3 maneiras comprovadas de promover seu evento esportivo

Conheça três maneiras comprovadas de como promover eventos esportivos, aumentando a chance de sucesso.

Como promover eventos

Quando há intenção de organizar um evento esportivo, maneiras de promovê-lo deverão estar incluídas no planejamento, certo?

A divulgação será responsável pela criação da imagem do evento e criará uma identidade que poderá se tornar popular no meio esportivo.

Além disso, é através dessa imagem que o público tomará a decisão em participar, assistir e, consequentemente, isso ajudará na fidelização de atletas e de patrocinadores para negociações futuras.

Para que tudo funcione perfeitamente e traga resultados, o ideal é iniciar a organização antecipadamente, possibilitando uma boa divulgação quanto às intenções e objetivos do evento.

Descubra com a gente como promover um evento de sucesso, dando uma olhadinha nas três maneiras mais populares de fazer a divulgação no meio esportivo!

1.  Campanhas de incentivo ao esporte

Uma forma incrível de fazer a promoção de evento esportivo é através de campanhas de incentivo ao esporte, promovidas junto com as empresas patrocinadoras.

Elas aumentam muito a visibilidade dos eventos, mostrando na prática o valor das atividades esportivas e incentivando a sociedade a adotar um estilo de vida mais saudável.

Aproveite locais como academias, escolas de natação, clubes ou parques para criar um momento de lazer e cuidado com o bem-estar, através de atividades recreativas como mímica, esportes como a corrida ou mesmo algo divertido e nostálgico, como um torneio de taco.

Nesse tipo de campanha, faça a divulgação do próximo evento colando cartazes, expondo banners, criando stands e espalhando equipes organizadoras com, por exemplo, as camisetas do seu evento.

Nesse tipo de promoção, os patrocinadores devem ter participação efetiva. Convide empresas que já possuem contrato com você e aproveite a oportunidade para propor o apoio - raramente alguém perde a chance de se promover em prol de uma boa ação!

Crie um planejamento de campanha, converse com os patrocinadores, distribua brindes e faça sorteios levando diversão que, unida com a boa ação, servirá de estímulo para participação de novos eventos.

2.  Redes sociais

A principal atração do momento quando o assunto é promoção, independentemente do produto, são as redes sociais. Facebook, Instagram e Twitter são os queridinhos e, com a alta no uso dessas mídias, a chance delas efetivamente ajudarem é gigantesca.

O Facebook e o Instagram, além das clássicas postagens no feed, possuem os espaços de stories e a opção de transmissões ao vivo. Essas possibilidades fornecem maior interação e engajamento, já que é possível estar constantemente próximo dos seguidores.

Já o Twitter é uma rede mais limitada em opções e caracteres, mas apresenta a vantagem de ter um conteúdo informativo rápido, além dos retuítes que se propagam com muita velocidade.

As redes sociais podem ter inúmeras vantagens por serem de fácil acesso e serem ferramentas gratuitas, mas lembre que, para obter sucesso através delas, é necessário produzir bom conteúdo, atingindo o seu público-alvo.

Foque em textos com curiosidades, dicas e temas de grande importância, mas com um visual legal e bem planejado para transmitir compromisso e seriedade e que tenha a ver com o seu evento.

3.  Investimento em anúncios

Sempre que se pensa em como promover eventos, lembra-se de anúncios publicitários, pois é uma técnica já muito utilizada. Sim, pode ser necessário investir em anúncios, porém, antes de aplicar o dinheiro, pergunte-se: onde se encontra o meu público-alvo?

Sabendo qual tipo de perfil você quer atingir, saberá em quais locais será mais apropriado fazer a publicação de anúncios que, desde que a internet passou a fazer parte da rotina dos indivíduos de todas as idades, propagam de forma mais moderna.

Hoje, a ideia de anúncio conta com um detalhe diferenciado que muito influencia nas tomadas de decisões e escolhas do público: tecnologia da redes sociais.

Seja Facebook ou Instagram, pode-se pagar um determinado valor correspondente ao tempo que deseja manter a publicidade em destaque na rede, para que pessoas que buscam na internet pelo tema esporte, ou demais palavras relacionadas, comecem a visualizar imagens ou vídeos de posts do seu evento mesmo que não siga sua página.

Ou seja, o atleta em potencial pesquisou em algum momento uma palavra que se relaciona com o seu evento que está impulsionado. Ao acessar o Facebook ou Instagram, uma publicidade sua aparecerá em destaque, aumentando as chances de cliques, novos seguidores e competidores inscritos.

E, é claro, as formas mais antigas de anúncio, como outdoors, panfletos, carros de som, rádio ou jornal, ainda funcionam muito bem. É importante ter conhecimento da região onde o evento irá acontecer para saber qual forma de anúncio terá mais sucesso.

Conte com uma boa equipe de divulgação que irá trabalhar a identidade visual do evento em uma linguagem dinâmica, acessível e chamativa.

Agora que você conhece o que é preciso para promover um evento esportivo, inicie o seu planejamento objetivando criar um nome de sucesso que irá gerar para o atleta e seu público, experiências, bem-estar e emoções.

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