Ao idealizar um evento esportivo, o organizador cria um planejamento que deve ser seguido de forma rigorosa para que tudo possa sair de acordo com os planos e com controle total, tudo como previsto.
Mas, infelizmente, imprevistos acontecem. É nesse momento que ele e sua equipe são colocados à prova, pois precisam saber como contornar o problema de forma eficaz, sem causar transtornos para os participantes.
Para fazer isso, é importante possuir um plano para redução de riscos, também conhecido como gerenciamento de riscos, que deve ser eficiente para driblar os obstáculos e resolver qualquer contratempo o mais rápido possível.
Vamos conhecer melhor como colocar essa técnica em ação?
O que é gerenciamento de riscos?
Riscos em eventos esportivos podem ser qualquer atividade que possa comprometer o planejamento e resultado de um projeto de forma negativa, afetando a estrutura, o organizador ou participantes.
Os riscos são incertos, mas é possível prever alguns problemas que possuem mais tendências a causarem determinados prejuízos, preparando-se para caso ocorram, isto é, gerenciando os riscos.
A importância do plano de risco é possibilitar uma ação rápida para regular a situação do evento, agindo de acordo com o que havia sido proposto no planejamento inicial.
O outro motivo pelo qual é importante possuir um plano de redução de risco é saber o que deve ser feito para que falhas não aconteçam. Ou seja, o plano irá ajudá-lo a evitar e, caso ainda algo negativo aconteça, a ter uma possível solução.
Como realizar um gerenciamento de riscos
Para criar o seu plano de redução e gerenciamento de riscos, existem dois pontos principais:
Identifique riscos em potencial
Essa primeira etapa será a base de toda a estratégia de solução. É necessária a união da equipe de organização para que todos consigam pensar nos detalhes que demandam mais atenção.
E porque também, dessa maneira, um maior número de pessoas possíveis, procurando formas de resolver qualquer problema que surgir, traz muito mais benefícios para o planejamento.
Para conseguir levantar o riscos, é importante possuir a cópia do planejamento do evento com a estrutura física, o que equivale pensar, por exemplo:
- nos equipamentos;
- stands de alimentos e bebidas;
- kits dos atletas;
- no número de pessoas;
- na localização.
Peça para todos criarem possíveis situações que possam causar problemas para os organizadores de eventos esportivos ou participantes do evento.
A falta de algum material, a quebra de algo, a mudança repentina do tempo, entre outros, são tópicos que costumam causar algum imprevisto. Levante todos que conseguir, aproveitando a criatividade e experiência dos membros da sua equipe.
Busque soluções
Depois de identificar os problemas em potencial, dos mais simples aos mais complexos, é preciso começar a busca de soluções.
Tanto os problemas quanto as soluções devem ser devidamente anotados para uma futura consulta, caso alguma coisa aconteça.
Encontrar soluções pode parecer muito simples, mas pense em todas as possibilidades que a envolvem. Por exemplo, se é importante ter alguma reserva em dinheiro, equipamentos a mais, distribuidores ou contatos de locais abertos para casos de compras emergenciais.
Para alguns riscos, pode haver mais de uma solução, como um plano "b", então não tenha medo de anotar mais de uma forma de resolver um único problema. Quanto mais possibilidades, maior a chance de garantir o sucesso.
Lembre-se que um plano para reduzir falhas e riscos é importante para alcançar o objetivo do evento sem nenhum tipo de influência negativa, mantendo a satisfação dos participantes e agregando boas experiências para todos os envolvidos!
Deixe seu comentário