Como definir preço de venda para inscrição de eventos esportivos

Ao organizar um evento esportivo, você precisa definir a precificação das inscrições. Veja nossas dicas e descubra como chegar no valor ideal.

Por Redação 11 de Maio de 2020 - Atualizado em 22 de Novembro de 2024 4 min. de leitura

Definir preço evento

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Certamente precificar os ingressos para inscrições de eventos esportivos é uma tarefa que deixa qualquer organizador um pouco perdido. Isso porque é necessário cobrar valores que não gerem prejuízo, mas também não afastem o público.

Ou seja, é preciso encontrar o que se chama de preço justo e adequado ao mercado, enquanto você ainda obtém lucro.

O que não pode acontecer é fazer suposição de valores ou fixar um preço imaginário e é por isso que existem algumas questões que podem ser analisadas e levadas em consideração para encontrar esse valor de forma eficaz e, assim, definir o preço do evento.

Logo abaixo vamos dar alguma dicas do que deve ser considerado na hora de precificar o seu evento.

Calcule os custos do evento

Ao organizar um evento esportivo, é importante elaborar uma planilha para que ela ajude no estudo dos custos.

A planilha de orçamento deve conter todas as despesas relacionadas ao evento, por exemplo:

  • a contratação de membros para formar uma equipe;
  • camisetas para entrega de kits,
  • estruturação; e
  • marketing.

Você precisará observar o custo total do seu evento, por isso é importante não deixar nenhum custo de fora da planilha, pois os ingressos devem cobrir o valor encontrado e ainda render uma margem de lucro.

Junte sua equipe de confiança para criá-la ao organizar o evento esportivo, se precisar de ajuda.

E, ah: não esqueça de incluir também os valores arrecadados com patrocinadores, pois isso ajudará a equilibrar o preço dos ingressos.

Pesquise o mercado de eventos esportivos

Para conhecer o seu público, faça uma pesquisa dos últimos eventos semelhantes ao seu, aqueles que atraíram o mesmo tipo de público que você deseja alcançar e também fazer parte da mesma categoria.

A partir da opinião dos participantes e do estudo dos seus perfis, você descobrirá quanto eles estão dispostos a pagar.

Crie lotes para a venda de ingressos

A melhor maneira de aumentar o valor de arrecadação é oferecer lotes para venda de ingressos.

Essa alternativa consiste em separar um determinado número de ingressos para o primeiro lote em tal valor, geralmente o mais baixo em relação aos outros lotes que seguirão.

Assim, estipule outra porcentagem para um segundo lote de ingressos, com valor superior ao primeiro lote e, assim, sucessivamente, até ir esgotando o número de lotes e ser necessário um próximo.

Dica: o preço do lote deve ser maior a cada vez que a data do evento se aproxima, mas o ideal é separar as quantidades de ingresso por lote de forma proporcional, pois o seu inscrito poderá se sentir lesado ao entender que no primeiro lote (o mais barato) haviam apenas 10 ingressos, por exemplo.

Afinal de contas, o importante é que o primeiro lote privilegie os atletas que querem muito fazer parte do seu evento!

Flexibilização nas formas de pagamento

No momento de realizar a precificação, você precisará ter definido de que modo será realizada a inscrição dos atletas e, também, como ocorrerá a venda dos ingressos.

É importante oferecê-los mais de uma opção de forma de pagamento. Uma boa sugestão para gerar essas opções é utilizar uma plataforma de organização de eventos.

Para o organizador, com a plataforma será possível:

  • organizar o evento;
  • realizar o controle de inscrições; e
  • conferir pagamentos realizados, pendentes e cancelados, colaborando para o maior controle do evento.

Para o atleta, a plataforma oferecerá o benefício de realização da inscrição do conforto da própria casa e ainda oferece alternativas de pagamento, através de boleto, cartão de crédito e parcelamento, caso você escolha uma plataforma que permita isso.

Benefícios da precificação correta

Por mais que realizar a precificação do evento possa parecer uma atividade estressante, ela é decisiva para o sucesso do mesmo.

Com os dados e custos dispostos em uma planilha, tudo acontecerá como o planejado e a possibilidade de surpresas desagradáveis com prejuízos ao fim do evento, diminuem drasticamente.

Afinal, é preciso ter controle sobre qualquer tipo de negócio, para conseguir o lucro.

Cobrar pouco pelas inscrições significará perder dinheiro. Por outro lado, cobrar um preço alto demais fará o atleta pensar muito antes de realizar a compra, por isso é importante analisar a partir de todas as dicas e definir o valor ideal.

Lembre-se de oferecer a opção de meia-entrada, ela é garantida pela Lei Federal nº 12.933/2013 e do Decreto 8.537, de 2015, e concede o direito de desconto de 50% no valor do ingresso para estudantes, idosos, deficientes e jovens de baixa renda.

Oferecer um preço justo que se enquadre dentro da realidade da estrutura do evento e ao bolso do público é fundamental para que os participantes se inscrevam sem hesitar, tornando o seu evento um sucesso!

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