Como organizar um campeonato de skate em 6 etapas

Para organizar um campeonato de skate é preciso programar cada detalhe e coordenar cada passo. Siga nossas dicas e organize o seu evento com tranquilidade.

Organizar um campeonato de skate

Para organizar um campeonato de skate, pode-se dividir as tarefas organizacionais em algumas etapas. Esta é uma maneira fácil, como se fosse a elaboração de uma lista, para garantir que nenhum detalhe fique de fora da sua estrutura.

O seu trabalho será organizar e delegar tarefas (caso você conte com a ajuda de pessoal), facilitando a checagem de todo o trabalho a ser feito, além de tentar fechar contratos e patrocínios.

Levando isso em conta, a gente separou essas tarefas em seis etapas, listando-as para você como executar cada uma, num passo a passo para organizar o seu evento esportivo.

Etapa 1

Para começar, pense e defina os primeiros detalhes sobre o evento, tais como:

  • o tamanho do evento;
  • local;
  • data;
  • horário; e
  • tipo de evento (game of skate, bateria, jam session ou best trick, por exemplo).

As modalidades precisam ser definidas e aqui temos algumas ideias e sugestões:

Jam session

Os skatistas andam pela pista de forma alternada, ou seja, sem seguir uma ordem de apresentação.

O tempo de duração para cada volta é de 60 segundos, sendo que o atleta começa sua apresentação cronometrada e, assim que o tempo se esgotar, um sino é tocado para que o competidor termine a prova.

Durante o percurso, se o atleta cair ou errar a manobra, deve imediatamente sair da pista, deixando-a livre para o próximo competidor.

Best trick

Neste tipo de competição, os atletas serão avaliados somente pelas manobras realizadas e o vencedor é escolhido pelo grau de dificuldade da manobra e pelo nível técnico usado durante a execução.

O intuito desta modalidade é aumentar o nível de dificuldade e a excelência no momento da performance.

Game of skate

O estilo “mata-mata” é definido de acordo com uma tabela de chaveamento e dois competidores desafiam-se que apenas um sairá vencedor.

Este vencedor disputará a próxima etapa com o vencedor da próxima dupla e, sendo assim, o grande campeão da competição será o participante que ganhou todas as disputas anteriores. É uma ótima modalidade para eventos maiores.

Bateria

Parecida com o estilo Game of skate, esta modalidade também acontece com uma divisão de competidores, porém com divisões apenas em níveis: iniciantes, intermediários e avançados.

Vale lembrar que esses níveis podem ter outro nome qualquer e que também podem ser divididos em mais ou menos grupos.

No entanto, diferente das outras modalidades, nesta disputa é escolhido um vencedor para cada nível.

Etapa 2

A segunda etapa da organização servirá para resolver as questões administrativas gerais e isso significa que você deverá:

  • entrar em contato com a prefeitura;
  • analisar o local onde acontecerá o evento;
  • conseguir o alvará de funcionamento do evento;
  • analisar as equipes médicas e saber quantas serão necessárias;
  • organizar comidas e bebidas;
  • pensar nas demais estruturas, como a disposição dos banheiros.

Esta é uma etapa que exige maior atenção, pois cuidar da parte burocrática requer sempre muita atenção e paciência.

Etapa 3

Esta etapa envolve a parte financeira do seu campeonato, quando será preciso analisar bem os contratos com:

  • patrocinadores;
  • fornecedores;
  • jurados para a competição; e
  • premiações (que podem ser oferecidas pelos patrocinadores, por exemplo).

Como organizador de eventos, você quer reduzir os custos do seu campeonato e faturar mais, investindo com sabedoria e controle, certo?

Por isso mesmo é importante saber como elaborar uma proposta de patrocínio esportivo, pois isso pode trazer inúmeros benefícios para você (como a redução de custos, citada anteriormente, por exemplo).

Para isso, é preciso garantir que os nomes das empresas patrocinadoras estarão bem visíveis em todo o evento: pois é isso que atrairá patrocinadores interessados.

Você também pode negociar, por exemplo, que os patrocinadores fiquem responsáveis pela premiação aos atletas - lembra que pontuamos isso mais acima?

A escolha dos fornecedores também é importante, para que você contrate empresas e pessoas que ajudarão a manter o seu padrão de qualidade perante o seu público.

Etapa 4

Esta é a hora em que seu evento ganhará “vida”, através dos detalhes que fazem a diferença, como iluminação e som de qualidade.

Para isso é preciso considerar:

  • procurar um bom locutor;
  • contratar um mestre de cerimônia para a parte da premiação;
  • iluminação de qualidade;
  • um bom DJ;
  • uma boa mesa de som.

Além disso, nesta etapa é necessário checar as inscrições dos participantes e conferir se cada atleta possui os equipamentos de segurança pessoal exigidos no seu regulamento, como capacetes, joelheiras, cotoveleiras, entre outros.

Etapa 5

Para organizar esse evento esportivo, será preciso pensar em como coordenar as equipes que trabalharão somente no dia do evento, como por exemplo:

  • as equipes de segurança;
  • limpeza; e
  • a equipe responsável para auxiliar o público e os competidores, o staff, se houver.

Treinar o seu pessoal é importante para manter o evento operando tranquilamente, pois, com a ajuda desse staff, o público participante conhecerá o local e como se localizarem a respeito da distribuição de água ou venda de comidas.

Coordenar este setor requer calma e atenção redobrada, pois será necessário conhecer bem o local onde ocorrerá a competição de skate.

Pense, também, na equipe de segurança que pode ser dividida em duas:

  • a equipe responsável pelo público e pelos skatistas; e
  • a que cuidará dos portões de entrada e de pontos estratégicos, para que ninguém consiga adentrar sem portar o ingresso necessário.

Uma divisão na equipe da limpeza também poderá acontecer, uma vez que manter a limpeza e a organização durante toda a competição, demonstra cuidado com o evento.

Etapa 6

Por último, na hora de organizar um campeonato ou qualquer outro evento esportivo, seja relacionado ao skate ou não, é necessário fazer ótimas campanhas de marketing, que devem considerar todos os pontos relatados abaixo:

  • divulgação gratuita, como nas mídias sociais;
  • divulgação em meios tradicionais (como rádio e jornais locais);
  • fotógrafos;
  • convites; e
  • ingressos.

De nada adiantaria todo esse planejamento sem a devida divulgação e comunicação, para que seu evento chegue a todos os cantos da cidade, atraindo o público e os competidores.

Para facilitar, você pode contar com plataformas de vendas de ingressos esportivos, otimizando seu tempo como organizador.

Com a ajuda dessas plataformas, é possível controlar o número de inscritos, por exemplo, em tempo real, acompanhando as vendas de ingressos online e emitindo diversos relatórios.

Se seguir todas estas etapas, será mais fácil manter a organização e elaborar um checklist para que nenhum detalhe passe despercebido.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário