Beber uma taça de vinho antes, durante ou após o jantar pode proporcionar uma sensação de bem-estar depois de um dia estressante de trabalho.
Por esse motivo e por conter uma quantidade tolerável de calorias, seu consumo moderado pode ser indicado pela maioria dos nutricionistas, sem prejudicar no processo de emagrecimento.
Agora, se o vinho emagrece ou engorda, essa é outra história que, para que não reste dúvidas, abordaremos nos parágrafos seguintes.
Afinal, vinho emagrece?
Por conta de sua composição, o vinho apresenta benefícios significativos para o corpo humano, afinal de contas, possui uma quantia significativa de antioxidantes que potencializam a saúde cardiovascular e ajudam no controle do colesterol ruim.
No entanto, seus benefícios apenas serão alcançados se alguns fatores, como os elencados a seguir, forem observados:
- A quantidade de vinho ingerida.
- O tipo de vinho ingerido.
O ideal é que a quantia consumida não ultrapasse uma taça ao dia para as mulheres e duas taças ao dia para os homens. Em relação às calorias do vinho, a média fica entre 80 e 120 calorias por 150 ml. Sendo o vinho tinto mais calórico quando comparado ao vinho branco, por exemplo.
Isso acontece, pois, além da quantidade de vinho ingerida, o tipo de uva, o processo de produção e outros ingredientes também podem influenciar neste tópico. Em resumo, quanto maior for o teor alcoólico e a quantidade de açúcar presente no vinho, mais calorias a bebida possui.
Portanto, podemos dizer que os fatores apresentados acima funcionam como uma linha tênue entre beber vinho e engordar. Na dúvida, sempre opte por beber a quantidade recomendada.
Beber vinho ajuda a emagrecer?
Não, necessariamente. Como dito no tópico anterior, dependendo da quantidade ingerida, a bebida pode engordá-lo. Agora, o simples ato de beber vinho, isoladamente, não fará com que você perca peso.
O processo de digestão do álcool, diferentemente dos alimentos termogênicos, não exige do corpo uma queima considerável de calorias e, portanto, não possui o poder de emagrecê-lo.
Qual o melhor vinho para emagrecer?
Não podemos dizer que existe o melhor vinho para emagrecer, mas sim o tipo de vinho menos calórico e doce e, por isso, menos propenso a aumentar o seu peso.
São eles, de modo geral, os vinhos com menor teor alcoólico e menor quantidade de açúcar, como o vinho branco seco. Esse tipo de vinho possui duas vezes menos calorias que os vinhos tintos, por exemplo.
Os vinhos do Porto, Tokay e Muscat são exemplos de vinhos mais encorpados, adocicados e com teor alcoólico mais elevado.
No entanto, um vinho que possui essas características apresenta, do mesmo modo, maior qualidade, visto que elas significam que as uvas utilizadas para o seu preparo estavam apropriadamente maduras.
Mito ou verdade: alho com vinho emagrece?
O alho e o vinho separadamente possuem benefícios para a saúde do corpo humano, porém, juntos ou até mesmo separados, não apresentam propriedades significativas direcionadas à perda de peso. Assim, podemos dizer que alho com vinho não emagrece.
De fato, nenhum alimento ou bebida, isoladamente, tem o poder de emagrecer alguém. O processo de emagrecimento é mais complexo do que isso, exigindo uma rotina saudável, composta por reeducação alimentar e atividades físicas regulares.
Fique ligado
Portanto, em relação à bebida, tenha como costume observar no rótulo do vinho escolhido a quantidade de teor alcoólico presente em sua composição, bem como não bebê-lo de modo exagerado.
Além disso, se for de seu interesse calcular a quantidade de calorias do álcool presente em cada taça de vinho que for consumir, basta dividir a quantidade que está bebendo por 30 e, em seguida, multiplicar o resultado pelo teor alcoólico e, de novo, por 1,6.
Lembre-se: tudo em excesso pode atrapalhar os seus objetivos. O equilíbrio é fundamental nesse processo. Assim, beber moderadamente uma ou duas taças de vinho não faz você engordar ou emagrecer, faz você feliz.
Deixe seu comentário