11 maiores maratonas do Brasil: como acompanhar e participar

As maiores maratonas do Brasil recebem milhares de pessoas todos os anos e são feitas para todos os públicos. Neste artigo, você confere quais são elas, quando e em que locais acontecem!

Atletas de maratona correndo com velocidade

As maratonas do Brasil que estão entre as que mais se destacam são de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, João Pessoa, Florianópolis e Curitiba. Essas e outras competições alcançam diversas pessoas de vários estados e, para participar, é preciso ficar de olho nas regras e treinar bastante!

Lembrando que uma maratona representa o tipo de corrida mais longa do atletismo, tem seus tradicionais 42,195 km de extensão e resulta em muito suor, superação, esforço e resistência. Suas origens datam da Grécia Antiga, para você ter ideia.

O bacana é que a empreitada não atrai somente atletas treinados, mas também amantes do esporte, principalmente quando faz parte do ranking das maiores maratonas do Brasil, que você conhece adiante.

A história da maratona e sua origem grega

A origem da maratona não tem nada a ver com o mundo do esporte, mas com uma guerra! Mais especificamente, com uma batalha entre habitantes atenienses e persas que aconteceu no ano de 490 a.C, na cidade de Maratona, na Grécia.

Atenas venceu e alguém precisava avisar seus cidadãos sobre a conquista! O responsável pela tarefa foi o soldado Pheidippides, que acabou precisando correr aproximadamente 42 km para levar o recado.

Ele só teve tempo de dizer “Vencemos” e caiu morto de exaustão!

A primeira Olimpíada da era moderna, que ocorreu no ano de 1896 em Atenas mesmo, homenageou Pheidippides criando a maratona (nome da cidade onde foi travada a batalha da história) – com, na época, um percurso de 24 km.

“Mas não existem registros de corridas de longa distância muito tempo antes disso tudo?” Existem, sim! Veja que interessante o que aconteceu no Antigo Egito.

O que a história diz sobre as corridas praticadas pelos egípcios?

Alguns documentos revelam que esse tipo de competição era disputado séculos antes de surgir na Grécia, lá no Egito, desde quando o faraó Taraca criou uma espécie de corrida de longa distância com o objetivo de ampliar o preparo físico do seu exército. A corrida tinha uma duração estimada de 100 km, hoje conhecida como “ultramaratona”.

Se você quiser ter um gostinho do que costumava ser tal disputa, no próprio Egito, existe um evento esportivo intitulado Pharaonic 100 km, que ocorre no sudoeste da cidade do Cairo, entre a pirâmide Hawara, em Faium e as pirâmides de Saqqara.

“E se eu quiser correr aqui no Brasil mesmo?”. Bem, o país não fica para trás e tem as suas próprias representações de maratonas.

Qual é a maratona mais famosa do Brasil?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta porque o país abriga não uma e nem duas maratonas extremamente famosas, mas pelo menos uma dezena delas! Em termos de beleza do percurso, a de Foz do Iguaçu ganha a liderança, enquanto, para quem procura desafio, as competições sediadas em São Paulo acabam ganhando destaque.

Ainda assim, tudo pode mudar de acordo com novidades trazidas pela organização em algum ano ou até de acordo com o clima no dia da competição, sem dúvida. Continue a leitura para conferir uma lista completa e escolher seu próximo alvo.

Quais as maiores maratonas do Brasil?

A Maratona do Rio de Janeiro, a São Paulo City Marathon, a Maratona Internacional de Porto Alegre e a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu são algumas das maiores maratonas do Brasil. Elas têm características únicas e, acima de tudo, têm o coração de muita gente.

Para não correr o risco de ficar comendo poeira, confira, abaixo, a lista das principais competições, quando e em que local elas ocorrem! Aproveite os efeitos da corrida no corpo antes mesmo de sair de casa, sentindo a adrenalina subir só de pensar em participar.

1.  Maratona do Rio de Janeiro

 

A Maratona do Rio de Janeiro é uma das mais longevas do país: sua primeira edição aconteceu em 1979!

Essa corrida de rua passa por cenários cenográficos populares, como a orla do Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo. Ela acontece, geralmente, em dois dias do mês de junho e tem, ainda, outras três categorias além da maratona de 42,195 km: a meia maratona (21 km) e provas de 5 e 10 quilômetros.

Para se inscrever, conhecer prazos e taxas, monitore o site oficial do evento.

2.  São Paulo City Marathon

 

A São Paulo City Marathon começou em 2016 e se tornou uma das mais procuradas por atletas do Brasil e também da América Latina. Todos os anos, ela recebe uma média de 15 mil inscritos!

Os corredores atravessam lugares conhecidos da capital paulista, inclusive por causa da transmissão televisiva da Corrida de São Silvestre, como a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, a Avenida 23 de Maio e o Parque Ibirapuera.

Sempre são abertas inscrições para os trajetos de 42 km ou de 21 km. Quem organiza o evento é a empresa Iguana Sports e, para participar, os corredores precisam fazer o cadastro online pelo site em meados de junho.

3.  Maratona Internacional de PoA (Porto Alegre)

 

A Maratona Internacional de Porto Alegre é o maior evento de atletismo do estado do Rio Grande do Sul e uma das corridas mais tradicionais do Brasil. Sua primeira edição aconteceu em 1983 e, até hoje, ela costuma ocorrer no mês de junho.

Algumas diferenças desta maratona para a maioria das outras maiores competições do país estão no clima – que costuma ser bem ameno, mas sem chuvas – e no trajeto, majoritariamente plano.

Dá para considerá-la uma ótima corrida para iniciantes e para entusiastas que desejam desafiar suas marcas pessoais. Você se encaixa nesse grupo? Fique ligado(a) no site para se inscrever quando chegar a hora.

4.  Maratona Internacional de Foz do Iguaçu

Atletas praticando a famosa maratona de Foz do Iguaçu

Com as quedas d’água conhecidas internacionalmente acompanhando os participantes durante todo o evento, a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu não só é uma das corridas mais bonitas feitas no país, como também aparece na lista quando alguém pesquisa por quais são as provas de corrida mais difíceis do Brasil.

Seu trajeto, que vai do Centro da cidade pertencente ao estado do Paraná, na Região Sul, até o Parque das Cataratas, traz como principais obstáculos as altas temperaturas e a topografia cheia de trechos desiguais.

Acontecendo desde 2007 no mês de setembro, a competição tem três segmentos: 11,5 km, 21 km e 42 km. As inscrições devem ser feitas no site do Sesc Paraná e a foto que você vê acima foi capturada por Ivo Lima, da Federação de Comércio do estado (Fecomércio PR).

5.  Maratona de Salvador

 

Você já conhecia a Maratona de Salvador? Ela recebe atletas de centenas de outras cidades que, além de desafiarem a sua resistência física, ainda aproveitam muita música e as paisagens deslumbrantes da cidade!

Seu trajeto acontece 100% na orla da praia e pode ser de:

  • 42 km;
  • 21 km;
  • 10 km; ou
  • 5 km.

A corrida é repleta de animação e axé, acontece geralmente em setembro e recebe inscrições através de seu site oficial.

6.  Maratona Internacional de Curitiba

 

Voltando à Região Sul do Brasil, a Maratona Internacional de Curitiba é o torneio de corridas mais expressivo do Paraná, atraindo cerca de 10 mil participantes a cada edição.

Esse evento, que acontece todos os anos em novembro, também abriga a Meia Maratona Internacional de Curitiba, que tem 21 km, além da competição de 42 km e de provas menores, com 5 e 10 km.

Seu itinerário engloba mais de 20 bairros da cidade e cartões-postais como o Palácio do Iguaçu, o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer. Inscrições pelo site oficial.

7.  Maratona Internacional de Floripa (Florianópolis)

 

O evento que acontece na cidade carinhosamente chamada de “Floripa” está entre as maratonas de corrida em Santa Catarina (SC) mais amadas pelo público e é relativamente jovem, já que sua primeira edição ocorreu em 2017.

Quem quiser participar tem até o mês de agosto, anualmente, para se preparar – e já deve saber que competirá com outros milhares de corredores, todos classificados pela Maratona de Boston.

O trajeto passa pelas avenidas Beira Mar Norte e Via Expressa Sul e pode ter 42 km, 21 km ou 5 km. Quer se inscrever? Fique de olho em novidades publicadas por fontes de notícias oficiais e de confiança, principalmente entre os meses de junho e julho!

8.  Maratona Internacional de São Paulo

 

Mais uma gigante dentre as competições nacionais, a Maratona Internacional de São Paulo reúne atletas que desembarcam em solo paulista vindos de Norte a Sul do Brasil, bem como corredores de diversos lugares do globo.

Inspirada na Maratona de Nova York, ela foi criada em 1995 justamente com o objetivo de agrupar os amantes do esporte em um só lugar. Seu ponto de largada é o Parque Ibirapuera e o evento costuma ser realizado em abril.

Busque pelo nome da competição em mecanismos de pesquisa da internet para mais informações.

Certifique-se de comprar o seu ingresso e fazer a sua inscrição somente em um site oficial, que leve a logomarca da prefeitura da cidade e de patrocinadores. Essa orientação vale tanto para a competição mais longa quanto para a Meia Maratona de SP.

9.  Maratona Internacional Maurício de Nassau

 

Realizada no Recife, em Pernambuco, com ponto de partida no Forte do Brum, endereço que abriga o Museu Militar em uma edificação construída pelos portugueses séculos atrás, a Maratona Internacional Maurício de Nassau leva, justamente, o nome do soldado enviado pelos holandeses para administrar o estado no século XVII.

Essa prova, que acontece no mês de setembro, passa por vários pontos turísticos e seus competidores têm 4 horas para completar os 42 km ou 5 horas e 30 minutos se optarem por fazer as provas de 21 km, 10 km ou 5 km.

Ela é, sem dúvida, um convite à superação. Procure por mais informações online ou nas redes sociais e inscreva-se apenas através do site oficial.

10.  Maratona Internacional de João Pessoa

 

A Maratona Internacional de João Pessoa, sediada na capital da Paraíba, teve sua primeira edição em 2021 e costuma acontecer em agosto.

Ela também abriga as outras três categorias além do percurso de 42 km – 21 km, 10 km e 5 km – e ainda uma categoria para Pessoas com Deficiência (PCDs) cadeirantes e uma para não cadeirantes, como também acontece em outras provas desta lista.

Seu regulamento e as orientações para inscrições estão disponíveis no site oficial. É verdade que faz calor em João Pessoa, mas não se preocupe, porque a temperatura é mais amena na época do ano em que a competição acontece.

11.  Maratona Monumental de Brasília

 

E por falar em calor, mais uma competição quente (e acalorada) é a Maratona de Brasília, que se autointitula “a mais monumental do país” e qualifica os atletas para o ranking mundial. Ela também tem suas versões enxutas de percursos, com 5 km e 10 km, além da meia maratona.

O que é a Meia Maratona de Brasília?

É a corrida com 21 km no total, de acordo com os próprios organizadores, planejada para quem ama desafios. Descubra como se preparar para correr uma meia maratona lendo este outro artigo publicado aqui no blog. Além disso, inscreva-se online e boa sorte!

Pronto. Agora você já viu quais são as principais maratonas do Brasil, anotou os meses em que elas costumam acontecer e como fazer para participar. O próximo passo é começar o aquecimento… Mas espera aí, quanto tempo você vai perder todos os dias indo atrás de saber se as inscrições finalmente foram abertas?

Facilite a sua vida com um calendário personalizado – e não daqueles que você talvez use no dia a dia de trabalho: mas sim um especial para o esporte que é sua paixão!

Como acompanhar o calendário de corridas?

O segredo para acompanhar um calendário esportivo feito de acordo com os seus objetivos é contar com a ajuda de uma plataforma digital de organização de eventos que permita que você faça pesquisas tanto pelo nome da competição quanto por cidades nas quais gostaria de correr.

Muitas vezes, na própria plataforma, você também consegue fazer sua inscrição ou comprar o seu ingresso e até receber mais orientações sobre a retirada do seu kit.

Aproveite e explore outras maratonas que talvez não estejam na lista trazida neste artigo, mas que possam se tornar um momento de diversão para você e quem mais praticar a corrida ao seu lado ou no mesmo grupo.

Agora, é buscar maneiras de manter o foco e a concentração e a largada vem no três, hein! Preparado(a)? 1, 2…

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário