brasil tem muitos benefícios. Não existe uma fórmula de quantas folhas de ora-pro-nóbis se deve comer por dia, mas elas possuem baixo teor calórico, contendo apenas 26 calorias para cada 100 gramas da folha — e mais um monte de nutrientes.

E, além de tudo, as vantagens de consumi-la vão além na nutrição. Veja abaixo!

Quais os nutrientes da ora-pro-nóbis

O seu consumo ajuda a dar mais saciedade e, além de tudo, as suas folhas são recheadas de nutrientes essenciais para a nossa saúde.

Olhe só:

  • proteínas;
  • vitaminas A, B e C;
  • alto índice de ácido fólico;
  • fósforo;
  • cálcio; e
  • ferro.

Quais os benefícios da planta ora-pro-nóbis

  • Ótima cicatrizante;
  • o efeito anti-inflamatório do ora-pro-nóbis auxilia no tratamento de doenças inflamatórias, gastrointestinais e circulatórias;
  • ajuda no processo digestivo;
  • recompõe a flora intestinal;
  • evita prisão de ventre e constipação;
  • é um agente importante contra a anemia; e
  • fortalece o sistema imunológico, ossos e dentes.

Entretanto, a pergunta aqui continua sendo: a ora-pro-nóbis realmente emagrece?

Ora-pro-nóbis emagrece?

A resposta é “sim”, ela emagrece. O fator principal, que auxilia no emagrecimento, é a grande quantidade de fibras que a planta tem em sua composição, ajudando a dar a sensação de estar saciado, o que faz reduzir o consumo dos alimentos nas refeições diárias.

Como foi possível ver, a ora-pro-nóbis também auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo, diminuindo o inchaço abdominal e dando aquela sensação de barriga-seca aos que sofrem de prisão de ventre.

Lembre-se que não basta apenas comer ou beber a planta uma vez e já perceber que emagreceu. Ela serve, sim, no auxílio do emagrecimento, mas é preciso que seja mantida em sua dieta para que os benefícios sejam sempre notados.

Onde encontrar ora-pro-nóbis?

O Sudeste é o local onde se terá mais facilidade para encontrá-la, pois é comum e abundante nesta região. Em casas de produtos naturais também é vendida fresca, desidratada ou em saquinhos e, portanto, pode ser encontrada em todo o País.

Como usar ora-pro-nóbis para emagrecer

Para saber como consumir e incluir ora-pro-nóbis na sua rotina é muito simples, pois ela pode ser utilizada em receitas de chá ou suco, além de facilmente poder ser incluída em sopas, caldos, cremes e pães.

Para os que querem saber como comer ora-pro-nóbis crua, a nossa dica é misturá-la na salada, com as outras folhas que é do seu hábito consumir.

Receitas de ora-pro-nóbis

1.  Chá de ora-pro-nobis

Chá ora-pro-nobis

Ingredientes:

  • 300ml de água.
  • 5 folhas de ora-pro-nobis.
  • Mel ou adoçante natural (opcional).

Como fazer o chá de ora-pro-nóbis

1.  Em uma chaleira, ferva a água;

2.  Acrescente as folhas de ora-pro-nobis e deixe ferver por 10 minutos. Utilize o mel ou o adoçante natural para adoçar o chá, se for da sua preferência.

Esse chá pode ser consumido uma vez ao dia para que possa fazer valer todos os benefícios oferecidos pela planta.

2.  Suco de ora-pro-nobis

Suco ora-pro-nobis

Ingredientes:

  • 2 copos de água, preferencialmente gelada;
  • 10 folhas de ora-pro-nobis;
  • Suco de ½ limão;
  • 1 colher de gengibre em pó;

Como fazer suco de ora-pro-nóbis

1.  Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 2 minutos. Coe o suco com uma peneira e consuma em seguida.

2.  Caso for armazenar para consumir no decorrer do dia, pode haver alteração no sabor e perda de valor nutricional.

Porque você já sabe para que serve suco de ora-pro-nóbis, caso for armazenar para consumí-lo no decorrer do dia, é importante também saber que pode haver alteração no sabor e perda de valor nutricional, por causa da oxidação natural.

Contraindicações

Até o momento não existem contraindicações sobre o uso da planta. Os níveis de toxidade da ora-pro-nóbis são quase nulos, mas, mesmo assim, algumas pessoas podem ter reações alérgicas de um ou mais de seus componentes e, por isso, não devem consumi-la.

Para as grávidas também não há restrições, podendo até ser bom para o desenvolvimento saudável do bebê, devido à grande concentração de ácido fólico que auxilia em sua saúde.

No mais, consuma a planta com moderação e, em caso de doença, sempre informe ao médico sobre o seu uso como chá medicinal ou outras formas de consumo.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

413 Respostas

Deixe seu comentário