Como organizar uma corrida de rua

Já pensou em como organizar uma corrida de rua? Aqui estão os passos que você precisa seguir!

como organizar uma corrida de rua

Corridas de rua são eventos esportivos que envolvem não apenas os atletas e fãs de esporte, mas toda a comunidade que frequenta o local onde a corrida se dá. Isso é ótimo para atrair um público maior para assistir e participar do evento - já que esse tipo de competição não é necessariamente direcionada para atletas profissionais. Porém, esse tipo de detalhe fica a critério do organizador.

Para saber como organizar uma corrida de rua é preciso pensar em todas as questões, desde em que rua vai ocorrer a corrida, qual o tamanho do percurso, quem poderá participar, qual a data e horário em que vai acontecer, etc. Esse tipo de evento esportivo é bastante divertido e costuma receber um grande público entre os atletas e até a presença de crianças, idosos e pessoas que não praticam qualquer tipo de esporte.

Escolha do local

A primeira coisa a ser feita é escolher onde a corrida irá ocorrer e qual vai ser o percurso. A partir disso, você deverá, imediatamente, ir atrás da autorização da prefeitura (o que será mais detalhado a seguir). Caso você não consiga o alvará necessário, precisará definir outro local para que aconteça a corrida de rua.

A definição do percurso não é importante apenas para conseguir as autorizações, mas também para definir qual o público do evento. Isto porque dependendo do tamanho da corrida, ela será voltada para atletas amadores ou apenas para profissionais.

Autorização da prefeitura

Dado que as ruas são um espaço público, a Prefeitura da cidade em questão precisa autorizar o seu evento. Para conseguir essa permissão, você precisa apresentar alguns documentos, tais como:

  • Requerimento padrão;
  • Termos de compromisso técnico;
  • Dimensionamento e cálculos sobre lotação, estacionamento e sanitários.

Citamos apenas alguns, pois pode variar dependendo da cidade e estado. Para conferir a relação completa de documentos e também os prazos para obter a permissão, é preciso entrar em contato com a Secretaria Municipal de Esportes da cidade em questão.

Categorias e regulamento

Uma vez que o local, a distância e a autorização estiverem definidos, o próximo passo de como organizar uma corrida é definir as categorias e regulamento da mesma. Detalhes como se a corrida será para homens e mulheres ao mesmo tempo ou se terão categorias masculina e feminina separadas, se todos irão correr a mesma distância ou se terão categorias com distâncias diferentes. Isso será importante para que todos os atletas estejam preparados e saibam o que vão encarar no dia do evento.

Estrutura da corrida

O que não pode faltar quando está organizando uma corrida de rua? Tem alguns equipamentos e materiais essenciais para esse tipo de evento, tais como equipamentos de som, cronômetros para a corrida, medalhas e troféus, banheiros químicos, entre outros. Algumas empresas organizadoras de corridas podem ser bem vindas para evitar que você esqueça de algum detalhe.

Patrocinadores

A busca de patrocinadores para evento esportivo é importante para qualquer tipo de evento e a corrida de rua não seria diferente. É importante que você saiba montar um bom projeto para apresentar aos possíveis patrocinadores, mostrando as ideias de como mostrar a marca durante o evento. Você pode ir tanto atrás de patrocinadores que irão contribuir com o capital, quanto, por exemplo, uma empresa patrocinadora que pode fazer distribuição de materiais esportivos no evento. Às vezes esse tipo de contribuição pode até ser mais benéfico do que conseguir o dinheiro vivo.

Dica: O primeiro passo para ir atrás de patrocinadores é fazer uma lista daqueles que podem ter interesse no seu evento, tais como marcas relacionadas à saúde, esporte e bem-estar.

Divulgação

Mesmo que seja um evento de rua, a divulgação ainda é bastante importante. Afinal, é preciso mostrar ao público o local e horário onde a corrida vai acontecer. Além de utilizar material em locais físicos, como clubes esportivos, academias, lojas de artigos esportivos e lojas de nutrição, você pode trabalhar as mídias sociais para fazer com que mais atletas tenham interesse em participar.

Lembre-se de incluir os detalhes mais importantes no material: local, trajeto, hora, valores e onde realizar a inscrição.

Estações de hidratação e alimentação

Para um evento desse tipo (ou qualquer tipo de evento esportivo), é preciso organizar locais onde os atletas possam se hidratar e alimentar de maneira saudável. O bem-estar dos participantes é essencial para garantir um evento de sucesso. Mais do que isso, é preciso ter uma equipe bem preparada para atender esses atletas!

Outro fator importante: uma equipe de segurança e uma equipe de prontos-socorros são vitais para a realização de um evento esportivo, seja este de pequeno ou grande porte.

Kits do evento

Os kits esportivos contém itens como camisetas, garrafas de água, toalhas, chaveiros, etc. Você pode ser criativo na hora de montar esses kits, mas uma boa dica para seguir é usar esses itens para divulgar a marca dos patrocinadores do evento.

O melhor momento para entregar esses kits é no começo do evento, assim já podem ser entregues as placas de identificação junto. Essa distribuição deve ser feita com cuidado e atenção, preferencialmente por uma equipe própria destinada a essa tarefa.

Para todos os organizadores de corrida de rua, pode-se notar que basta ter planejamento e organização para realizar um evento esportivo desse estilo. Seguindo todos os passos de conseguir um local, autorizações, tendo uma boa estrutura e fazendo uma boa divulgação, a corrida vai, com certeza, ser um sucesso e você ficará ansioso para já começar a organizar o próximo evento.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário