Front Squat: 5 motivos para praticar o agachamento frontal

O agachamento frontal, front squat, apresenta inúmeros benefícios para o seu corpo e a sua saúde. Conheça todos eles e inclua-o já, no seu treino.

Front squat motivos para treinar.

O front squat ou agachamento frontal, se preferir, é um dos melhores meios de alcançar novos níveis na sua performance fitness, melhorando a força, a elasticidade e a mobilidade.

Para executar esse movimento, é importante ter flexibilidade no quadril, tornozelos, ombros e punhos. O fortalecimento muscular com front squat é diverso, trabalhando os quadríceps e o tronco, como nenhum outro movimento.

Para quem está começando e está intimidado, pode ser que se sinta mais confortável com o front squat por não precisar de uma barra apoiada nas costas.

Além disso, o movimento melhora a capacidade física do atleta, ajudando na execução de vários outros movimentos pertencentes ao crossfit.

Essa técnica está cada vez mais presente nas academias devido à sua estabilização frontal, estimulando os membros superiores e aumentando a demanda energética.

É válido saber que, ao manter a barra estável na altura dos ombros, os mesmos membros inferiores que o agachamento clássico são trabalhados. Porém, há uma menor pressão articular nos joelhos e coluna, porque é um movimento mais complexo que compõe menos carga.

Executado da forma correta, os benefícios do front squat são variados e vão além da melhora da postura, do equilíbrio e da musculatura das costas. Mas não esqueça, é preciso buscar a alimentação ideal atletas de crossfit, de maneira saudável.

Isso porque é preciso ser saudável, para praticar exercícios pesados da linha do crossfit, além de ser importante uma avaliação médica, para identificar se há restrições da prática para você.

A ajuda de um personal trainer qualificado, antes de iniciar qualquer atividade física que exija muito do seu corpo, também é importante para evitar lesões.

Conheça 5 benefícios do front squat

1.  Mobilidade dos punhos

Se você ainda é novo no meio fitness, pode ser que leve um tempinho para pegar o jeito, mas é tudo bem simples e a gente te ajuda.

Com os cotovelos altos, a barra bem sustentada nos ombros e com os punhos flexionados, logo o atleta começa a ganhar força e mais mobilidade nas articulações, para dominar o movimento.

Essa melhora dos punhos também irá trazer benefícios em outros exercícios do crossfit.

2.  Desenvolvimento dos quadríceps

A posição vertical que o front squat exige, foca mais nos quadríceps do que o agachamento clássico que conhecemos, e, por isso, é tão bom para o seu desenvolvimento.

3.  Melhora a flexibilidade

A flexibilidade nunca é algo muito notado pelos atletas, mas deveria. Ela tem um papel fundamental quando o assunto é movimento e, com bom movimento executado, obtém-se bons resultados.

Garantimos que o front squat ajudará a perceber que tem muitas regiões do seu corpo longe de estarem flexíveis.

Mesmo sendo um excelente exercício para desenvolver a força, o front squat, ou agachamento frontal, é capaz de desenvolver a flexibilidade. Isso acontece porque seus tornozelos, ombros, punhos e quadris atingirão o limite da mobilidade ao executar o movimento, o que é raro de acontecer em outros exercícios de agachamento, como o de costas, por ser mais curto.

4.  Joelhos saudáveis

O agachamento de costas trabalha a lombar e os joelhos em um nível muito mais alto do que o agachamento frontal. Aí já podemos citar uma outras vantagem do front squat.

Além de prejudicar menos, ajuda a deixar os joelhos mais fortes. É recomendado inclusive para quem já sofreu lesões, pois não faz um esforço extremo e ajuda a manter a articulação saudável por mais tempo.

5.  Auxilia em outros movimentos

O front squat no crossfit pode, ainda, ser muito útil em diversos movimentos, principalmente o clean e o thruster. Mesmo que o Clean seja um tipo de levantamento de peso olímpico, ambos precisam de uma subida de barra muito parecida na posição chamada front rack.

O levantamento de peso, através dos agachamentos frontais, garante a força e postura necessários para esse exercício.

No thruster também exerce vantagem. Para quem não sabe, o thruster é o front squat, só que é seguido pela elevação da barra acima da cabeça (movimento chamado de press). Logo, treinar o agachamento frontal com carga moderada cria resistência para a elevação do thruster.

E aí, vai começar a praticar o front squat? Ele não precisa ser realizado apenas nos boxes de crossfit. Por ser um movimento cujo corpo é a única ferramenta necessária, ele pode ser realizado em qualquer ambiente - e em qualquer treino. Por isso a gente repete: aproveite os seus benefícios.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

6 Respostas

Deixe seu comentário