Tendinite: sintomas, tratamentos e prevenção

Saiba tudo sobre tendinite: a inflamação nos tendões que causa dor e inchaço. Trouxemos os principais sintomas e tratamentos, além de dicas para preveni-la. Leia mais neste artigo!

Tendinite

A tendinite é a inflamação de um tendão que causa bastante dor ou desconforto, além de inchaço e dificuldade para a execução de movimentos muitas vezes. Ela é bastante conhecida por atingir praticantes de atividades físicas e gamers – jogadores de videogame ou jogos de computador.

Mas existem outros motivos que podem ocasionar tendinite também em pessoas que não se encaixam em nenhum desses dois grupos e, principalmente, em adultos com mais de 40 anos. Além disso, a inflamação pode aparecer em diferentes versões e níveis de intensidade.

De qualquer forma, ela tem tratamento, cuidados e pode ser prevenida. Falaremos sobre tudo isso no decorrer deste artigo, trazendo as perguntas e respostas mais frequentemente relacionadas ao tema. Vamos lá?

O que é tendinite?

A terminação -ite da palavra está ligada à inflamação. Tendinite, portanto, é uma inflamação de um tendão do corpo: um “cordão” espesso que conecta os ossos aos músculos.

Ela pode acontecer em diferentes regiões, mas, geralmente, afeta a base do polegar ou o cotovelo, o ombro, o quadril, o joelho ou o tendão de Aquiles, que fica na parte de trás da perna, abaixo da panturrilha.

O que causa tendinite?

A tendinite costuma ser causada por impacto repetitivo – como os lances de vôlei, os movimentos do tênis e os cliques intermináveis que os jogadores de jogos eletrônicos dão nos seus controles ou mouses para vencerem um inimigo – ou por alguma lesão súbita.

Só que muitas outras atividades, como jardinagem e marcenaria, também podem desencadear o problema.

A má postura ou a falta de condicionamento físico ou alongamento também aumentam o risco de inflamação, assim como a artrite reumatoide, doenças autoimunes, idade, má alimentação e até o uso excessivo de telefone celular.

Quais os sintomas de tendinite?

Inchaço e dor são os sintomas mais comuns do quadro e, muitas vezes, somam-se a eles a perda ou dificuldade de movimento e/ou o aparecimento de pontos semelhantes a hematomas na região afetada.

Esses sintomas, quando não tratados, acabam desencadeando problemas mais sérios, então, fique atento(a) a eles e procure um especialista se identificá-los.

Como tratar tendinite?

O primeiro passo para o tratamento da tendinite é consultar o médico especializado nesse tipo de problema para que ele possa investigar e conhecer as causas. Esse profissional realizará uma avaliação clínica do paciente e, em seguida, poderá solicitar exames de imagem do local da dor.

A partir da avaliação e dos exames, o médico definirá o rumo do tratamento, que pode incluir repouso, aplicação de gelo, uso de anti-inflamatórios e outros cuidados mais avançados, como injeções de corticoide para tratar os sintomas e fisioterapia para reabilitação e reforço muscular.

O que é bom para tratar tendinite?

Inicialmente, a tendinite pode ser tratada evitando atividades que pioram a condição, descansando a área afetada e aplicando gelo para reduzir a inflamação. Anti-inflamatórios em comprimidos ou gel também ajudam, mas é recomendado o uso apenas quando prescrito pelo médico.

Se a condição persistir, o paciente deve retornar ao especialista que o atendeu inicialmente para buscar outras opções de tratamento, a exemplo das injeções de corticóide ou da fisioterapia.

A cirurgia é necessária apenas em casos graves e que não respondem a outros tratamentos. Nela, serão eliminadas as inflamações ao redor do tendão ou haverá uma espécie de descompressão do próprio cordão que conecta ossos e músculos.

Quantos dias de repouso para tendinite?

Em casos que não dependem de cirurgia, mas apenas de cuidados clínicos, especialistas costumam recomendar de 5 a 7 dias de repouso aos pacientes. A necessidade de prolongamento do descanso deve ser avaliada em uma consulta de retorno após o prazo estipulado.

Já o tempo de recuperação pós-cirúrgica pode variar de semanas a meses, dependendo da gravidade da lesão e do quadro clínico do paciente.

Para quem não precisa da cirurgia e quer caminhar rumo à recuperação quase completa, a recomendação é tomar atitudes que evitem piorar as dores, os inchaços e as dificuldades de movimento. Quanto mais cautela, melhor!

O que faz piorar a tendinite?

Continuar praticando exercícios físicos que sobrecarregam os tendões mesmo depois de o corpo manifestar sintomas de inflamação pode ter um impacto enorme na piora da inflamação, assim como não fazer alongamentos frequentes – mesmo se não for praticar nenhuma atividade além das cotidianas.

Deixar de buscar atendimento médico imediato ou não seguir as orientações repassadas pelo especialista são outros dois fatores que desencadeiam regressão da melhora do quadro.

Como prevenir tendinite?

Não sobrecarregar os tendões, fugir do sobrepeso ou tratar a obesidade, fazer alongamento e usar equipamento e técnicas adequados na hora de fazer atividades esportivas são excelentes maneiras de prevenir a tendinite.

Somam-se a elas:

  • fortalecer a musculatura;
  • manter boa postura;
  • fazer intervalos durante atividades de repetição;
  • interromper qualquer movimento quando sentir incômodo; e
  • seguir orientações médicas corretamente ou, ao menos, procurar atendimento quando precisar.

Exercícios específicos para tendinite também podem ajudar na prevenção e até no tratamento da inflamação, desde que monitorados por um(a) preparador(a) ou personal trainer. Procure por quem entende do assunto e peça ajuda através de acompanhamento para praticar cada um deles. Até a próxima!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário