Futebol de areia, futevôlei, corrida, frisbee, vôlei de praia, beach tennis e frescobol são apenas alguns dos esportes de praia mais praticados no Brasil, sendo escolhas ideais tanto para lazer quanto para gastar calorias num cenário diferenciado.
Eles têm uma popularidade tão grande e fazem tanto sucesso entre os praticantes que, hoje, é possível encontrar diversos locais pelo Brasil que os oferecem em quadras de areia, proporcionando uma experiência acessível para todos os entusiastas mesmo longe do mar.
Acompanhe este artigo para conhecer ótimas opções para colocar o corpo em movimento e ainda se divertir com a galera e até com seus melhores amigos de quatro patas!
1. Futebol de areia
O futebol de areia é uma adaptação do futebol tradicional para ser jogado na praia ou numa quadra apropriada para a modalidade. As regras se assemelham às do campo, mas um pouco mescladas com às do futebol de salão, já que a versão praiana conta com times de cinco jogadores, e as partidas acontecem em uma quadra menor.
O esporte surgiu na década de 1940 no Rio de Janeiro apenas como lazer e, hoje, é um esporte oficial e tem sua própria copa do mundo, sabia?
2. Futevôlei
Este é outro esporte criado no Rio de Janeiro, mas na década de 1960, e também funciona com regras semelhantes às da modalidade de quadra, embora o futevôlei seja disputado pelos competidores utilizando apenas os pés, os ombros e a cabeça.
Nele, os jogadores devem passar a bola por cima da rede sem deixá-la encostar no chão, e cada dupla pode tocá-la apenas três vezes sempre que ela for para o seu lado da quadra.
3. Vôlei de praia
Criado no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, na década de 1920, o vôlei de praia surgiu com o objetivo de adaptar o esporte para a disputa na areia.
As regras são praticamente as mesmas da versão tradicional, com poucas adaptações, no entanto, a modalidade praiana é jogada por duplas e em uma quadra menor.
4. Corrida
Correr, em geral, é uma atividade extremamente popular há séculos, tanto é que existem competições locais e internacionais com regras específicas para atender a diferentes tipos de participantes.
Só que, na praia, esse esporte oferece um desafio extra aos corredores devido à maleabilidade da areia, que acaba “pedindo” mais resistência e exigindo mais do corpo também.
Inclusive, algumas das maiores maratonas do Brasil acontecem na praia! É o exemplo do evento de Salvador, que reúne milhares de corredores para um trajeto que promete superação e festa na linha de chegada.
5. Frisbee
Aqui vai um exemplo de esporte para praticar na praia que pode ser jogado por pessoas de todas as idades e até com animais de estimação! O frisbee surgiu, pelo que diz a lenda, porque um grupo de meninos comia tortas de uma confeitaria dos EUA chamada Frisbie Pie enquanto um jogava objetos para o outro no ar.
Essa modalidade pode ser praticada em equipes ou por apenas dois jogadores, e consiste em lançar e pegar um disco que, justamente, desliza pelo “espaço”.
6. Beach tennis
Abrindo a lista de esportes de areia com raquete, o beach tennis é um dos queridinhos do momento e tem crescido no Brasil nos últimos anos. Nascido na Itália, na década de 1970, ele bebe de duas fontes: o vôlei de praia e o tênis tradicional.
Na prática, os jogadores utilizam uma raquete específica e uma bola mais leve que a do tênis. A quadra, por sua vez, é semelhante à do vôlei de praia, e quem compete deve passar a bola por cima da rede, fazendo-a cair do lado do(s) oponente(s).
7. Frescobol
O frescobol utiliza raquetes de madeira maciça, e os jogadores rebatem uma bola de borracha sem deixá-la cair no chão. Ele pode ser praticado sem a necessidade de uma quadra específica, na beira do mar, mesmo, já que é um jogo menos competitivo e mais casual.
É mais um esporte de origem brasileira, você sabia? Foi criado em Copacabana, no Rio de Janeiro, pouco tempo depois da Segunda Guerra Mundial.
8. Beach badminton
O badminton de praia possui algumas semelhanças com o beach tennis, a exemplo de os jogadores usarem uma raquete específica, mas o que o diferencia do BT é o fato de que, em vez de uma bola, os atletas precisam passar uma peteca para o outro lado da rede.
Ainda assim, como no frescobol, ele não precisa, necessariamente, de uma quadra para ser praticado. Aliás, algumas pessoas mundo afora – que provavelmente não têm uma praia por perto – adotaram a ideia de jogar badminton dentro de casa mesmo, e tem até gente ensinando como fazer isso no YouTube.
Pode até experimentar, só cuidado para não se machucar, ok?!
E, se você leva o esporte mais a sério e gosta de participar de competições, uma boa ideia é acessar uma plataforma especializada em eventos esportivos para encontrar os próximos desafios que acontecerão perto de você.
Quem sabe você já não começa buscando por uma das modalidades listadas neste artigo para fazer o seu nome numa disputa logo de cara? A torcida da Atletis vai para você!
Deixe seu comentário