8 formas de atrair público para eventos esportivos

Faça uma competição lucrativa ao descobrir, neste artigo, como atrair público para eventos esportivos e garanta medalha de ouro no quesito organização!

Imagem de um grupo corredores esperando a corrida começar

Para atrair público para eventos esportivos, identifique seu público-alvo, crie um bom plano de marketing online e offline, faça parcerias e conte com uma plataforma de venda de ingressos na hora de profissionalizar as coisas e diminuir dores de cabeça.

Os brindes, como camisetas, “sacochilas”, bandeirinhas ou squeezes personalizadas com a marca do seu evento, também são bons atrativos para quem ainda está indeciso sobre participar ou não.

Outras dicas deste artigo são voltadas justamente para que você consiga alcançar não só os atletas, mas também quem gosta de assistir às disputas eletrizantes que cada modalidade proporciona. Acompanhe!

8 formas de divulgar evento esportivo para atrair público

Na lista de estratégias para conseguir participantes e espectadores, não esqueça de pensar para quem sua competição é destinada e quais canais essas pessoas utilizam para buscar informação. Os dois fatores vão direcionar todos os seus esforços para os lugares certos e aumentar suas chances de sucesso.

Siga as orientações a seguir e veja o que fazer para as pessoas participarem, divulgando seu evento esportivo com maestria!

1. Identifique seu público-alvo

Quem são os atletas e espectadores com mais chances de se interessar pelo seu evento? O que as motiva? Onde eles estão no online e no offline? Use essas perguntas como base para mapear sua divulgação.

O vôlei, por exemplo, costuma ser um esporte que desperta o interesse de pessoas de 18 anos ou mais, totalizando, aproximadamente, 96 milhões de brasileiros internautas, de acordo com um levantamento de 2022 do Ibope Repucom, instituto de pesquisas voltado ao marketing esportivo.

A modalidade é considerada acessível quanto aos custos (bola, rede, vestimenta etc.) e pode ser praticada na praia, numa quadra ou em gramado, diferentemente de um torneio de tênis, que costuma atrair um grupo mais elitizado por conta desde o valor das raquetes até a durabilidade das bolinhas.

2. Crie um plano de marketing

Desenvolva uma estratégia de comunicação que inclua e-mail marketing para divulgação de eventos, publicidade online e offline e parcerias com veículos de imprensa locais – que podem transmitir sua atração e faturar com publicidade na transmissão –, por exemplo (espere só até chegar na dica número #5!).

Feche parcerias também com influencers do nicho ou atletas reconhecidos pelo seu público-alvo! Isso vai ajudar a trazer mais autoridade para a competição e ampliar a divulgação para além do seu círculo de parceiros tradicionais.

3. Use as redes sociais e os mecanismos de busca

Esteja presente onde a sua audiência também está, seja no Facebook, no Instagram, no X (antigo Twitter), no LinkedIn, no YouTube, no TikTok ou no Google, postando conteúdos sobre a atração regularmente, compartilhando fotos e vídeos relevantes e criando anúncios segmentados para alcançar o maior número possível de interessados.

Contratar um(a) profissional de social media pode ser uma boa ideia para você fazer uma gestão mais eficiente de todas as redes e criar publicações assertivas para cada mídia. Afinal, não basta apenas “existir”, é preciso movimentar todas as contas.

4. Feche parcerias com empresas

Associe-se a outras empresas, conte com a ajuda de uma assessoria esportiva e busque por organizações que tenham um público semelhante ao seu. Toda essa galera pode ajudar a promover o evento para uma nova base de seguidores, aumentando sua exposição.

Lojas de equipamentos são uma boa ideia para seguir essa dica, mas o vínculo não precisa existir apenas no setor esportivo, viu? Um parceiro do segmento hoteleiro, que ofereça descontos aos atletas, por exemplo, será grande incentivo para participantes se deslocarem de outras regiões.

5. Aproveite a mídia tradicional

Muita gente ainda ouve rádio e assiste à televisão local, por isso, divulgue nesses canais também. Outra opção é convidar esses veículos para cobrirem o evento, afinal, uma competição local pode render conteúdos interessantes para as emissoras e seus ouvintes/espectadores.

Nesse sentido, conceda entrevistas quando for possível, dando informações como o número de participantes, a programação do evento, os benefícios para o turismo e economia local e muito mais. Tudo isso ajuda a atrair a atenção da galera.

6. Ofereça incentivos

Avalie oferecer cupons de descontos para os primeiros inscritos, crie sorteios e distribua brindes para evento esportivo personalizados para incentivar as pessoas a participarem do evento. Os mimos podem ser garrafinhas de água com a logo do evento, canetas, bonés, camisetas, bolas e muito mais!

E, se você tiver algum tipo de patrocínio esportivo para o grande dia, aproveite para inserir, nesses incentivos, algum produto ou serviço dos patrocinadores, além de estampar a marca deles onde puder. Só garanta que eles divulguem seu evento com a mesma intensidade.

7. Aproveite o boca a boca

A divulgação boca a boca ainda é uma das formas mais eficazes de marketing, portanto, peça aos participantes e parceiros para falarem sobre seu evento com amigos, familiares e colegas.

Outra opção é você mesmo(a) ir até escolas – desde que com autorização da equipe gestora – e outras instituições para atrair praticantes de esportes ou novos atletas. Os alunos, por exemplo, convidam os pais, que convidam parentes e assim por diante. Resultado: evento lotado!

8. Conte com uma plataforma de vendas de ingressos

Garanta que sua competição esteja hospedada em uma plataforma de inscrições em eventos esportivos otimizada e funcional que lhe permita vender os ingressos e gerir a galera sem preocupações ou burocracias.

Usando a tecnologia a favor da sua competição, os participantes vão ter, logo de cara, uma boa primeira impressão sobre a organização, com acesso a informações claras e bem organizadas, podendo se inscrever com facilidade em poucos minutos.

A garantia de credibilidade e confiabilidade na sua marca se torna fato!

Sem contar que acaba aquela história de precisar responder dúvidas e oferecer conteúdos adicionais sobre as regras para participação pelo WhatsApp, então, que tal experimentar?

Faça bonito!

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