Conheça 7 benefícios da pitaya

A pitaya é uma fruta que está cada vez mais popular devido à sua riqueza de nutrientes e vitaminas. Além do sabor delicioso, traz inúmeros benefícios para a saúde.

Benefícios da pitaya

Originária da América Central, a pitaya é uma fruta cada vez mais popular no Brasil devido aos seus inúmeros benefícios. Rica nas vitaminas B1, B2, B3, C e diversos minerais como o ferro, cálcio e fósforo, o seu sabor é doce, apesar dos índices baixíssimos de açúcar.

Entre os tipos e diferenças entre as pitayas, podemos apresentar 3 variações:

  • Pitaya branca: possui casca rosa, mas é branca por dentro. É a mais comum no Brasil.
  • Pitaya vermelha: rosa-avermelhado por fora e rosa-avermelhado-púrpura por dentro, também fácil de ser encontrada no nosso país.
  • Pitaya branca: com casca amarela e polpa branca por dentro, é comum na Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

A boa notícia é que os nutrientes, em qualquer dos tipos, são relativamente parecidos. Não importa qual dos tipos de pitaya você consuma, incluir a fruta na alimentação sempre será positivo.

Conheça agora quais os benefícios da pitaya e adicione essa fruta na sua próxima lista de compras.

7 benefícios da pitaya

1.  Melhora da imunidade

A pitaya melhora a imunidade devido ao seu alto nível de vitamina C. Além disso, estimula a atividade de outros antioxidantes que eliminam os radicais livres, um dos responsáveis pela ocorrência de câncer e doenças cardíacas.

2.  Ajuda na saúde cardiovascular

Devido à ausência de colesterol na fruta, o seu consumo não aumenta essa taxa, impedindo o desenvolvimento de placas nas artérias e veias, além de reduzir as chances de ataques cardíacos e derrames. Já nas sementes, pode-se encontrar uma gordura positiva que ajuda a elevar o colesterol bom (HDL).

3.  Carrega o corpo de vitaminas

Como foi dito, a fruta contém as vitaminas B1, B2 e B3, que auxilia no controle da pressão sanguínea, reduz o colesterol ruim (LDL), funcionamento da tireoide e metabolismo de carboidratos. É dos complexos vitamínicos que vêm os benefícios da pitaya para a pele, que combatem os sinais de envelhecimento.

4.  Auxilia na digestão

As pitayas possuem altos índices de fibras, o que ajuda nos movimentos intestinais e facilitam a passagem dos alimentos através do estímulo do movimento peristáltico, induzindo a liberação de sucos digestivos, regulando a função intestinal e evitando constipação Síndrome do Intestino Irritável — e até mesmo doenças colorretais.

5.  Previne o câncer

Um importante componente que, mesmo ainda em constantes estudos, já tem sido caracterizado como anti-cancerígeno há anos, é o caroteno. Essa substância está presente na pitaya e pode agir evitando a doença e também diminuindo tumores.

6.  Antibacteriana e antifúngica

A fruta possui capacidade antibacteriana e antifúngica, isso significa que ela é capaz de aumentar a contagem de células brancas que combatem bactérias e fungos de todo o corpo. Também auxilia estimulando a regeneração celular e acelerando a cura de ferimentos.

7.  Auxilia no controle da diabetes

Devido à sua grande quantidade de fibras, a pitaya é boa para diabetes, pois ajuda a estabilizar os níveis de açúcar da corrente sanguínea, principalmente após o consumo de alimentos com altos índices de glicose.

Informações adicionais para o consumo

A fruta fresca é a ideal para o consumo, ou seja, ela precisa ter sido colhida há pelo menos uma semana. Se você comê-la e o gosto lembrar o sabor da beterraba, significa que já não está boa, ok?

Outro cuidado necessário é a quantidade. Se você comer muitas pitayas por dia, pode ocorrer diarréia. O ideal é ingerir até 100g diários, ou seja, metade de uma fruta.

Enfim, se você quer aproveitar todos esses benefícios, pode encontrar a pitaya em mercados e feirinhas da sua região.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

8 Respostas

Deixe seu comentário