Nunca é fácil sair de uma zona de conforto, mas, a partir do momento em que se acostuma com a atividade física, ela torna-de um prazer e uma necessidade.
Se você quer sair do sedentarismo e se adaptar a uma prática esportiva, precisa conhecer os benefícios do ciclismo para o corpo e para a mente.
Os pontos positivos desse exercício vão além da perda de peso e aumento de condicionamento físico. Você deve, então, estar se perguntando: afinal, que benefícios são esses?
Benefícios do ciclismo para o corpo
1. Perda de peso
É claro que, como a grande parte dos exercícios, pedalar também ajuda a perder peso.
Isso acontece porque andar de bicicleta aumenta a taxa metabólica, auxiliando na eliminação daqueles quilinhos extras.
Uma dica importante é revezar entre um ritmo acelerado e pedaladas mais lentas, pois, caso contrário, ou seja, ao manter um ritmo constante, a queima de gordura acaba sendo mais lenta.
E cuide da alimentação: isso pode ajudar muito, se um dos seus objetivos é emagrecer.
2. Faz bem ao coração
Realizando 30 minutos de ciclismo, todos os dias, você reduz 50% dos riscos de ter problemas no coração.
Isso acontece porque as pedaladas ajudam a controlar a diabetes, diminuindo a glicemia.
Além disso, reduz o colesterol por auxiliar na perda de gordura. Isso tudo diminui significativamente a chance de infarto e até mesmo derrame cerebral.
3. Melhora a respiração e a circulação sanguínea
Ao praticar qualquer tipo de exercício, você melhora o seu condicionamento físico. Com o ciclismo não seria diferente.
Ao longo do tempo, o seu corpo se habitua à prática de atividades, melhorando o seu ritmo e a constância na respiração. E isso é muito bom para ajudar a bombear o sangue para o seu corpo todo, regulando o seu fluxo sanguíneo e livrando-se de muitos problemas de circulação.
4. Aumenta a imunidade
A atividade regular, como o ciclismo, fortalece o sistema imunológico, pois estimula a criação dos glóbulos brancos protegendo o seu corpo contra infecções e doenças sistêmicas.
5. Fortalece os músculos
Há benefícios do ciclismo para os músculos, também. Praticar o ciclismo ajudará a desenvolver a sua musculatura, principalmente em torno dos glúteos, isquiotibiais, quadríceps e panturrilhas.
Isso faz com que todas essas regiões fiquem mais tonificadas, dando resistência para que evitar lesões em outros tipos de atividades físicas, como a corrida.
Benefícios para a mente
Nem só de benefícios para o corpo vive o ciclista: o exercício vem para somar a mente ao físico.
Que pedalar melhora a saúde cardíaca e respiratória, já sabemos. Mas você sabia que essa melhora também interfere no nosso cérebro?
Com a circulação sanguínea regular, o ciclismo também ajuda a criar novas células cerebrais no hipocampo, região responsável pela memória, que começa a enfraquecer a partir dos 30 anos.
Outro detalhe importante é o alívio do estresse e da ansiedade. A vida agitada tem deixando como sequela um monte de problemas psicológicos e é aqui que entra o ciclismo.
O ciclismo é capaz de liberar endorfina, a substância responsável pelo bem-estar, e a prática de exercícios também ajuda na produção de serotonina reduzindo a ansiedade.
Chame os amigos para dar boas risadas e distrair, através de uma prática saudável que, além de melhorar a sua relação com eles, faz com que vocês esqueçam os eventuais problemas, influenciando na melhora do estado emocional de todos.
Para começar já!
Não existe idade para começar a pedalar: se você já sabe andar de bicicleta, pode agendar um tempinho para aproveitar todos os benefícios do ciclismo para a saúde.
Mas, não se esqueça: assim como qualquer outra atividade física, é preciso saber dosar.
Comece aos poucos, aumentando gradativamente a intensidade e a frequência dos treinos, sempre se atentando aos sinais que o corpo dá, para não sofrer lesões ou cansaço extremo, e acabar desistindo.
Uma dica importante é não esquecer dos equipamentos de proteção como luzes, farol (para quem pedala à noite), capacete, luvas, roupas apropriadas e muita hidratação.
Deixe seu comentário