Veja como automatizar o atendimento em eventos esportivos

Neste artigo, você confere o que não pode faltar se quiser acertar em cheio em como automatizar o atendimento em eventos esportivos e ficar à frente da concorrência. Leia agora!

Por Redação 27 de Outubro de 2023 - Atualizado em 22 de Novembro de 2024 10 min. de leitura

Organizador de evento em contato através de seu celular e notebook com plataforma automatizada de organização de eventos

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Na era da tecnologia, saber como automatizar o atendimento em um evento esportivo é essencial para você melhorar o seu planejamento e atender às expectativas dos atletas. Dá para fazer isso por meio de chatbots, venda online de ingressos, monitoramento de tráfego ou usando uma plataforma de organização de eventos esportivos que reúna tudo isso em um único lugar.

Ao contrário do que muito(a) organizador(a) de eventos pensa, o processo não precisa custar caro e, muito pelo contrário, pode trazer mais dinheiro para o bolso!

Neste artigo, você vai descobrir como a automação melhora a experiência dos participantes e o seu trabalho. Boa leitura!

O que é automação no atendimento?

A automação no atendimento consiste no uso de tecnologias para realizar tarefas que, normalmente, seriam desempenhadas por seres humanos durante a relação entre a marca e os consumidores.

Ela melhora a eficiência, reduz custos e otimiza a experiência.

Para implementá-la no seu evento esportivo, a primeira coisa a se fazer é realizar um estudo detalhado da necessidade dos atletas que pertencem ao público-alvo que você estabelecer.

Então, vai ficar mais fácil saber o que eles precisam que aconteça de forma mais organizada ou acelerada – ou de forma menos burocrática! – e escolher recursos que possam ajudar a tornar os desejos realidades.

A tecnologia pode virar sua aliada nas inscrições, na flexibilidade do pagamento dos ingressos, na transferência de informações e muito mais.

Tá afim de implementar a automação por aí? Então, continue firme , porque, a seguir, você descobre o passo a passo completo para acertar de primeira!

Como melhorar o atendimento com ferramentas de automação para eventos em 10 passos

É importante destacar que já existem empresas focadas em auxiliar você na organização de eventos esportivos, e as melhores opções reúnem, em um só lugar, boa parte das etapas descritas abaixo.

Mesmo assim, anote 10 maneiras de automatizar o atendimento em eventos esportivos, que incluem contar com uma plataforma especializada no assunto, vender ingressos online, configurar check-ins automatizados, implementar chatbots e muito mais!

1.  Conte com a ajuda de aplicativos e sites

Facilite as coisas para os participantes! Permita que eles possam usar a internet para obter informações sobre o evento, comprar ingressos, consultar horários e até mesmo fazer seu check-in no grande dia.

Lembre-se de que, com os celulares, tudo está na palma da mão, e o seu evento não deve ser exceção.

2.  Venda ingressos online

Utilize plataformas que permitam a venda de ingressos online para que os participantes possam fazer a compra sem a necessidade de estar fisicamente em um ponto de venda. Vender pela internet agiliza o processo e já garante a participação do público de forma imediata, o que pode até ajudar no planejamento do grande dia.

Quer começar do básico? Experimente criar um formulário de inscrição online para enviar aos interessados. Se quiser elevar o nível do jogo, você pode implementar a opção de ingressos digitais que possam ser escaneados na entrada do seu evento esportivo.

3.  Configure check-ins automatizados

O check-in digital é um dos principais pontos que devem ser implementados quando se fala de otimizar os processos de inscrição, pagamento e acesso à atração!

Experimente implementar sistemas de check-in automatizados que usem códigos QR ou que permitam acesso facilitado ao evento através de um código gerado de forma online, sem a necessidade de passar um tempão em filas longas.

4.  Use assistentes virtuais para fazer o atendimento inicial

Nada mais frustrante para um atleta que precisa muito de uma informação entrar em contato e não obter uma resposta rápida ou imediata: o interesse vai embora rapidinho e, com ele, lá se vai também a chance de ter mais um participante no seu evento.

A agilidade é uma das principais vantagens da automação! Integre assistentes virtuais em seu site ou aplicativo para responder às perguntas mais básicas dos interessados, principalmente aquelas à respeito de horários, locais, informações sobre equipes e resultados.

5.  Ofereça sistemas de pagamento sem contato

Aproveite para oferecer opções de pagamento sem contato em todos os espaços do seu evento que tenham algo à venda, assim, os participantes podem pagar usando cartões de crédito ou seus próprios dispositivos móveis.

6.  Disponibilize atualizações em tempo real

Todos querem ficar atentos ao que está rolando no evento esportivo, portanto, disponibilize informações em tempo real aos participantes através da plataforma ou site do evento, listando os placares, fornecendo atualizações no grande dia e direções para locais importantes.

Assim, tudo fica mais organizado e os atletas podem ir acompanhando seus resultados e de seus adversários em tempo real. Esse será, sem dúvida, um grande diferencial na automação do seu evento esportivo!

7.  Implemente recursos tecnológicos para segurança e controle de acesso

As inovações em tecnologia em eventos esportivos estão cada vez mais avançadas e prova disso são as modificações na área de segurança e monitoramento nos encontros entre atletas.

Automatizar o controle de acesso usando câmeras de reconhecimento facial, leitores de impressões digitais ou scanners de íris vai garantir a segurança e a identificação dos participantes com ingressos comprados para o grande dia.

Sem contar que, como alguns eventos podem exigir que os atletas carreguem itens valiosos, a exemplo de raquetes de tênis, bikes de fibra de carbono ou ainda roupas térmicas para natação, quanto mais proteção todo mundo tiver, melhor.

8.  Faça pesquisas de opinião e colete feedbacks pelo meio virtual

Colete feedback dos participantes por meio de pesquisas online após o evento. Isso pode ajudar a melhorar os torneios futuros e aprimorar a experiência dos atletas, sem contar que você pode mensurar os resultados de maneira mais eficiente!

Dê preferência a perguntas diretas, opções de múltiplas escolhas e alguns campos para comentários em texto. O ideal é que não seja algo muito grande e cansativo, afinal, os participantes podem perder o interesse e deixar o processo pela metade.

Aproveite os dados disponibilizados nos formulários e crie e-mails marketing para a divulgação das próximas edições das competições criadas por você.

9.  Monitore o tráfego nas páginas do seu evento

Quer alcançar os mais altos níveis de automatização na sua competição? Utilize sensores de tráfego e análise de dados para monitorar o fluxo de participantes durante o evento. Isso pode ajudar a otimizar a segurança, as rotas de acesso e a distribuição de recursos para as próximas edições.

10.  Não esqueça de alimentar as redes sociais com posts programados

Use as mídias sociais e as ferramentas de interação online para envolver os participantes, transmitir ao vivo partes do evento e fornecer atualizações em tempo real para os espectadores.

Quase todo mundo está nas redes sociais hoje em dia, sejam os participantes ou aqueles que querem acompanhar o evento para ver se “vale a pena” o investimento e o deslocamento, assim, além de fidelizar quem está competindo no dia, você divulga a experiência para os futuros clientes.

E já que o uso de chatbots diz muito sobre como pôr em prática a automação do atendimento ao cliente em eventos esportivos, vale você conhecê-lo de forma mais detalhada para ter outros insights. Topa?

Como automatizar o atendimento em eventos esportivos com chatbots?

Para automatizar seu evento com chatbots, busque empresas que disponibilizam o recurso e estude a possibilidade de implementá-lo na página do seu evento. Algumas disponibilizam planos gratuitos de chatbot, mas com recursos limitados, ainda assim, elas podem ser uma boa opção para experimentar e testar o recurso no início.

Há também as ferramentas pagas que cobram com base no número de interações ou mensagens processadas pela tecnologia, o que pode ser bem viável caso se encaixe no seu orçamento.

O que não dá é para deixar de considerar essa opção! Os robozinhos estão dentre as principais tendências da automação do atendimento em eventos esportivos porque garantem a rápida fidelização de futuros clientes por meio de respostas diretas.

Eles nada mais são do que programas de software que podem interagir com os participantes e espectadores de eventos esportivos de maneira automatizada e eficiente por meio de aplicativos como WhatsApp, Instagram, Telegram, Facebook, entre outros.

Na hora de escolher a melhor opção, leve em consideração suas necessidades e estratégias, buscando por empresas parceiras que já tenham autoridade na implementação deste sistema de atendimento.

Quais os benefícios de automatizar o atendimento com chatbots e similares?

Algumas das vantagens da automação no atendimento de eventos esportivos com chatbots, mas também com outras tecnologias similares, ainda incluem:

  • atendimento 24 horas, 7 dias por semana os chatbots estão disponíveis para responder às perguntas frequentes independentemente do dia ou horário;

  • respostas instantâneas – o participante não precisa ficar esperando um atendente responder suas dúvidas sobre o evento esportivo, já que o assistente virtual pode disponibilizar informações em tempo real, como placares, estatísticas e atualizações;

  • redução de carga de trabalho – ao automatizar tarefas de atendimento ao cliente, os chatbots podem liberar a equipe para se concentrar em tarefas mais complexas e estratégicas que só podem ser realizadas por humanos;

  • personalização – os robozinhos são programados para fornecer respostas com base nas preferências e no histórico de interações dos usuários, tornando a experiência mais interessante;

  • escalabilidade – os chatbots podem lidar com um grande número de interações simultâneas, o que é importante em eventos esportivos com um grande público; e

  • destaque em relação à concorrência por causa da realização de um evento hightech – o uso desse tipo de ferramenta pode destacar a organização do evento como inovadora e atualizada em tecnologia, o que pode atrair um público mais jovem e antenado com as tendências digitais.

Sem contar que a automação vai simplificar e acelerar todos os processos operacionais do evento esportivo, desde a venda de ingressos e o controle de acesso até a gestão de estacionamento, já que você pode organizar o espaço com base no número de participantes que compraram ingresso pela internet.

Com todas essas informações em mãos, você está pronto para o desafio de realizar o evento dos sonhos de qualquer atleta! Siga os passos e conquiste a primeira colocação na disputa entre os melhores players do mercado!

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