Método Wim Hof: saiba os benefícios e como praticar

Tudo o que você precisa saber sobre o Método Wim Hof: como e por que ele surgiu, quais os seus benefícios, onde estudá-lo de forma mais aprofundada e os oito passos para colocar a respiração Wim Hof em prática antes do banho gelado (ou sem ele, se você preferir!).

Método wim hof

O método Wim Hof é conhecido principalmente pelas respirações enérgicas e pela pausa entre elas para que as células do corpo armazenem o máximo possível de oxigênio. Só que muita gente também sabe da existência dele por causa do banho gelado.

O método leva o nome de um atleta holandês que tem quase 30 registros no Livro dos Recordes – alguns quebrados por ele mesmo – relacionados à sua capacidade de suportar temperaturas ultra baixas e a outros feitos extremos que ficaram mundialmente famosos.

Vem com a gente conhecer como ele funciona.

O que é o método Wim Hof?

O método Wim Hof é uma série de exercícios e técnicas de respiração somadas à exposição do corpo a baixas temperaturas e a alongamentos e exercícios físicos. Ele se popularizou na década de 90 por ajudar no controle da dor e na melhora de processos inflamatórios do organismo.

O método estimula um jeito de inspirar e expirar que não só faz bem ao corpo como ajuda, por exemplo, no controle da ansiedade. Toda e qualquer pessoa pode colocá-lo em prática, desde que interrompa as atividades quando sentir qualquer desconforto.

Quem criou o método Wim Hof?

O Wim Hof foi criado por um atleta holandês de mesmo nome. Depois que a sua mulher faleceu, ele se viu tomando conta dos filhos sozinhos e decidiu seguir a vida de outra maneira.

Contrariando cientistas e estudiosos do mundo todo, o atleta provou que baixas temperaturas podem ser favoráveis ao organismo e garantiu poder ensinar todo mundo a viver do mesmo jeito que ele.

Wim Hof se autocaracteriza como um louco e é conhecido mundo afora por "homem de gelo". Ele já:

  • escalou o Monte Everest e o Monte Kilimanjaro sem camisa;
  • ficou o máximo de tempo submerso em cubos de gelo;
  • correu uma maratona no Ártico a -20ºC só de bermuda e tênis;
  • e muito mais.

Procure pelo atleta no Livro dos Recordes e verá!

Como praticar o método Wim Hof?

O método Wim Hof começa na respiração, passa pelos exercícios e alongamentos e chega até a exposição do corpo a baixas temperaturas. Para praticá-lo, você precisa sentar ou deitar confortavelmente, em uma posição que permita aos pulmões se expandirem por completo.

Uma vez na posição e, preferencialmente, com os olhos fechados, siga o que trouxemos abaixo.

1.  Faça os exercícios de respiração do método Wim Hof

Pronto para começar? Veja como fazer a respiração abaixo.

  1. Inspire profundamente bem forte – de forma enérgica – e solte o ar com leveza até sentir que os pulmões realmente ficaram vazios.
  2. Repita o movimento pelo menos 30 vezes.
  3. Depois que terminar as 30 repetições, encha totalmente o pulmão e prenda o ar pelo maior tempo possível.
  4. Vá esvaziando aos poucos e tranquilamente.
  5. Tampe a respiração de novo, sem inspirar, com os pulmões vazios.
  6. Perceba o oxigênio circulando pelas suas células e repare que você não se desespera em busca do ar externo.
  7. Volte a respirar normalmente, encha os pulmões por completo e aos poucos e segure o ar durante 15 segundos.

Comece tudo de novo e repita o ciclo pelo menos três vezes no total. A cada etapa, você deve notar que os pulmões ficam mais resistentes e o tempo que consegue ficar sem respirar vai aumentando.

Fique sabendo!

Nas respirações enérgicas do começo do ciclo é normal sentir uma leve tontura ou algum tipo de dormência. Qualquer desconforto exagerado não é normal.

Ao terminar o ciclo, suas principais sensações devem ser o relaxamento físico e mental. Isso porque toda a sequência permite ao corpo ter mais oxigênio e eliminar o máximo possível de gás carbônico.

Além de tudo, aumenta o pH do sangue, deixando-o mais alcalino e reduzindo a circulação de ácido lático, fazendo com que qualquer dor fique menor ou até mesmo imperceptível.

2.  Passe para os alongamentos e exercícios físicos

Comece a próxima etapa do Wim Hof fazendo mais uma respiração enérgica e retendo o ar por alguns segundos, como ensinamos anteriormente. Oxigene as suas células antes do alongamento e dos exercícios e aí, sim:

  • faça o máximo que conseguir de flexões de braço – mulheres podem apoiar os joelhos no chão, tomando cuidado para a coluna permanecer reta e imóvel; ou
  • pratique yoga; e/ou
  • alongue todas as áreas do seu corpo que você sabe que precisam de alongamento.

O mesmo vale para a realização de outros exercícios. Tem também quem pule essa parte e vá da respiração direto para a exposição ao frio.

3.  Exponha-se ao frio

Mais comumente realizada através de um belo banho gelado, a exposição ao frio seguida pela respiração Wim Hof ajuda, inclusive, no emagrecimento, é positiva para o aumento da circulação sanguínea e possibilita a ativação dos mecanismos de defesa do corpo (sistema imunológico).

Quando o corpo entra em contato com a água gelada, se obriga a produzir calor imediatamente. Isso impacta na redução de gordura e na interrupção ou melhora de processo inflamatórios.

Para começar, entre no banho normalmente, com a água morna/quente e, antes de sair, tome uma "ducha" de água gelada que dure pelo menos meio minuto. Aumente o tempo embaixo da água gelada aos poucos até que você não precise mais começar o banho com a quente.

Sabe aquelas pessoas que a gente vê entrando em banheiras de gelo em vídeos da internet? Se não forem lutadores, pode apostar que eles estão colocando em prática exatamente o método sobre o qual estamos tratando aqui!

Quantas vezes por dia fazer Wim Hof?

O próprio criador do método e vários especialistas dizem que o ideal é colocá-lo em prática uma vez ao dia – após acordar e em jejum.

A respiração acaba ajudando em vários momentos e tem quem a utilize para tentar dormir melhor, por exemplo. Então, se você achar que precisa dela, não tem problema realizá-la sem que seja pela manhã.

Só se preocupe em estar sempre em um ambiente seguro e pare de fazer qualquer outra coisa antes de começar. Dirigir colocando em prática o Wim Hof? De jeito nenhum!

Como funciona o método de respiração Wim Hof?

A respiração Wim Hof acontece pelo nariz, com a pessoa sentada ou deitada e nunca de pé. Ela começa enérgica, com puxadas rápidas do ar para dentro dos pulmões, e depois tem uma pausa para que o ar fique retido no corpo.

A seguir, veja suas etapas distribuídas em passos.

Como fazer a respiração do método Wim Hof?

Fique sentado(a) ou deitado(a) para começar e vamos lá!

  1. Inspire profundamente e bem forte, como se levasse uma rajada de ar para os seus pulmões.
  2. Solte o ar devagar até esvaziar os pulmões. Repita 30 vezes.
  3. Depois de terminar as repetições, encha os pulmões de ar novamente. Prenda.
  4. Fique sem respirar o máximo de tempo possível.
  5. Solte o ar aos poucos.
  6. Prenda a respiração novamente sem encher os pulmões de ar.
  7. Respire fundo e encha os pulmões. Segure por 15 segundos.
  8. Repita o ciclo pelo menos 3 vezes.

Isso prepara o seu corpo para mais coisas do que você imagina!

Método Wim Hof e Tummo são a mesma coisa?

Apesar de parecidos, a respiração Tummo está ligada ao budismo e envolve técnicas de visualização, pensadas para que quem as coloca em prática encontre um estado profundo de meditação e aumente o calor do corpo. O método Wim Hof não tem nenhuma base religiosa.

Seus benefícios surpreendentes são relacionados ao funcionamento do organismo e do cérebro.

Quais os benefícios do método Wim Hof?

Quem transforma o método Wim Hof em um estilo de vida previne doenças, reduz dores e inflamações, controla o stress e a ansiedade, queima mais gordura, melhora o sono e aumenta desempenho nos esportes. Ele pode ajudar até no tratamento de apneia! Você sabia?

A prática contribui também na remissão de transtornos mentais – somada a outras iniciativas e ao acompanhamento especializado de um profissional de saúde mental, claro. Sua eficiência está comprovada.

O método Wim Hof é eficiente?

O método Wim Hof é verdadeiramente eficiente e pode até ter deixado muitos especialistas contrariados no início, mas se provou válido e mudou a opinião de muita gente quanto à exposição ao frio, principalmente.

Como ele aumenta a proteção do organismo, fortalece o sistema imunológico e, já que envolve respiração e controle da temperatura corporal, também permite melhor regulação do sistema nervoso autônomo, responsável pela circulação do sangue e pelos batimentos do coração.

Vários estudos tratam da eficiência do método, entre eles, um de 2014 chamado "Ativação voluntária do sistema nervoso simpático e atenuação da resposta imune inata em humanos" e um feito com o próprio atleta holandês em 2018.

Esse último leva o nome de "Brain Over Body" ou "Cérebro sobre o corpo" na tradução literal.

Detalhes sobre as pesquisas e sobre o método propriamente dito podem ser encontrados no site oficial do Wim Hof Method. Para quem quer se aprofundar nos treinamentos, lá também é o lugar!

Como treinar o método Wim Hof?

Fora a prática das respirações em etapas, os exercícios feitos corretamente e o banho gelado, quem quer treinar o método Wim Hof pode recorrer às orientações do atleta que estão na internet – em seu site oficial – e ao livro escrito por ele e vendido também em português.

O livro, que se chama "O Método Wim Hof: técnicas de respiração e exposição ao frio para ativar todo o seu potencial humano", está disponível na Amazon e em livrarias de todo o país.

Lembre-se que a evolução é marcada pelo aumento da quantidade de tempo que você consegue ficar sem respirar a cada novo ciclo das respirações e pelo crescimento da elasticidade e da força do seu corpo.

Se você perceber que está dormindo melhor ou que a sua ansiedade está mais controlada, saiba que esses também são sinais de evolução.

O método Wim Hof serve para controlar a ansiedade?

Não restam dúvidas de que sim: a respiração indicada pelo atleta holandês tem muito valor no controle da ansiedade e na busca pelo bem-estar mental além do físico.

Aliás, várias alternativas de controle da respiração ajudam nisso. Só o fato de você ter consciência da maneira como você puxa e solta o ar já é um grande passo!

Experimente mais técnicas, se quiser, por exemplo: segurar uma narina enquanto puxa o ar pela outra e inverter na hora de soltar e aquela de inspirar, segurar o ar alguns segundos, soltar e segurar mais um pouquinho.

Ansioso(a) ou não, aplique o método no seu cotidiano como atleta e acompanhe a evolução do seu organismo. Respire do jeito Wim Hof, tome seus banhos gelados e faça seus exercícios, encaixando-os na respiração.

Daqui algumas semanas, esperamos receber um relato seu contando como tudo mudou para melhor! Combinados? Enquanto isso, dá uma olhada nas fotos do Instagram do holandês.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

33 Respostas

Deixe seu comentário