Se pararmos pra pensar durante um minuto em esportes nostálgicos, aquele em que era possível reunir os amigos na rua até começar a anoitecer, em algum momento você ou alguém irá mencionar o taco.
O jogo de taco, que também é muito conhecido como bets ou tacobol em algumas regiões, é um jogo disputado em duplas e que exige poucos equipamentos.
Esses equipamentos, por serem de origem simples, são de fácil acesso e, por isso, era um jogo tão comum na infância. Agora, imagine criar um torneio de taco?
Pode parecer não tão comum, mas a possibilidade de aparecerem ótimos atletas dispostos a demonstrar seus dons - que vêm desde a infância - são muito grandes. Inclusive, os campeonatos estão ganhando notoriedade, especialmente nas cidades do interior, onde ainda é possível encontrar atletas jogando.
Então, se você gosta da ideia desse evento esportivo, olha só as seis dicas que preparamos para que você organize o seu próprio campeonato de taco!
1. Planeje seu evento
Para iniciar a organização do campeonato de taco, é necessário ter um planejamento. Com um bom planejamento, você pode pensar no todo do evento que está estruturando.
Pensando nisso, elaboramos um checklist para o seu evento, listando todos os itens que devem ser definidos, para dar início ao torneio, como, por exemplo:
- local;
- data e hora;
- categorias (idade e gênero, por exemplo);
- estrutura: caixas de som, locutor, faixas e/ou grades de proteção, pódio, medalhas, banheiros, ambulância e segurança;
- autorizações e alvarás (prefeitura e bombeiros);
- como organizar os postos de hidratação e alimentação.
Recomenda-se, ainda, elaborar um checklist para cada item, assim fica mais fácil planejar todos os detalhes.
Se possível, encontre alguém de confiança e que conheça as regras básicas do jogo de taco - assim fica mais fácil ainda pensar em tudo que o torneio exige.
Uma possibilidade diminuir os custos do evento, é fazer um ofício para pedir patrocínios. Para isso, basta procurar lojas de artigos esportivos ou, nesse caso, até mesmo de madeireiras, para confecção dos tacos.
2. Regras
O jogo de taco tem suas regras, certo?
Pesquise bastante e tire todas as suas dúvidas (na dica acima demonstramos a importância de ter com quem relembrar as regras).
Crie um documento com as regras do jogo e as regras do seu torneio, estipulando um número mínimo de participantes e deixe claro como funcionarão as substituições pelos reservas da equipe (caso haja essa opção).
Faça todas as exigências necessárias e seja objetivo e direto nas proibições e possibilidades de desclassificação. Assim, quem participar já saberá exatamente como jogar e competir.
3. Equipamentos
Para jogar taco são necessários:
- dois tacos por equipe;
- duas casinhas; e
- uma bola pequena.
Esses itens devem, preferencialmente, serem distribuídos pela comissão organizadora do evento, minutos antes da competição começar.
Isso irá evitar qualquer tipo de alteração nos equipamentos, seja para ajudar a própria equipe ou prejudicar os adversários.
4. Arbitragem
O árbitro que fiscalizará a partida pode - e deve! - conversar com as equipes antes do campeonato começar, gerando maior harmonia entre os participantes e esclarecendo dúvidas sobre as regras.
É importante uma comissão de arbitragem, sendo esta sempre soberana.
Ao árbitro, caberá a liberdade de desclassificar qualquer equipe que prejudicar o andamento do campeonato, de acordo com as regras estipuladas e divulgadas.
Escolha como árbitro alguém que tenha tempo para estudar as regras do jogo e do seu campeonato e que irá dispor do dia agendado para se dedicar totalmente à arbitragem.
5. Divulgação
Com toda a estrutura planejada e dentro das regulamentações, chegou a hora de divulgar o seu evento.
Para isso, você pode imprimir cartazes e flyers para serem colados em loja de artigos esportivos, academias, clubes e escolas. Quanto mais melhor: divulgue em todos os lugares que consiga atrair um público de interesse.
Também há muita capacidade de visualização e disseminação nas redes sociais que, além de tudo, é uma forma de divulgar o evento gratuitamente e onde há enormes possibilidades de conquistar o seu público.
Se for possível, busque jornais, rádios e emissoras locais que possam divulgar o evento em toda a sua região.
Lembre de colocar o período de inscrição, data, hora e locais de venda e/ou retirada de ingressos em todos os anúncios!
6. Ingressos
Logo no começo do planejamento do campeonato, você irá decidir se os ingressos serão distribuídos ou se haverá venda de ingressos para o evento, o que dependerá do que foi decidido no começo da organização.
O período de inscrição, valor, data, hora e pontos de venda/retirada de ingressos precisam sempre estar bem esclarecidos.
Defina os locais para retirada dos ingressos ou kits, como lojas esportivas, academias, algumas escolas educacionais, de idiomas ou esportivas, como escolas de natação.
Além disso, abuse da internet.
Plataformas para inscrições com venda de ingressos facilitam a participação de atletas que têm interesse sem querer sair do conforto de casa.
Mãos à obra
E então, o que achou da ideia de criar um torneio de tacos na sua região?
As vantagens são muitas: é um jogo divertido, trará ótimas lembranças e, exatamente por isso, irá ser um entretenimento para a cidade!
O jogo de taco não deixa de ser um esporte que provavelmente irá estimular a volta da criançada pelas ruas, a interação e disposição - e tudo isso combina muito com o espírito esportivo.
A memória afetiva e a nostalgia podem ser os seus maiores aliados para montar um torneio desta modalidade.
Chame os amigos, faça um planejamento e mão na massa!
Deixe seu comentário