É tempo de proteger-se através de cada possibilidade de melhorar a imunidade do nosso corpo.
Se você é do grupo que normalmente já possui uma imunidade enfraquecida, comece a ajustar a sua alimentação, enriquecendo as refeições com vitaminas, mineiras e outras substâncias que podem auxiliar o sistema imunológico.
Para ressaltar a importância disso, devemos lembrar que a imunidade é a capacidade do nosso organismo de se defender de vírus, bactérias e fungos causadores de doenças.
Quando esse sistema de proteção está fraco, ficamos mais vulneráveis às enfermidades, por isso é tão importante consumir determinados alimentos que podem ajudar na defesa do seu corpo.
Abaixo, vamos listar alimentos que aumentam a imunidade para que você possa introduzi-los na sua alimentação diária, confira:
1. Alimentos naturais cítricos
Alguns exemplos de alimentos naturais cítricos são laranja, acerola, kiwi, brócolis, couve, pimentão verde e vermelho. Todos eles são ricos em vitamina C e antioxidantes, ajudando aumentar a resistência do organismo.
2. Alimentos naturais verde escuro
Alimentos como brócolis, couve e espinafre possuem grande quantidade de ácido fólico. Esse nutriente ajuda na formação de glóbulos brancos, que são responsáveis pela defesa do nosso corpo.
3. Alimentos ricos em zinco
O zinco é o principal responsável pelo combate a resfriados, gripes e doenças que atingem o sistema imunológico. Os alimentos que possuem esse nutriente são carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas como feijão, lentilha, ervilha e grão de bico.
4. Oleaginosas
As oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais - de girassol, gérmen de trigo, milho e canola - possuem zinco e vitamina E. Elas são benéficas e ideais principalmente para idosos, fazendo com que a imunidade não diminua por conta da idade.
5. Tomate
Os radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento das células, o que deixa o corpo mais enfraquecido e suscetível a doenças. O tomate é uma fruta rica em licopeno, que ajuda a remover os radicais livres do corpo, preservando essas células.
6. Alimentos com ômega 3
O ômega 3 ajuda a combater as inflamações das artérias, o que auxilia a manter a imunidade do corpo. Ele está presente principalmente no azeite e no salmão.
7. Antioxidantes
Os alimentos que mais possuem antioxidantes são a castanha-do-Pará e os cogumelos, como champignon. Eles possuem o selênio que combate os radicais livres, melhora a imunidade e acelera a cicatrização.
8. Gengibre
O gengibre possui ação bactericida, vitamina C e B6. Ajuda no tratamento de inflamações na garganta e nas defesas do organismo.
9. Pimenta
Fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, a pimenta nutre e protege o organismo de infecções.
10. Iogurte
Consumir iogurte ajuda a recompor as bactérias boas da flora intestinal, as probióticas. São elas que combatem as bactérias ruins para o nosso organismo, contribuindo para o aumento da imunidade.
11. Alho
O alho é um potente aliado para reforçar o sistema imunológico. Ele possui as vitaminas A, C e E, além de ajudar a reduzir o muco dos pulmões, sendo eficaz contra tosse e bronquite.
12. Cebola
Ótima para afastar gripes, resfriados e infecções em geral, a cebola possui substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas.
13. Geleia real
Consumida em jejum, a geleia real aumenta a imunidade, pois possui grandes concentrações de vitaminas, principalmente C e do complexo B. É um superalimento com muitos nutrientes, fitoquímicos e antioxidantes, fazendo dela um combo de benefícios à saúde.
14. Própolis
O própolis acelera a resposta da imunidade contra invasores, isso acontece porque estimula receptores e a produção de citocinas. Também possui compostos antibacterianos e antivirais.
15. Óleo de coco
Comprovadamente, ele age de forma indireta como ajudante da imunidade, pois melhora o trabalho do intestino, eliminando as bactérias ruins. O ácido láurico e ácido cáprico presentes nele agem contra fungos, bactérias e vírus.
16. Lichia
A lichia tem função farmacológica (uma ação contra um alvo específico), isso significa que age contra diversas doenças, por exemplo, inflamações, alergias e baixa imunidade. Além de ser muito rica em vitamina C, obtendo uma enorme eficácia na prevenção de gripes e resfriados.
17. Batata yacon
Estimulando o crescimento da flora intestinal, a batata yacon extermina bactérias que entram no nosso organismo através de alimentos, ajudando a prevenir doenças e fortalecer a imunidade.
18. Gérmen de trigo
O gérmen de trigo possui poder antioxidante, evita o envelhecimento das células e contribui para o aumento da imunidade. Isso porque ajuda a acumular vitaminas A, E e K em grandes quantidades. Ele também auxilia em uma boa coagulação do sangue e no fortalecimento dos ossos.
19. Inhame
Fonte de vitaminas do complexo B, B6 e B1, possui também antioxidantes e complexo fólico, combatendo os radicais livres e fortalecendo a imunidade.
20. Batata doce
Além de ser rica em minerais como cálcio, ferro e potássio, a batata doce possui as vitaminas A, C, D, B12 e B6. Entre seus muitos benefícios, ela ajuda a imunidade agindo contra infecções bacterianas e virais.
Se você procurava como aumentar a imunidade, descobriu que todos os alimentos dessa lista podem fortalecer o seu organismo, auxiliando o sistema imunológico. Mas isso não quer dizer que você precisa comprar todos e encher um prato repleto somente deles, para comer todos os dias, que estará blindado contra doenças.
Inclua de forma distribuída algumas das iguarias acima em refeições do seu dia-a-dia. Se a sua imunidade está muito baixa e isso o deixa constantemente doente, consulte com urgência um nutricionista que irá preparar um cardápio ideal para suas necessidades.
Se possível, mantenha os seus exames em dia e crie uma rotina saudável com alimentos benéficos para a saúde aliados aos exercícios físicos.
Deixe seu comentário