8 Dicas para criar um nome chamativo para evento esportivo

Preparamos algumas dicas infalíveis que irão te ajudar a impulsionar a criatividade, criar o nome perfeito e tornar o seu evento esportivo memorável.

Nomes para eventos esportivos

Escolher nomes para eventos ou nomes para empresas de eventos não é uma tarefa complicada, porém nomear exige uma grande responsabilidade, principalmente quando o assunto é do nosso interesse e será inserido em um mercado.

É importante que a escolha seja feita com cuidado para que seja marcante, definindo expectativas quanto às próximas edições. Aqui, vamos ajudá-lo com oito dicas de como formular nomes criativos de eventos esportivos.

1.  Atente-se às abreviações

Na hora da criação de um nome para eventos, é muito importante pensar em suas iniciais, pois isso provavelmente irá gerar uma abreviação que, na maioria das vezes, é muito mais utilizada, principalmente se o nome for extenso demais.

Antes de sair criando a sua marca de evento ou de empresa de eventos, com o nome que escolheu, faça uma rápida pesquisa pela internet e veja bem se o nome não levará para links e atalhos que possam gerar constrangimentos e afetar participações e contratos.

Isso é importante para que não haja comparações com iniciais que encaminhem para algum tipo de doença, grosseria ou sentido sexual.

2.  Nomes curtos levam vantagens

E sabe por quê? Porque são fáceis de serem lembrados e rápidos na hora da pronúncia.

Isso, com certeza, irá ajudar muito na hora da divulgação, pois ficam gravados mais facilmente na cabeça das pessoas.

3.  Aproveite-se das falhas do mercado

Encontrou, no mercado em que atua, alguma lacuna que não foi preenchida ainda? Aproveite a chance!

Se você sentiu falta de algum esporte, palavra específica ou termo comumente utilizado no meio esportivo, agarre-o.

As chances de alguém já ter sentido o mesmo que você são grandes e isso trará originalidade na hora de gerar o nome para o evento - mas, para dar certo, lembre-se de efetuar pesquisas em buscadores, pois isso evitará com que você saia envaidecendo uma falsa inovação.

4.  Pense diferente

Não tenha medo do diferente! Criar algo que se destaque e seja memorável reside em não fazer mais do mesmo. O que é novo desperta curiosidade e interesse, acredite.

Além disso, não ter o nome do seu evento ou da sua empresa organizadora de eventos esportivos associada a algo já existente, é importante para consolidar uma marca.

5.  Seja criativo, mas objetivo

Não podemos perder o foco, por isso você precisa ter um planejamento antes de gerar um nome criativo organizando o evento esportivo. Mas, o que seria isso? É saber o que quer passar para os participantes: é a sua ideia principal, o seu objetivo e tudo redirecionado no seu público.

Você pode ousar e criar um nome engraçado e inteligente, mas precisa fazer sentido com toda sua marca, para não gerar estranhamento ou confusão para os atletas. Ser objetivo, mesmo que nada óbvio, é um caminho seguro.

Isso quer dizer que se for uma caminhada, diga que é uma caminhada. Se for organizar uma corrida, diga que é corrida. E, ainda, se for em prol de alguma bandeira ou com intuito voluntário, deixe tudo bem claro.

6.  A ajuda do dicionário

Existem milhares de palavras que podem expandir seus horizontes. Muitas vezes você pode encontrar um sinônimo diferente no dicionário para algo que é sempre repetido da mesma forma.

Usando o novo ao seu favor, você se destaca e ainda adquire conhecimento. Se você não tem um dicionário em casa, procure no celular ou no computador.

7.  Verifique a disponibilidade

De nada adianta você passar horas - e até mesmo dias - criando o nome perfeito para o evento e, no fim, descobrir que alguém pensou nele antes.

Por isso, antes de sair divulgando o seu evento esportivo, verifique os direitos legais, URLs e plataformas de mídias sociais como Twitter, Instagram e Facebook - que, aliás, são ótimas ferramentas para, depois de escolher o nome, divulgar o seu evento gratuitamente.

Outra dica, caso sua ideia seja criar algo pensando em grandes proporções é analisar a questão do registro no INPI, ou seja, registrar o nome/marca do seu evento, evitando que alguém possa utilizá-la futuramente e você perder o direito.

8.  Sites geradores de nomes

Hoje, no Google, você facilmente encontra sites que dispõem dessa função. Costumam ser páginas simplificadas, com uma caixa de pesquisa na qual você insere todas as palavras-chave que têm relação com o seu evento.

Depois que você criar uma seleção de palavras, fizer todas as pesquisas e não encontrar aquela ideia genial em nenhum outro lugar, pode colocar todas em um site gerador de nomes, conseguindo uma ajudinha para a sua criatividade.

Não se desespere: nomes de eventos são importantes, mas, com calma e paciência, você encontrará o ideal para o que deseja.

Qualquer criação leva tempo e pode surgir do nada, em um momento inesperado. Se ajudar, escreva em um papel qualquer palavra ou ideia que venha em mente, tudo mesmo, pois isso pode ajudar a liberar ainda mais criatividade.

Pesquise e dedique-se que você irá encontrar o nome perfeito!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

13 Respostas

Deixe seu comentário