Originária da América Central, a pitaya é uma fruta cada vez mais popular no Brasil devido aos seus inúmeros benefícios. Rica nas vitaminas B1, B2, B3, C e diversos minerais como o ferro, cálcio e fósforo, o seu sabor é doce, apesar dos índices baixíssimos de açúcar.
Entre os tipos e diferenças entre as pitayas, podemos apresentar 3 variações:
- Pitaya branca: possui casca rosa, mas é branca por dentro. É a mais comum no Brasil.
- Pitaya vermelha: rosa-avermelhado por fora e rosa-avermelhado-púrpura por dentro, também fácil de ser encontrada no nosso país.
- Pitaya branca: com casca amarela e polpa branca por dentro, é comum na Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.
A boa notícia é que os nutrientes, em qualquer dos tipos, são relativamente parecidos. Não importa qual dos tipos de pitaya você consuma, incluir a fruta na alimentação sempre será positivo.
Conheça agora quais os benefícios da pitaya e adicione essa fruta na sua próxima lista de compras.
7 benefícios da pitaya
1. Melhora da imunidade
A pitaya melhora a imunidade devido ao seu alto nível de vitamina C. Além disso, estimula a atividade de outros antioxidantes que eliminam os radicais livres, um dos responsáveis pela ocorrência de câncer e doenças cardíacas.
2. Ajuda na saúde cardiovascular
Devido à ausência de colesterol na fruta, o seu consumo não aumenta essa taxa, impedindo o desenvolvimento de placas nas artérias e veias, além de reduzir as chances de ataques cardíacos e derrames. Já nas sementes, pode-se encontrar uma gordura positiva que ajuda a elevar o colesterol bom (HDL).
3. Carrega o corpo de vitaminas
Como foi dito, a fruta contém as vitaminas B1, B2 e B3, que auxilia no controle da pressão sanguínea, reduz o colesterol ruim (LDL), funcionamento da tireoide e metabolismo de carboidratos. É dos complexos vitamínicos que vêm os benefícios da pitaya para a pele, que combatem os sinais de envelhecimento.
4. Auxilia na digestão
As pitayas possuem altos índices de fibras, o que ajuda nos movimentos intestinais e facilitam a passagem dos alimentos através do estímulo do movimento peristáltico, induzindo a liberação de sucos digestivos, regulando a função intestinal e evitando constipação Síndrome do Intestino Irritável — e até mesmo doenças colorretais.
5. Previne o câncer
Um importante componente que, mesmo ainda em constantes estudos, já tem sido caracterizado como anti-cancerígeno há anos, é o caroteno. Essa substância está presente na pitaya e pode agir evitando a doença e também diminuindo tumores.
6. Antibacteriana e antifúngica
A fruta possui capacidade antibacteriana e antifúngica, isso significa que ela é capaz de aumentar a contagem de células brancas que combatem bactérias e fungos de todo o corpo. Também auxilia estimulando a regeneração celular e acelerando a cura de ferimentos.
7. Auxilia no controle da diabetes
Devido à sua grande quantidade de fibras, a pitaya é boa para diabetes, pois ajuda a estabilizar os níveis de açúcar da corrente sanguínea, principalmente após o consumo de alimentos com altos índices de glicose.
Informações adicionais para o consumo
A fruta fresca é a ideal para o consumo, ou seja, ela precisa ter sido colhida há pelo menos uma semana. Se você comê-la e o gosto lembrar o sabor da beterraba, significa que já não está boa, ok?
Outro cuidado necessário é a quantidade. Se você comer muitas pitayas por dia, pode ocorrer diarréia. O ideal é ingerir até 100g diários, ou seja, metade de uma fruta.
Enfim, se você quer aproveitar todos esses benefícios, pode encontrar a pitaya em mercados e feirinhas da sua região.
Deixe seu comentário