O que é um evento esportivo?

A disseminação de práticas esportivas está conquistando muitos adeptos. Entenda o que é evento esportivo, como organizar e, até, como escolher uma competição para se desafiar.

o que é evento esportivo?

Se você ainda não sabe o que é evento esportivo, precisa saber que é um tipo de evento que está ganhando cada vez mais adeptos no país todo, em todas as modalidades, demonstrando uma busca por um estilo de vida mais saudável da população brasileira.

O primeiro grande evento esportivo conhecido do mundo foram as Olimpíadas, realizadas, inicialmente, na Grécia Antiga, em meados de 776 a.C. Este era um evento que tinha por objetivo homenagear os deuses gregos, uma vez que a prática de esportes traduz virtudes no caráter de quem as pratica, tais como resistência, persistência, disciplina.

Além do mais, a prática esportiva sempre deixa lições, seja na vitória ou na derrota e quem é praticante de qualquer modalidade costuma destacar e desenvolver seu caráter a partir desta prática. Aliás, é daí que se entende que o esporte não faz bem somente para o corpo, mas, também, para a mente.

Sobre os eventos esportivos como os conhecemos hoje, independentemente da sua proporção (os próprios jogos olímpicos, hoje, já tomaram uma proporção colossal, se compararmos ao seu início), visam estimular a superação e a vencer desafios, sejam eles de qualquer modalidade.

Sendo assim, ao organizar um evento esportivo precisa-se levar em conta esse aspecto da prática esportiva, para que a essência das competições sejam saudáveis e ninguém busque fazer mais do que consegue com base em algum prêmio ou reconhecimento, colocando em risco a sua saúde. Saber perder é parte essencial destas disputas esportivas.

o que é organização de eventos esportivos?

Por isso, é importante saber que o que é necessário para a realização de eventos esportivos, vai além de aspectos técnicos e/ou burocráticos - apesar de serem extremamente importantes. Seja esta leitura realizada por praticantes ou organizadores, listamos, abaixo, aspectos indispensáveis para proporcionar/buscar num evento esportivo:

  • Segurança do local;
  • Responsabilidade com as condições do local e, caso seja na rua, a observação de que o evento pode ser cancelado caso haja risco para o participante;
  • Eventos responsáveis são os de organizadores que assumam total responsabilidade entre os anúncios e o que é, efetivamente, ofertado;
  • Estimular a essência histórica da prática esportiva: disciplina, premiação justa, reconhecer os limites do corpo e da mente, por exemplo;
  • Disponibilização de recursos médicos, para socorro de eventuais acidentes;

O competidor precisa se certificar de que o evento escolhido proporcionará toda a assistência que possa vir a ser necessária - e, aliás, divulgar isso é saber atrair um bom público para os eventos organizados.

Em outras palavras, os organizadores que conseguem fazer uma boa divulgação possuem mais chances de conseguir um bom número de competidores, dando maior visibilidade, portanto, aos patrocinadores, se conseguirem comunicar muito bem todos os benefícios e assistências que estarão disponibilizando.

E, para quem ainda tem dúvidas sobre o que é organização de eventos esportivos, fica claro que são eventos em que a competição em algum esporte, seja a nível amador ou profissional, são promovidas com segurança, estimulando os aspectos que permeiam a prática esportiva, como a disciplina e a saúde, a fim de que vença o melhor.

Ou seja, é importante observar os aspectos burocráticos de uma organização de evento esportivo:

  • Local adequado: não adianta divulgar um evento de natação num local em que a piscina não comporte um número adequado de competidores, por exemplo;
  • Divulgar e comunicar todos os itens da organização: quanto mais claro ficar, mais segurança o seu evento demonstrará ter, atraindo mais pessoas para participar;
  • Bons patrocinadores garantem o fortalecimento e a credibilidade do seu evento. Elabore uma boa proposta de patrocínio;
  • Escolha bons profissionais e fornecedores de confiança: é comum a contratação de profissionais da saúde e socorristas, além de bebidas e comidas para disponibilizar para os competidores. Além destes itens, considere tudo que for necessário adquirir: camisetas, pulseiras, kits de maneira geral e fornecimento de brindes. Contrate apenas empresas e pessoas de confiança que não vão deixar o seu evento na mão.
  • Se for permitir a venda de bebida e comida, certifique-se de que todas as exigências sanitárias sejam cumpridas;
  • Se for vender ingressos online, escolha um site que garanta a segurança dos dados dos seus competidores.

Mas a essência da competição deve estar muito clara e presente em todos os detalhes, para, inclusive, que a sua marca, enquanto organizadora, possa crescer e se destacar no mercado - que está cada vez maior.

O esporte é mais que uma medalha, mas desenvolver sentimentos, formar caráter e manter a saúde em dia. É este o vínculo que vai envolver os competidores com o seu evento.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

4 Respostas

Deixe seu comentário