Saiba qual a diferença entre Nutrólogo e Nutricionista

Os nomes são parecidos, realmente. Mas há bastante diferença entre as competências de um nutrólogo e de um nutricionista.

Diferença nutrólogo e nutricionista

Para quem acha que nutrólogo e nutricionista é a mesma coisa, é importante, desde já, saber que não é. Há bastante diferença entre nutrólogos e nutricionistas e, nesta leitura, a gente vai explicar todas elas bem direitinho, para que você possa escolher o melhor profissional para a sua necessidade.

As nomenclaturas, realmente, são bem parecidas - mas as atividades, apesar de complementares (pois são focadas na alimentação), não são iguais. As diferenças começam na formação acadêmica de cada profissional e vão até o que eles podem ou não indicar e orientar.

Ambos são profissionais muito associados à prática de atividades esportivas, pois, para tal, o corpo precisa estar nutrido e bem descansado, sempre com acompanhamento para melhor desempenho.

Porém, enquanto muitos ainda associam o nutricionista às dietas para perda de peso, é preciso abrir a cabeça e perceber que a nutrição vai muito além disso: ela servirá como base para nutrir o corpo do atleta - o que não necessariamente será para perda de peso.

Por isso, é preciso que o esportista possa entender as diferenças e procurar um profissional que melhor se adeque às suas necessidades. Se verificada a necessidade de exames para detectar alguma disfunção, procure um nutrólogo.

Contudo, se o seu corpo der sinais de que está tudo em perfeito funcionamento, procure um nutricionista e aprenda a ingerir os nutrientes corretos. Bom, que tal deixar mais claro entendendo as diferenças?

O que faz um Nutrólogo

Os nutrólogos, para serem chamados assim, precisam ter graduação em medicina. Ou seja: são médicos por formação. A nutrologia, portanto, é uma especialidade, tal como pediatria ou cardiologia.

Ou seja, se você for procurar um nutrólogo, é preciso verificar se o profissional é graduado em medicina e possui a especialização em nutrologia. Pode-se afirmar que a nutrologia é a especialidade médica que cuida e trata de doenças e distúrbios de fundo/comportamento alimentar, tais como:

  • Anemia;
  • Obesidade;
  • Hipertensão;
  • Diabetes.

Desta maneira, por ser médico, o profissional possui conhecimentos não somente na nutrição, como também em outras especialidades médicas, como:

  • Medicina esportiva;
  • Endocrinologia;
  • Oncologia.

É um profissional que, portanto, poderá encaminhar o paciente para outros colegas, de outras especialidades, se verificada a necessidade, além de ser o profissional que poderá prescrever medicamentos - enquanto o nutricionista não o fará.

O que faz um Nutricionista

O nutricionista possui formação na área da ciência chamada "Nutrição" e ele é o profissional habilitado para promover, manter e/ou recuperar a saúde, através da alimentação e correta ingestão de nutrientes.

Desta maneira, apesar de muito comumente estar associado à perda de peso ou recuperação por um problema de saúde (como os intolerantes à lactose, por exemplo), o profissional da nutrição faz mais do que isso.

Ele é quem pode fiscalizar os restaurantes e demais estabelecimentos que proporcionam alimentação fora de casa, adequando as normas de segurança alimentar às manipulações praticadas nestes estabelecimentos.

Mas, para o interesse dos atletas, o nutricionista poderá:

  • Desenvolver um plano nutricional para os seus pacientes;
  • Indicar dietas (o que não significa apenas perda de peso) e suplementos nutricionais (mas não medicamentos!) para os seus pacientes;
  • Avaliar nutrientes em falta na alimentação de seus pacientes;
  • Orientar no consumo de alimentos naturais, ajudando o paciente a se livrar dos alimentos super processados;
  • Ajudar na prevenção das doenças de fundo alimentar (aquelas tratadas pelo nutrólogo, tal como hipertensão).

Controle Alimentação.

Ou seja, se pudéssemos pensar numa ordem de necessidade pela procura destes profissionais, poderíamos dizer (desde que o atleta já não esteja identificando alguns problemas com a sua saúde) que um nutricionista ajuda a prevenir, enquanto o nutrólogo ajuda a curar.

É facilmente perceptível que ambas as ciências se complementam e um precisa da ajuda do outro. Assim, a maior diferença está, mesmo, na formação destes profissionais e nas competências de cada um, como a prescrição de medicamentos, por exemplo.

A única coisa que o atleta precisa é cuidar da sua saúde, seja com a ajuda de um ou outro profissional, entendendo os seus gastos de energia e proporcionando cuidados para a plena recuperação do seu corpo.

Atente-se para a formação e escolha um profissional com títulos oficiais, ou seja, habilitados para desempenhar a função escolhida por você.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário