Exercício físico e atividade física: conheça as diferenças

Por mais que pareçam a mesma coisa, o exercício e a atividade física possuem características próprias. Conheça agora suas diferenças.

Exercício físico e atividade fisica

Você já teve a seguinte dúvida: qual a diferença entre exercício físico e atividade física? Então, já sabemos que manter o corpo em movimento é importante para evitar uma porção de problemas que envolvem os músculos, articulações e aparelho cardiovascular.

Uma rotina ativa é benéfica para o corpo e para a mente em qualquer fase da vida, além de perda de peso e queima de calorias, é um comportamento que, junto com uma alimentação saudável, pode resultar em mais disposição diária e prolongar os anos de vida.

O fato é que um exercício físico é diferente de uma atividade física e trouxemos suas principais características e exemplos para que você possa usar o termo correto quando se referir aos termos no dia a dia!

O que é exercício físico

Um exercício físico é uma atividade sistematizada, ela geralmente possui um objetivo, como ganhar massa muscular, perder peso, melhorar o sistema imunológico e cardiovascular, tratamento contra depressão, entre outros.

Ou seja, ela necessita repetição, tempo determinado e uma rotina constante que poderá proporcionar melhora física e atlética. Pode ser realizada em casa, academias, ao ar livre, em escolas de luta ou de modo particular com um treinador.

Alguns exemplos de exercícios físicos são: musculação, crossfit, ginástica, futebol, vôlei, natação, alongamento, corrida e muay thai.

A importância do exercício físico

Além de tudo que foi dito acima, o exercício físico alivia as dores musculares, melhora a qualidade de sono, o desenvolvimento físico e cognitivo, reduz o estresse e gera a sensação de bem-estar.

Para quem é atleta ou deseja tornar-se, é o responsável pela melhora física, ajudando no aumento de massa muscular, força, resistência, desempenho e foco.

E a atividade física, o que é?

Atividade física é qualquer movimento que faz uso dos músculos corporais e tira o corpo do seu estado de repouso para realizar tarefas comuns do dia a dia. Não necessita nenhum tipo de disciplina ou sistema.

Ele também queima calorias e gasta energia, porém em uma quantidade muito reduzida, já que o esforço é menor. Alguns exemplos de atividades físicas são: andar, varrer a casa, subir e descer escadas, passar roupa, passear com o cachorro e cozinhar.

A importância da atividade física

Assim como o exercício físico, uma atividade física feita diariamente pode queimar calorias. Varrer a casa pode queimar até 180 calorias, passear com o cachorro chega a queimar 300 calorias e, cozinhar, 180 calorias.

Caminhar 30 quilômetros por semana, por exemplo, é o suficiente para promover benefícios à saúde, não importa se andou dentro de casa, ao pagar as contas, fazer compras no shopping ou buscar o filho na escola.

Normalmente a atividade física ajuda a manter o peso, reduzir a pressão arterial e frequência cardíaca, combate algumas doenças do coração e o estresse, mas precisam ser realizadas com recorrência para apresentar tais benefícios.

Por mais que varrer a casa seja o suficiente para queimar algumas calorias, não vai ajudar no combate a uma doença como a diabetes, ainda que seja realizada com frequência, deve-se recorrer aos exercícios físicos devidamente monitorados.

Afinal, qual a diferença entre exercício físico e atividade física?

O primeiro ponto a se levar em consideração é que todo exercício físico é uma atividade física, já que movimenta o corpo. Porém, atividades físicas não podem ser consideradas exercícios físicos, já que não possuem uma rotina, um sistema e um cronograma para seguir.

O exercício físico possui objetivos específicos e trabalha-se, com auxílio profissional, para atingi-los, diferente da atividade física que acontece diariamente sem a intenção de aumentar a massa muscular ou treinar.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário