Tudo que você precisa saber para montar uma corrida de rua

Já pensou em como organizar uma corrida de rua? Tudo que você precisa saber está aqui - desde as autorizações até como fazer a divulgação!

montar uma corrida de rua

Organizar um evento esportivo é muito bom, não há preço para aquele momento quando você vê o evento acontecendo e todos curtindo o seu trabalho. Porém, para tal é preciso muita organização e planejamento para fazer acontecer, mesmo quando o evento é de pequeno porte.

Quando o assunto é como montar uma corrida de rua, tem ainda mais elementos envolvidos, já que, além de planejar a corrida em si, você precisa ir atrás de conseguir várias autorizações para fechar as ruas onde vai ocorrer o evento.

Dito isto, você não precisa ficar desanimado e pensando em como isso vai dar trabalho, muito ao contrário: você precisa é de entusiasmo e determinação para fazer acontecer!

Confira, a seguir, tudo sobre corrida de rua para você planejar e organizar um grande evento.

Autorizações e alvarás

Para realizar um evento, tal como uma corrida de rua, você precisa conseguir alguns alvarás, já que estará ocupando um espaço público e, provavelmente, de grande movimentação no dia a dia. Você precisa entrar em contato com:

  • Prefeitura;
  • Estrutura para bombeiros;
  • Órgãos ambientais (nem sempre será necessário, mas é bom manter em mente);
  • Tráfego/Polícia;
  • Federação (caso a prova siga critérios oficiais e pontue na federação);
  • Seguro (do evento e seguro do atleta, caso seja um grande evento).

O que é necessário para o evento

Primeiro você precisa definir onde a corrida vai acontecer e qual será o percurso, assim como se terão diferentes modalidades (100m, 400m, masculino, feminino, etc.).

Quando estiver definido e com todas as autorizações em mãos, está na hora de ir atrás de parcerias e patrocinadores para evento. É importante preparar com antecedência uma lista de alguns locais que poderiam se interessar em participar do evento e divulgar sua marca, tais como lojas esportivas, clubes esportivos, academias, entre outros.

Na hora de elaborar a proposta de patrocínio, faça um bom projeto por escrito (feito em powerpoint ou até mesmo um portfólio) para apresentar a esses locais. Assim, você ganha mais credibilidade e transparece maior seriedade e segurança para receber parcerias e patrocínios de outras marcas.

Uma vez que isso estiver resolvido, você pode pensar em como será o credenciamento e venda de inscrições. Hoje em dia, a melhor opção é usar o meio online, mas, ainda assim, é bom garantir pelo menos um local físico em que os atletas possam fazer as inscrições.

Assim como você precisa de patrocinadores, os fornecedores são igualmente importante. É preciso ir atrás de um bom custo benefício, ou seja, fornecedores que tenham um produto de qualidade e por um preço acessível. Note que isso não significa ter o menor preço do mercado, mas, sim, aquele que está dentro de uma média que caiba na verba do seu evento e que valha a pena pela qualidade que traz.

Por último, é essencial que haja investimento na segurança do evento. Mesmo os de pequeno porte podem ter imprevistos e uma boa equipe de segurança saberá como lidar em todas as situações de maneira prática e responsável.

Divulgação do evento

Claramente nada se faz hoje em dia sem a ajuda das mídias sociais. Certifique-se de estar em todas as plataformas mais utilizadas (principalmente Instagram e Facebook) para atingir o maior público possível.

Dependendo do público-alvo que você quer alcançar e do local onde será a corrida de rua, utilizar espaço em jornais também pode ser uma boa ideia. Mais do que isso, distribuir panfletos pelas lojas esportivas e academias da cidade é uma grande ajuda para garantir uma divulgação de sucesso.

Logística do dia

Dado tudo que você já fez até aqui, a logística provavelmente será uma consequência do seu planejamento até então. É preciso determinar qual será o cronograma exato do dia, desde o primeiro até o último minuto (claro que não precisa ser seguido tão rigidamente, mas é bom para ter uma noção de como a programação do dia irá acontecer).

Além disso, será necessário conferir as equipes e responsáveis por cada tarefa durante o evento - a limpeza, o pronto-socorro, a distribuição de água, os seguranças, a entrega de premiação, o cerimonial (caso esteja programado), etc.

Se você queria saber como fazer uma boa corrida de rua, não precisa ter mais dúvidas, basta seguir esses passos de planejamento, estar motivado e tudo correrá bem.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário