Vinho engorda ou emagrece?

Se você aprecia um bom vinho durante a semana e se preocupa com as consequências desse hábito em sua dieta, esse é o momento de descobrir se, afinal, o vinho engorda ou emagrece.

Vinho emagrece

Beber uma taça de vinho antes, durante ou após o jantar pode proporcionar uma sensação de bem-estar depois de um dia estressante de trabalho.

Por esse motivo e por conter uma quantidade tolerável de calorias, seu consumo moderado pode ser indicado pela maioria dos nutricionistas, sem prejudicar no processo de emagrecimento.

Agora, se o vinho emagrece ou engorda, essa é outra história que, para que não reste dúvidas, abordaremos nos parágrafos seguintes.

Afinal, vinho emagrece?

Por conta de sua composição, o vinho apresenta benefícios significativos para o corpo humano, afinal de contas, possui uma quantia significativa de antioxidantes que potencializam a saúde cardiovascular e ajudam no controle do colesterol ruim.

No entanto, seus benefícios apenas serão alcançados se alguns fatores, como os elencados a seguir, forem observados:

  1. A quantidade de vinho ingerida.
  2. O tipo de vinho ingerido.

O ideal é que a quantia consumida não ultrapasse uma taça ao dia para as mulheres e duas taças ao dia para os homens. Em relação às calorias do vinho, a média fica entre 80 e 120 calorias por 150 ml. Sendo o vinho tinto mais calórico quando comparado ao vinho branco, por exemplo.

Isso acontece, pois, além da quantidade de vinho ingerida, o tipo de uva, o processo de produção e outros ingredientes também podem influenciar neste tópico. Em resumo, quanto maior for o teor alcoólico e a quantidade de açúcar presente no vinho, mais calorias a bebida possui.

Portanto, podemos dizer que os fatores apresentados acima funcionam como uma linha tênue entre beber vinho e engordar. Na dúvida, sempre opte por beber a quantidade recomendada.

Beber vinho ajuda a emagrecer?

Não, necessariamente. Como dito no tópico anterior, dependendo da quantidade ingerida, a bebida pode engordá-lo. Agora, o simples ato de beber vinho, isoladamente, não fará com que você perca peso.

O processo de digestão do álcool, diferentemente dos alimentos termogênicos, não exige do corpo uma queima considerável de calorias e, portanto, não possui o poder de emagrecê-lo.

Qual o melhor vinho para emagrecer?

Não podemos dizer que existe o melhor vinho para emagrecer, mas sim o tipo de vinho menos calórico e doce e, por isso, menos propenso a aumentar o seu peso.

São eles, de modo geral, os vinhos com menor teor alcoólico e menor quantidade de açúcar, como o vinho branco seco. Esse tipo de vinho possui duas vezes menos calorias que os vinhos tintos, por exemplo.

Os vinhos do Porto, Tokay e Muscat são exemplos de vinhos mais encorpados, adocicados e com teor alcoólico mais elevado.

No entanto, um vinho que possui essas características apresenta, do mesmo modo, maior qualidade, visto que elas significam que as uvas utilizadas para o seu preparo estavam apropriadamente maduras.

Mito ou verdade: alho com vinho emagrece?

O alho e o vinho separadamente possuem benefícios para a saúde do corpo humano, porém, juntos ou até mesmo separados, não apresentam propriedades significativas direcionadas à perda de peso. Assim, podemos dizer que alho com vinho não emagrece.

De fato, nenhum alimento ou bebida, isoladamente, tem o poder de emagrecer alguém. O processo de emagrecimento é mais complexo do que isso, exigindo uma rotina saudável, composta por reeducação alimentar e atividades físicas regulares.

Fique ligado

Portanto, em relação à bebida, tenha como costume observar no rótulo do vinho escolhido a quantidade de teor alcoólico presente em sua composição, bem como não bebê-lo de modo exagerado.

Além disso, se for de seu interesse calcular a quantidade de calorias do álcool presente em cada taça de vinho que for consumir, basta dividir a quantidade que está bebendo por 30 e, em seguida, multiplicar o resultado pelo teor alcoólico e, de novo, por 1,6.

Lembre-se: tudo em excesso pode atrapalhar os seus objetivos. O equilíbrio é fundamental nesse processo. Assim, beber moderadamente uma ou duas taças de vinho não faz você engordar ou emagrecer, faz você feliz.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário