Afinal, existem diferentes tipos de supino ou é tudo igual? Por mais que a gente chame várias práticas pelo mesmo nome aqui no Brasil, existe o supino sentado e o deitado ou reto. Em outros países, eles são chamados, respectivamente, de "chest press" e "bench press".
Chest significa "peito" e faz referência ao trabalho dos músculos dessa parte do corpo quando o braço empurra para frente e para trás a máquina ou os pesos usados durante a malhação.
Já bench significa "banco" ou "assento" – aparelhos em que a gente deita para executar o supino levantando o peso para cima e depois trazendo-o novamente para baixo, na direção do tórax.
Os dois formatos são muito semelhantes, mas possuem diferenças importantes. A seguir, conheça todas elas em mais detalhes e saiba o que você precisa fazer para maximizar seus resultados e não se lesionar.
O que é "chest press" ou supino inclinado (sentado)?
O chest press é um exercício que trabalha os músculos do peito, ombros e tríceps e pode ser realizado em uma máquina específica ou com a combinação de uma cadeira com encosto e halteres.
Quando fazemos esse exercício na máquina, usamos a força dos músculos para empurrar o peso, segurando em um local específico, para frente e para trás. Quando não usamos a máquina, precisamos empurrar o próprio halter para frente e para trás, prestando atenção aos seguintes detalhes:
- ajuste da cadeira e do encosto;
- altura dos cotovelos durante a execução do supino; e
- alinhamento dos braços com o tórax.
É fundamental que os braços, depois de levados para frente, sejam trazidos para trás na altura do peitoral e com os cotovelos alinhados, bem retinhos, sem caírem para baixo ou levantarem demais. Também vale contar com o auxílio de um preparador físico, principalmente no início da prática.
Tudo para evitar lesões! Dicas que, inclusive, se encaixam ao supino deitado igualmente, viu? Continue lendo.
O que é o "bench press" ou supino reto (deitado)?
O bench press, assim como o chest press, é um exercício de pressão que trabalha os músculos do peito, ombros e tríceps. Ele difere do outro formato de supino porque, quando o realizamos, precisamos estar deitados em um banco horizontal, também com as costas bem apoiadas no encosto.
Esse exercício envolve levantar pesos com os braços estendidos para cima e depois trazer os braços flexionados novamente na direção do peito, sempre alinhando tórax e cotovelos e fazendo o movimento devagar, para exercitar todos os músculos.
Ele pode ser executado em equipamentos específicos de ginástica, mas é mais comum fazer o supino deitado com o uso de barras ou halteres.
Quais as diferenças entre os tipos de supino?
Enquanto tanto um quanto o outro formato de execução do supino trabalham os três mesmos grupos musculares: peito, ombro e tríceps, ambos diferem em relação à posição que são executados, ao ângulo da execução e à intensidade.
Veja uma ilustração e depois entenda mais detalhes.
1. Posição de execução
A primeira diferença mais óbvia entre chest e bench press é a posição de execução. O chest press é realizado em uma cadeira ou em um banco de musculação, enquanto o outro formato de supino depende de uma bancada ou mesa também de musculação.
No que isso impacta? Principalmente nos resultados e benefícios de cada uma das modalidades.
2. Resultados e benefícios
É verdade que todo e qualquer tipo de supino ajuda a fortalecer e definir o peito, o ombro e o tríceps – famoso "músculo do tchauzinho". Isso impacta no físico e também ajuda na estabilidade das articulações, facilitando atividades cotidianas e prevenindo complicações futuras.
Mas, enquanto o chest press (inclinado) pode ser feito com mais peso do que o bench press (reto) e, assim, trazer ainda maior ganho de massa e força muscular, o segundo formato contribui positivamente com a melhora da postura, por exemplo. Você sabia disso?
E, por falar em mais peso…
3. Intensidade e ângulo de execução
O supino inclinado pode ser mais intenso do que o deitado justamente porque, nele, deixamos as nossas costas distantes 45º do chão, enquanto, no outro, ficamos retos – mantendo um ângulo de 0º a 30º, no máximo.
Independentemente de qual decidir fazer, apenas lembre-se de receber orientação de especialistas antes de virar fera na execução tanto de um quanto de outro: não é porque dá pra sobrecarregar que você deve! ⏫
Enfim, se quiser aumentar o peitoral e, ao mesmo tempo, perder calorias, aposte no supino inclinado ou sentado. Agora, se quiser melhorar a postura e trabalhar ainda mais partes do corpo, a sua escolha precisa ser o supino reto (deitado).
Se estiver buscando todos os benefícios combinados, alterne entre os dois! Aliás, essa pode ser uma opção. Consulte o seu personal e bons treinos!
Deixe seu comentário