Trilha de Bicicleta: Leia antes de práticar

Aventurar-se em uma trilha de bicicleta e fugir da poluição e caos da cidade é revigorante, mas, se você nunca fez isso antes, comece da forma correta, seguindo as nossas dicas.

Trilha de bicicleta praticar

Existem muitos motivos que levam os ciclistas a fugirem da cidade e procurarem um lugar tranquilo para as pedaladas. O estilo de mountain bike ganhou força, aqui no Brasil, a partir dos anos 80, e está cada vez mais forte, entre os adeptos da atividade física.

Para começar, você precisa ter uma bicicleta específica para o terreno que pretende iniciar a atividade física. Esse detalhe é importante para dar mais conforto e segurança em áreas instáveis de terra batida, areia ou que comportem raízes e rochas, conferindo mais firmeza na hora de pedalar.

Se você busca uma bicicleta de fazer trilha, as bikes do tipo mountain (MTB) são as ideais. Elas exigem um pouco mais do ciclista, mas são capazes de se encaixar perfeitamente no seu biótipo e ainda se adequam a qualquer terreno como sítios, fazendas, florestas e montanhas.

Participar de qualquer tipo de trilha exige resistência e concentração para aguentar as irregularidades e obstáculos do trajeto. É importante saber para onde vai, o que levar e os principais cuidados, para evitar acidentes e problemas casuais.

Para te ajudar como fazer trilha de bicicleta, sugerimos algumas dicas que você pode seguir para ir mais confiante respirar ar puro.

Cuidados com a bicicleta

A primeira coisa a ser feita, antes de sair para uma trilha, é saber a situação da sua bicicleta. Cada parte deve estar no lugar, de acordo com a sua prática. Conferir os pneus, ajustar o selim, dar uma checada na suspensão e deixar tudo regulado, conforme o terreno no qual irá pedalar.

Mantenha a revisão da sua bike em dia, isso vai ajudar a diminuir os riscos.

Não pedale sozinho

Aqui não importa o nível no ciclismo, do principiante ao veterano, o risco cabe a todos. Trilhas costumam ser desafiadoras e perigosas, apresentando deslizes, rochas, raízes e etc.

Se tiver algum problema, é bom ter a quem recorrer. Participar de um grupo para praticar a trilha de bicicleta, com alguns membros experientes, tornará a atividade mais prazerosa e segura.

Equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança, em uma trilha, são indispensáveis. Não pode haver esquecimento de nenhum desses itens, em hipótese alguma!

O terreno para onde você vai, faz parte da natureza e pode apresentar muitas surpresas pelo caminho. Lembre-se de sempre usar capacete, luvas, óculos, além de roupas e calçados de qualidade próprias para o mountain bike, assim você pode começar a pedalar tranquilo e confortável.

Conheça o percurso

O lugar para trilha de bicicleta nunca será previsível e simples. O primeiro passo, para que tudo ocorra bem no caminho, é escolher o percurso e se preparar para o trajeto, buscando conhecimento sobre:

  • altimetria;
  • distância;
  • nível de técnica necessária para o terreno;
  • previsão do tempo.

Tudo isso vai ajudar a entender e preparar uma velocidade e intensidade adequada.

Postura do ciclista

Uma boa postura requer atenção em alguns aspectos, tais como:

  • segurar com firmeza o guidão;
  • manter o corpo relaxado e livre de tensão;
  • flexionar os joelhos, para se adaptar ao terreno sem possíveis lesões;
  • mover o corpo sempre o mantendo no centro da bike.

Kit para trilha

Outro item necessário é o kit: se você quer andar de bicicleta em trilhas, ele será indispensável, caso ocorra qualquer tipo de imprevisto ou precise reabastecer a força e a energia do corpo para completar o trajeto.

Uma das coisas que não podem faltar, são os itens para primeiros socorros, como ferramentas básicas para a bicicleta, câmara de ar extra e kit remendo, além, é claro, de alimentos.

Nesse último você pode incluir bebidas energéticas, lanches leves, barrinhas em geral e, é claro, água. Tudo isso vai colaborar para que a sua trilha de bicicleta seja um sucesso.

Esteja sempre atento

A maior parte dos acidentes, em trilhas, são causados, simplesmente pela falta de atenção.

Por isso, tome cuidado no percurso, desvie de galhos, raízes e rochas, antecipe as freadas antes de fazer curvas e mude a marcha, conforme o terreno para não estragar o câmbio da bike e poupar as suas pernas.

Agora é só curtir! Se quiser registrar bons momentos e belas paisagens, leve o celular com bateria completa, chame os amigos, contemple a natureza e aproveite cada minuto - mas não se distraia com o mesmo enquanto pilota o guidão, hein!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

5 Respostas

Deixe seu comentário