Metas de atividade física para 2025: veja como criar as suas

Tudo o que você precisa saber para criar sua lista de metas de atividade física para 2025: explore exemplos de objetivos e sete tendências para ficar de olho.

Por Redação 18 de Dezembro de 2024 10 min. de leitura
Casal sorridente ao ar livre, aproveitando um momento juntos em um cenário ensolarado, refletindo felicidade e companheirismo.

Compartilhe:

Para criar metas de atividade física em 2025, avalie sua condição atual para entender suas capacidades e limitações, defina objetivos específicos e realistas a partir de um cronograma. Para cumpri-las, inclua estratégias motivacionais, e monitore regularmente seu progresso, ajustando os planos conforme necessário. 

Ao ter objetivos bem definidos, você consegue direcionar seus esforços e manter a motivação ao longo dos dias, especialmente para quem está começando ou retomando uma rotina ativa.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo(a), pois criar metas não precisa ser algo complicado. Com um pouco de planejamento, é possível traçar caminhos claros para subir no pódio, considerando tanto os desafios quanto as oportunidades no seu dia a dia. 

Neste conteúdo, você confere tudo o que precisa saber para tirar seus objetivos do papel (ou do bloco de notas do celular) e, depois, para colocá-los em prática no próximo ano! Boa leitura.

A pergunta que não quer calar: o que pode ser considerado atividade física?

A atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos que resulta em gasto de energia, o que inclui tanto práticas planejadas, como ir à academia ou correr no parque, quanto atividades do dia a dia, como caminhar até o trabalho, limpar a casa ou subir escadas. 

De maneira geral, qualquer movimento que faça o corpo sair do estado de repouso pode ser considerado uma atividade física.

Só que existem diferentes tipos!

Atividades aeróbicas, como caminhar, correr e pedalar, por exemplo, estimulam o coração e os pulmões, melhorando a capacidade cardiovascular. Já os exercícios de força, como levantar pesos ou fazer flexões, ajudam a desenvolver e manter a musculatura. 

Além disso, práticas como yoga ou pilates entram na categoria de atividades de flexibilidade e equilíbrio, com foco na mobilidade articular e na prevenção de lesões.

Viu só como praticar atividade física não é tão difícil quanto você pensava? Agora, você só precisa definir os objetivos que quer alcançar.

Qual é o principal objetivo da atividade física?

O principal objetivo da atividade física é promover saúde integral, beneficiando tanto o corpo quanto a mente.

Fisicamente, ela fortalece o sistema cardiovascular, melhora a circulação, aumenta a resistência muscular e ajuda a controlar o peso. Esses ganhos reduzem o risco de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, impactando diretamente na qualidade de vida.

Já no âmbito mental, atividades como corrida ou yoga estimulam a produção de neurotransmissores, como endorfina e serotonina, aliviando o estresse e melhorando o humor. Além disso, esportes coletivos promovem habilidades sociais e cognitivas, incentivando a interação e a concentração.

Parece bom, né? A dica, aqui, é elencar os seus objetivos e encontrar as melhores opções para atingi-los. As próprias tendências fitness do próximo ano podem ajudar a alcançar essas metas!

7 principais tendências fitness para 2025

As principais tendências fitness para 2025, segundo uma pesquisa feita pela American College of Sports Medicine (ACSM), incluem uma combinação de práticas tradicionais e tecnologias aplicadas ao esporte que promete transformar a forma como as pessoas se exercitam.

A edição mais recente do relatório contou com mais de dois mil participantes, que são, em sua maioria, profissionais como personal trainers, instrutores, pesquisadores e professores com mais de 10 anos de experiência na área.

Dê uma olhada nos resultados, resumidos em sete pontos para você!

  1. Exercícios para a perda de peso: devido ao aumento das taxas de obesidade, atividades focadas na perda de peso, como treinos HIIT e funcional, estão em alta por combinar queima calórica rápida com ganho de condicionamento físico
  2. Treinamento de força tradicional: o uso de pesos livres, máquinas e calistenia continua popular entre quem quer ganhar músculos e melhorar a saúde óssea e metabólica. Pessoas de todas as idades, inclusive idosos, têm optado por modalidades como a musculação ou a calistenia para melhorar a mobilidade e prevenir lesões.
  3. Coaching de saúde e bem-estar: a crescente busca por orientação personalizada tem levado muitos a procurarem coaches de saúde e bem-estar, que ajudam a integrar exercícios, alimentação e mentalidade positiva em um estilo de vida saudável e sustentável.
  4. Tecnologia aliada à saúde: os chamados dispositivos wearables (vestíveis), como smartwatches avançados e monitores cardíacos, permitem monitorar em tempo real dados como qualidade do sono, calorias gastas e níveis de estresse, proporcionando um acompanhamento mais preciso do bem-estar.
  5. Exercícios para a saúde mental: graças à maior conscientização sobre a importância do equilíbrio emocional, práticas como yoga, tai chi e meditação guiada tendem a ganhar ainda mais destaque em 2025 por oferecer alívio do estresse e promoção da saúde mental.
  6. Tecnologia de treinamento baseada em dados: o uso de plataformas e softwares que analisam o desempenho dos treinos é uma grande promessa para o próximo ano, permitindo que praticantes acompanhem métricas detalhadas e profissionais criem planos personalizados mais eficazes para seus alunos.
  7. Aplicativos móveis para exercícios: apps que oferecem aulas sob demanda, treinos personalizados e comunidades virtuais tendem a oferecer ainda mais praticidade em 2025 para quem prefere se exercitar em casa ou adaptar os treinos à rotina.

Gostou do que o futuro reserva para a virada do ano? Para aproveitar essas tendências ao máximo, só falta aprender a tirar seus planos do papel. Vamos juntos!

Como criar metas de atividades físicas para 2025: passo a passo com exemplos

Para criar metas de atividades físicas para 2025, desenvolva um planejamento estruturado em etapas realistas que ajudem a transformar seus objetivos em pequenas ações práticas que possam ser cumpridas no dia a dia. 

Veja o passo a passo para começar já!

1. Avalie sua condição atual

Antes de definir seus objetivos, você precisa conhecer sua condição física e suas limitações. 

Faça uma autoavaliação ou consulte um profissional para entender seus níveis de força, resistência e flexibilidade: se você sente dificuldade em correr por 10 minutos seguidos, por exemplo, isso pode indicar que o foco inicial deve estar no ganho de resistência cardiorrespiratória.

2. Defina objetivos específicos e realistas

Metas vagas, como “quero melhorar minha saúde”, podem ser muito mais difíceis de alcançar do que objetivos específicos e mensuráveis. 

Aqui vai um exemplo: em vez de escrever no seu planejamento “quero correr mais”, experimente definir que você vai “correr cinco quilômetros sem parar até junho de 2025”. Esse direcionamento mais específico e com prazo vai ser o gás que você precisa para riscar esse item da sua lista. 

Só vale lembrar que essas metas devem considerar seu estilo de vida e sua disponibilidade, viu?

3. Estabeleça um cronograma

Divida suas metas em prazos curtos, médios e longos para acompanhar o progresso: se o objetivo é fazer 30 minutos de atividade física por dia, comece com 15 minutos nas primeiras semanas e aumente gradualmente. Esse cronograma ajuda a criar consistência e evita a sobrecarga inicial.

4. Considere adotar estratégias motivacionais

Identifique fatores que mantêm sua motivação em alta, o que pode incluir treinar com amigos, utilizar aplicativos que acompanhem seu progresso ou estabelecer recompensas para cada meta alcançada. 

Após completar um mês de treinos consistentes, por exemplo, você pode se presentear com um novo “lookinho de treino” ou algo do tipo. Encontre algo que o(a) motive e trabalhe para atingir a meta!

5. Monitore e ajuste suas metas quando necessário

Acompanhe seu progresso regularmente e, se necessário, ajuste suas metas ao longo do tempo. Não tem problema algum fazer isso de vez em quando! O pior é desistir do objetivo porque você “deixou a peteca cair”.

Se um objetivo inicial parecer muito fácil ou difícil, revise-o para que ele continue desafiador, mas alcançável. Pense, por exemplo, que você superou sua meta de corrida antes do esperado. Nesse caso, considere aumentar a distância ou o ritmo gradativamente, para seguir sempre avançando.

Quer uma mãozinha para montar uma rotina de treino? A equipe Atletis preparou exemplos que valem medalha de ouro para você se inspirar e adaptar ao seu dia a dia.

20 exemplos práticos de metas para 2025

Agora que você já conhece o passo a passo para criar suas metas de atividades físicas, é hora de ver como isso pode ser aplicado na prática. Dê uma olhada!

Para iniciantes

Para quem está começando ou retomando a prática de atividades físicas, o foco deve ser na criação de hábitos consistentes e no aumento gradual da intensidade. Experimente elencar algumas das metas abaixo!

 
  1. Caminhar três vezes por semana por 20 minutos até março e aumentar para 30 minutos até o final do ano.
  2. Fazer exercícios de alongamento por 10 minutos diários durante todo o mês de janeiro.
  3. Subir e descer escadas por 15 minutos duas vezes por semana até o final de abril.
  4. Praticar uma aula de yoga online duas vezes por semana durante os primeiros três meses de 2025.
  5. Participar de uma caminhada de três quilômetros até o mês de julho e tentar aumentar a distância até o final do ano.

Para atletas avançados

Para aqueles que já têm um nível avançado de condicionamento, o foco pode ser em metas mais desafiadoras, seja em termos de resistência, força ou desempenho.

 
  1. Levantar 10% a mais de peso nos principais exercícios (supino, agachamento e levantamento terra) até julho.
  2. Correr uma maratona completa até novembro, com o objetivo de completar a prova em menos de 4 horas.
  3. Participar de um triatlo (com 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida) até setembro.
  4. Melhorar a flexibilidade para conseguir fazer um espacate até o final do ano.
  5. Treinar para um desafio de escalada e conseguir alcançar um pico de 200 metros de altura até dezembro.

Com foco na saúde mental

As metas voltadas para a saúde mental também são importantes, e podem ser integradas à rotina de atividades físicas. Experimente inserir as ideias abaixo no seu calendário!

 
  1. Praticar meditação por 10 minutos diários até março e aumentar para 20 minutos até junho.
  2. Participar de uma aula de yoga duas vezes por semana durante 6 meses para reduzir o estresse.
  3. Fazer uma caminhada consciente (sem música ou distrações) por 30 minutos, três vezes por semana durante o ano todo.
  4. Praticar técnicas de respiração profunda 5 minutos por dia durante 2 meses para aumentar a sensação de calma.
  5. Estabelecer um tempo de desconexão de dispositivos eletrônicos de 30 minutos antes de dormir, com o objetivo de melhorar a qualidade do sono até o meio do ano.

E agora? Ficou mais fácil fazer suas metas para 2025? Dica de ouro: coloque na sua lista “navegar pelo blog com as melhores dicas sobre desempenho da Atletis” para conferir outras dicas incríveis para riscar todos os objetivos e levar medalha quando o assunto for se superar!

Deixe seu comentário ou dúvida

Deixe seu e-mail e fique por dentro de tudo que acontece
no mundo do esporte!

Seu cadastro foi enviado com sucesso!

Em breve você receberá em seu email, todas as
novidades, dicas e promoções da Atletis.