Como elaborar uma proposta de patrocínio para evento esportivo

Elaborar uma proposta de patrocínio esportivo bem feita é essencial para assegurar a publicidade da sua marca para o seu público-alvo, de maneira certeira.

Bulls eye

Uma proposta de patrocínio esportivo, quando bem elaborada e, portanto, aceita, garante ao patrocinador acertar no alvo do seu público-alvo, pois a propaganda é direcionada e é este o seu objetivo. Para que isso ocorra de maneira natural, o próprio patrocinador deve avaliar se a marca tem a ver com o evento esportivo, em primeiro lugar - e, quem faz a solicitação também deve saber isso, com os mais poderosos dos argumentos para fechar o patrocínio.

Isso porque, não adianta uma marca de cosméticos femininos patrocinar um evento de futebol masculino, por exemplo. Claro que será dada visibilidade à marca patrocinadora, mas o objetivo é acertar o público-alvo: e qual o jogador de futebol e a sua torcida vão querer virar clientes de uma marca de maquiagem feminina, por exemplo?

Portanto, os passos mais importantes, antes de elaborar e enviar a proposta em si, são:

  • O evento vai trazer resultados para a marca/empresa?
  • Se sim, utilize modelos de proposta, como o que iremos sugerir, mas lembre-se de personalizar o seu documento, a fim de conquistar o patrocínio.

Como fazer uma proposta de patrocínio esportivo

Depois de ter escolhido uma marca que levará vantagem ao patrocinar o seu evento, a partir da análise do público que ela mesma gostaria de atingir e reverter em resultados, é hora de partir para a prática e entender como fazer uma proposta de patrocínio esportivo.

Para que seja atrativa para o possível patrocinador, o organizador deve ter conhecimento global sobre o evento que irá realizar, a fim de assegurar informações precisas que possam convencer a marca escolhida a patrocinar.

Comece elencando as particularidades do evento:

  • Qual será o esporte;
  • Qual o público participante: feminino e/ou masculino, faixa etária, regional/estadual/nacional;
  • Quantas pessoas são esperadas a passar pelo evento: desde atletas a torcedores e funcionários (considere todos: limpeza, organização, médicos, fisioterapeutas - quanto maior o número de pessoas a visualizarem o patrocínio, mais atrativo será para a marca);
  • Data, horário e tempo de duração;
  • Localização;
  • O evento terá programação específica? Se sim, liste o horário programado para cada uma, detalhando-as. Por exemplo: vai ter coffee break? Informe, pois poderá ser criada alguma mídia para promover a marca, neste intervalo;
  • Quais os custos a sua empresa calculou ter com a organização do evento, a fim de saber quanto solicitar para cada patrocinador.

Feito isso, você terá noção do que dizer para o patrocinador, argumentando com fatos e números, demonstrando, assim, qual o impacto que a marca vai levar para a casa, ao fechar a proposta enviada. Seja honesto e não invente nada, pois o objetivo de quem patrocina é obter lucro: ele estará investindo capital no seu evento e uma parceria dessa pode durar muitos anos. Não invente fatos e nem números.

modelo proposta de patrocinio esportivo

Ao redigir e confeccionar a proposta, faça-a com muito capricho, demonstrando profissionalismo, observando:

  • Boa escrita e gramática: linguagem clara e profissional, para demonstrar conhecimento;
  • Cuidado com a diagramação e design: faça capa, índice de cada etapa da proposta, marque as páginas. Demonstre que você pensa grande e que a marca será tratada com a mesma grandeza;
  • Tente colocar o logo do seu evento em alta resolução, a fim de que o patrocinador veja que você também é uma marca respeitada no seu meio;

Como montar uma proposta de patrocínio

É hora de sugerirmos um modelo de proposta de patrocínio esportivo - deixando claro que somente o organizador poderá personalizar a sua, deixando a proposta com a identidade do evento.

  1. Elabore uma capa, contendo o nome do evento e a logo da sua empresa organizadora, onde poderá constar escrito que o documento trata-se de uma proposta de patrocínio esportivo para a empresa "x", ou seja, a sua marca está solicitando patrocínio para outra marca;
  2. Construa um índice, identificando o número de cada página e o conteúdo delas, mesmo que o documento seja feito com apenas duas ou três páginas: esse cuidado garante uma visibilidade melhor sobre o pedido e, consequentemente, mais chances de que o negócio seja fechado;
  3. Comece falando sobre o evento, data, hora e local escolhido;
  4. Identifique o público participante e não poupe informações: quanto mais gente passar pelo evento, mais chances haverá de que o negócio seja fechado;
  5. Realize o pedido do valor que você calculou necessário: se você calculou gastar R$10.000 (dez mil reais) na organização do evento, demonstre qual cota, ou melhor, qual o valor que você imagina que o patrocinador poderá contribuir. Por exemplo: se você pode arcar com R$5.000 (cinco mil reais) e tem em mente 5 marcas patrocinadoras, pode solicitar R$1.000 (mil reais de cada).
  6. Demonstre as vantagens do patrocínio: você já especificou bastante, antes de solicitar o valor, qual a visibilidade que o seu evento poderá dar a marca, agora é hora de juntar tudo e reforçar. Pagando R$1.000 (mil reais), a marca poderá ter estampada em todas as camisetas a sua logo, ou será exposta em bandejas durante o coffee break, ou terá estampa no backdrop. Demonstre, ainda, qual a possibilidade dessa publicidade reverter em vendas, contando que cada participante tem um perfil de consumo que vai de encontro à identidade da marca.
  7. Finalize deixando todos os seus contatos e prazo para resposta, restando claro que, em caso de negativa, você precisa entrar em contato com outras marcas que possam ter interesse. Esteja aberto a negociar os termos do patrocínio, para criar um vínculo que pode ser o começo de uma longa parceria - em outras palavras, não descarte a possibilidade de modificar os valores e termos da proposta.

Agora que você já tem a sua proposta em mãos, entregue ao responsável da marca - se possível, pessoalmente. Isso demonstrará ainda maior interesse e cuidado e fará a diferença na hora do patrocinador escolher o seu evento.

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