Entenda se chá de folha de louro serve para emagrecer

Além de tempero, essa erva pode ser ingerida através da infusão de suas folhas e possui o efeito diurético entre seus muitos benefícios. Confira agora se ela realmente auxilia na perda de peso e como funciona o seu efeito de emagrecimento.

Chá folha louro

Não, o chá da folha de louro não emagrece milagrosamente. Muito conhecido na culinária, o louro tem um sabor e aroma intensos que traz um gostinho especial para o feijão e diversas carnes da cozinha brasileira. Muito além de tempero, essa planta também possui diversos benefícios para a saúde e, recentemente, popularizou-se que a folha de louro serve para emagrecer.

Com o nome científico de Laurus nobilis, o louro é uma planta medicinal que pode ser utilizada para o tratamento de problemas digestivos, inflamações, infecções e também é diurético, combate o estresse, a ansiedade e, além de tudo isso, conhecido por auxiliar no emagrecimento.

Ficou interessado e quer provar de todos esses benefícios? As folhas de louro podem ser encontradas facilmente em qualquer mercado, na área de condimentos e ervas, ou em casas de produtos naturais. Conheça mais sobre essa folha e entenda melhor o burburinho sobre como emagrecer com chá de folha de louro.

5 benefícios do chá de louro

Vamos conhecer os benefícios do louro para assim compreender melhor como ele auxilia nos cuidados da saúde e porque também é conhecido por incentivar o emagrecimento.

1.  Auxilia na digestão

Isso acontece porque ele incentiva a produção de bile pelo fígado, um fluido que atua na digestão de gordura e absorção de nutrientes, além de auxiliar na atuação de enzimas digestivas. Com o metabolismo acelerado, você também terá a sensação de que está mais leve e desinchado.

2.  Fonte de vitaminas e antioxidante

É possível encontrar nas folhas vitaminas A e C, sendo que a primeira é boa para a visão e a segunda fortalece a imunidade. Além disso, também contém potássio, selênio e antioxidantes, que são ótimos para manter a pele saudável.

3.  Possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas

Nos medicamentos anti-inflamatórios existe uma substância chamada eugenol, que também está presente no louro, por isso, seu chá é ótimo para amenizar inflamações. Outra propriedade é a analgésica, que auxilia na melhora de dores de cabeça, articulações e cólicas menstruais.

4.  Reduz o estresse e ansiedade

O chá de louro é capaz de reduzir o estresse e relaxar a mente sem causar sonolência, pois tem em sua composição um efeito calmante perfeito para quem está passando por longos períodos de pressão no trabalho ou nos estudos.

5.  É um diurético natural

Este é o ponto que torna o chá popular por emagrecer, já que ele atua como diurético reduzindo o inchaço do corpo e a retenção de líquido, causando a sensação de redução de peso e diâmetro das regiões do corpo. A folha do louro também promove melhor funcionamento do sistema urinário.

Receitas de chá de folha de louro

As receitas abaixo são saborosas e podem ser divididas em duas porções, para serem ingeridas durante a manhã e à tarde. É que devido aos seus efeitos diuréticos, esses são os horários indicados.

Chá de louro com canela

Chá louro canela

Ingredientes

  • 5 folhas de louro
  • 1 canela em pau
  • 500ml de água

Modo de preparo

  1. Coloque a água para ferver.
  2. Depois de fervida, desligue o fogo e adicione o louro e a canela em pau cobrindo e deixando descansar por 15 minutos.
  3. Retire a canela e está pronto para beber.

Chá de louro com limão

Chá louro com limão

Ingredientes

  • 5 folhas de louro
  • 1 limão inteiro
  • 500ml de água

Modo de preparo

  1. Ferva a água.
  2. Acrescente o louro e o limão, deixando-os em infusão por 10 minutos.
  3. Retire as folhas do louro e está pronto para servir.

Chá de louro com gengibre

Chá folha louro gengibre

Ingredientes

  • 5 folhas de louro
  • 3cm de gengibre
  • 500ml de água

Modo de preparo

  1. Em fogo alto, coloque a água ferver.
  2. Depois de fervida, desligue a água, adicione o louro e o gengibre e deixe em infusão por 15 minutos.
  3. Retire da água o louro e o gengibre e beba o chá durante a manhã ou tarde.

Afinal, é possível tomar chá de folha de louro para emagrecer?

Não. O que acontece é que ela atua como diurético natural no organismo, o que pode ser muito bom para as pessoas que têm retenção de líquido e se sentem inchadas, sentindo-se maior que o normal. O que o chá faz é eliminar a água do corpo através da urina e causar a redução de medidas.

O fato dele ajudar na digestão também ajuda nesse pensamento sobre o chá, mas são efeitos que serão sentidos apenas no início e, para o emagrecimento ser efetivo, você terá que realizar uma reeducação alimentar ou dieta com auxílio de um profissional da nutrição.

Deve-se ter uma atenção especial na forma de ingerir o louro, pois comer a folha pode ser tóxico e prejudicial à saúde, sendo possível aproveitar todas as propriedades e benefícios da erva somente com o chá, que deve ter suas folhas retiradas da água antes de ser servido.

Lembre-se de perguntar ao seu médico se você pode tomar o chá de louro antes de sair inserindo-o no seu dia a dia, já que, como uma erva medicinal, ele pode ter influências sobre o seu corpo dependendo do estado da sua saúde ou diagnóstico de outras doenças.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

34 Respostas

Deixe seu comentário