4 passos para descobrir o público-alvo de eventos esportivos

Se são as pessoas que fazem de qualquer momento um sucesso, definir o público-alvo do seu evento esportivo é um pré-requisito para realizar uma competição memorável. Confira, neste artigo, as melhores dicas para acertar de primeira!

Grupo de corredores correndo em um asfalto, participando de um evento esportivo de corrida

Para descobrir o público-alvo do seu evento esportivo, faça uma pesquisa de mercado com direito a levantamento de dados demográficos e a enquete com os seguidores de suas redes sociais e estude o perfil dos moradores da região onde a competição vai acontecer.

As pessoas mais importantes do evento podem ser divididas em dois grupos: os atletas, que participarão da competição e serão as verdadeiras estrelas desse desafio, e a galera que vai apenas prestigiar – pelo menos em um primeiro momento!

E se você caprichar na organização e cativar sua audiência, nada impede esse segundo grupo de fazer parte do primeiro em uma próxima edição, não é mesmo?

Há quem diga que o público-alvo de uma competição será automaticamente predefinido assim que o tipo e as categorias do evento forem divulgados, mas não basta deduzir que corredores serão atraídos para uma corrida ou lutadores para um torneio de boxe, essa é uma conclusão bastante vaga e que pode causar problemas na segmentação da audiência e na hora da divulgação.

Acompanhe as dicas deste artigo e faça o processo de A a Z com facilidade e garantia de sucesso!

O que é o público-alvo de um evento esportivo?

O público-alvo de um evento esportivo são as pessoas que participam da competição de forma direta ou indireta, como os atletas e até mesmo a torcida. Elas terão um papel diferente dentro do evento e, por isso, podem ser tratadas como públicos diferentes, mas que se complementam.

Na prática, participantes ativos (atletas) e espectadores (plateia ou torcedores) não serão tão diferentes assim, então, todos podem ser o foco comercial do acontecimento, reunidos por uma paixão em comum.

Mesmo assim, as estratégias escolhidas podem ser distintas, já que, para os atletas, o objetivo do evento é praticar e competir e, para os espectadores, torcer, celebrar e se divertir!

Atletas profissionais, surfistas locais e jovens de uma cidade litorânea podem ser exemplos do público-alvo de um evento esportivo de surfe e, nesse caso, todas as análises comportamentais, interações e meios de comunicação usados para atraí-los levarão em conta esse estilo de vida.

Qual é o objetivo de um evento esportivo?

Dentre os principais objetivos de um evento esportivo estão a prática esportiva, a integração da comunidade, a motivação de equipes, a promoção da qualidade de vida e o lançamento de produtos ou serviços relacionados ao setor de esportes.

Como diria o Gato do famoso livro “Alice no País das Maravilhas”: se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve! Mas, nesse caso específico, o ideal é acertar a rota de primeira para não sair perdendo dinheiro, então, responda as perguntas abaixo antes de planejar sua competição.

  • Qual a mensagem que a sua marca quer deixar dentro dessa comunidade esportiva em especial?
  • Como você quer ser lembrado pelo público?
  • Qual é sua motivação?
  • O que você deseja alcançar com este evento: associar a imagem da sua empresa a iniciativas esportivas ou tornar-se referência no mercado?

Foi fácil? Então, você está pronto(a) para dar a largada e começar a planejar o grande dia!

Qual a importância de conhecer o público-alvo de um evento esportivo?

Incluir a etapa de definição do seu público no planejamento do evento esportivo torna o seu posicionamento mais intencional, dita a forma e os meios de trabalho da equipe e aumenta as chances de as pessoas participarem dele.

É através desta etapa que você estabelece uma estratégia infalível de divulgação e captação de participantes, e o perfil das pessoas, sejam elas atletas ou espectadoras, norteia toda a campanha de marketing, tom, voz e posicionamento da marca organizadora.

Ou você acredita que as estratégias de marketing aplicadas na organização de um campeonato de surfe devem ser as mesmas daquelas utilizadas para atrair os participantes de uma partida de tênis? Pessoas diferentes, com preferências variadas, são audiências distintas!

Para atingir o objetivo do evento definido no tópico anterior, não basta ter adesão, você precisa desenvolver estratégias que dialoguem com a audiência certa. Para isso, o seu evento esportivo tem que falar a língua do seu público-alvo – e só o conhecendo e definindo de forma aprofundada se quiser chegar lá.

Como definir o público-alvo do evento em apenas 4 passos

Para acertar em cheio nas campanhas de divulgação do seu evento, colete informações de quem acessa ou consome o seu produto, crie enquetes e invista na interação em redes sociais, analise o perfil dos participantes caso as inscrições já estiverem rolando e utilize ferramentas que possam facilitar na organização da galera e ainda dêem insights de quem poderá se inscrever para as próximas edições.

1. Colete dados demográficos

Informações básicas, como gênero, faixa etária, escolaridade, ocupação, estado civil, endereço e renda familiar das pessoas que acessam o seu conteúdo podem ser a chave que vai definir o público do seu evento.

Com esses dados reunidos, você consegue identificar pessoas, classificar padrões e realizar uma série de análises, como reconhecer o comportamento do usuário do seu site e de suas redes sociais. Para otimizar o processo, você pode utilizar ferramentas como o Google Analytics.

Basta fazer login na ferramenta, dar um nome à sua conta, especificar a URL do seu site e o setor de atuação, instalar um código de acompanhamento e decidir quais informações você quer ter acesso por meio da aba “configurações da vista da propriedade”.

Para aumentar o número de participantes, lembre-se também de estudar o perfil das pessoas que moram na região onde o evento acontecerá e que ainda não são seus clientes, assim, as estratégias de marketing clássicas, como anúncios em jornais locais e panfletos, podem ser colocadas em ação e atrair mais interessados.

2. Crie enquetes e invista na interação em redes sociais

Criar enquetes e interagir com os seguidores de suas redes sociais são duas das formas de conhecer melhor os hábitos de consumo, meios de comunicação que eles mais usam e, no caso de um evento esportivo, suas modalidades favoritas.

Se você é dono(a) de uma academia e pensa em realizar um evento, mas não tem certeza de qual modalidade escolher, as enquetes e interações digitais podem diminuir suas dúvidas e indicar as preferências esportivas de seus alunos.

Sem contar que, a partir dessa investigação digital, você pode ter ideias diferentes ou mais audaciosas para uma nova competição. Desde que haja demanda, sair do básico e entregar um evento alternativo para os seus clientes pode ser uma estratégia brilhante.

3. Analise o seu público com base nas inscrições do seu evento

De nada adianta criar uma competição para atletas profissionais se a maioria dos interessados na prática da modalidade do evento são esportistas iniciantes, mas uma primeira edição um pouco mais ampla em termos de abrangência pode ajudar você a analisar e definir o público-alvo das próximas também!

Analise as inscrições e estude informações similares às que você vai ter estudado na hora de coletar dados demográficos. Deixe um asterisco em competidores que fogem mais da regra para observar, nas próximas organizações, se eles vêm em maior número ou se, realmente, foi um acaso participarem.

Anote os dados mais importantes e organize-os de forma que você consiga enxergá-los com clareza na hora que for preparar a próxima organização, publicações nas redes sociais etc.

Muito trabalho? Se você decidir seguir o conselho do próximo (e último) tópico do seu artigo, nem precisa se estressar: os dados estarão na sua mão sem que você precise fazer nada!

4. Conte com a análise de ferramentas de organização de eventos

Ao utilizar uma plataforma de organização de eventos para receber as inscrições, você conseguirá reunir métricas e relatórios dos participantes e identificar com mais facilidade o público-alvo para as próximas edições com a ajuda da ferramenta.

E tem mais: a partir do primeiro uso de uma plataforma pensada para otimizar a vida do organizador, já dá para planejar um calendário de eventos esportivos com base no perfil e preferências do seu público-alvo.

Mas não é só isso, as vantagens de organizar um evento com o suporte de uma plataforma especializada não param por aí. Confira!

  • Receba uma página exclusiva na internet e concentre todos os dados da competição em um lugar só
  • Realize inscrições e venda seus ingressos online
  • Crie categorias especiais de ingresso, como o solidário ou VIP
  • Programe a mudança de lotes automaticamente
  • Centralize e gerencie o recebimento de seus pagamentos online de forma 100% digital, oferecendo opções diferentes de pagamento para o participante e assegurando o seu recebimento através de um sistema anti-fraude

Profissionalize o seu evento esportivo e, acima de tudo, ofereça uma experiência intuitiva e otimizada para o seu cliente. É mais fácil fazer uma inscrição e comprar um ingresso online do que ir até um ponto de venda, não é verdade? Automatize esse processo!

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