Alimentos para combater a fadiga

Para produzir mais energia e ter mais disposição no seu dia, conheça 13 alimentos que podem - e devem! - entrar na sua rotina.

Alimentos para combater fadiga

Se você tem sentido cansaço e falta de energia com frequência, seria possível apontar diversos motivos, tais como estresse, baixa pressão arterial, fadiga muscular, desidratação, entre outros.

Para derrotar essa falta de vontade, é importante, em primeiro lugar, saber o que tem causado essa exaustão, realizando uma visita ao médico. No mais, hábitos saudáveis podem ajudar a melhorar - e até solucionar - esse seu problema, através de exercícios e uma dieta diária.

Alguns alimentos são excelentes para combater a fadiga muscular, apresentando melhora diretamente na regeneração dos músculos, com nutrientes que auxiliam e previnem o desgaste e a recuperação física, como podemos citar:

  • Alimentos ricos em zinco, magnésio e vitamina C, por exemplo, são importantes para a reposição de nutrientes;
  • Carboidratos pouco glicêmicos dão mais energia e evitam a fadiga muscular;
  • Cálcio, vitamina B6 e aminoácidos ajudam a produzir serotonina, aumentando o bom humor e colaborando no combate a depressão.

Por isso, se você está cansado, necessitando de um gás na rotina e de energia extra, tome nota de alguns alimentos anti-fadiga que listamos abaixo:

1.  Abacate

O abacate é quem abre a nossa lista de alimentos para fadiga. Esse fruto é alcalino e combate os efeitos do excesso de ácido lático no organismo, ocasião em que os músculos não recebem boa quantidade de oxigênio.

Além disso, ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol e, mesmo muito calórico, é rico em gorduras boas, que possuem efeito de termogênico natural.

Além de possuir boas quantidades de magnésio, conta com mais proteína que a maior parte das frutas, ajudando nas funções cerebrais e no relaxamento muscular.

2.  Arroz integral

O arroz integral fornece energia e melhora o humor. Rico em vitaminas do complexo B, metionina e cistina, é fonte de magnésio e carboidratos bons para manter a energia do corpo.

3.  Verduras

Uma boa pedida de alimentos que evitam a fadiga muscular são as folhas, principalmente as de tom verde escuro, pois são ricas em ferro e zinco, aumentando os níveis de oxigênio no sangue e o alcance dele até os músculos.

Espinafre

O espinafre, por exemplo, ajuda a prevenir a depressão e melhora o funcionamento do sistema nervoso.

Também é muito rico em potássio, magnésio, ácido fólico, vitaminas A, C e E, além do complexo B e, claro, faz parte dos alimentos para fadiga, ajudando a produzir energia. Pode estar presente em lanches saudáveis, caldos, sopas, podendo ser consumido cru, cozido ou batido.

Alface

Outra folha de grande valor na nossa lista, é a alface. Ela contém a lactucina, substância que ajuda a diminuir a sensação de cansaço, possuindo, também, uma boa quantidade de fosfato, mineral importante contra a depressão e confusão mental.

Couve

A terceira dica de vegetal, é a popular couve. É uma das folhas mais ricas em nutrientes, pois é repleta de vitaminas e minerais essenciais para o seu corpo e mente.

A ausência de ferro no corpo causa a sensação de cansaço e exaustão e a couve é uma fonte vegetal de ferro que ajuda no transporte de oxigênio para tecidos e células e é ainda mais poderosa quando consumida junto com Vitamina C, como a laranja ou limão.

4.  Banana

A banana contém a Vitamina B6, que ajuda a converter o açúcar em energia, através do potássio. Além disso, possui sacarose e frutose, essenciais não apenas na produção de energia, mas no aumento rápido daquele gás que você precisa para começar bem o dia.

Possui, ainda, magnésio e triptofano, que auxiliam na formação de neurotransmissores, como a serotonina, auxiliando na sensação de bem-estar.

5.  Ovo

O ovo é rico em complexo B, vitaminas A, D e E, ferro e zinco. Conhecido como um dos alimentos mais completos, é antioxidante, ajuda a reduzir o cansaço físico e também mental, combatendo assim a fadiga adrenal.

Os seus nutrientes tiamina e niacina, presentes no complexo B, garantem o bom humor, além do ácido fólico e acetilcolina que, em ausência, causam apatia e ansiedade. Como é um alimento rico em proteína e ferro, aumenta a saciedade e produz energia por um período maior de tempo.

6.  Leite

Fonte de triptofano, o leite ajuda nas funções cerebrais e na sensação de felicidade. É rico em cálcio, que possui a função calmante, relaxando os músculos e induzindo o sono, além de ajudar a manter a saúde cardíaca. O leite também possui proteína, nutriente importante para gerar energia.

7.  Alho e cebola

Ambos alimentos evitam a fadiga muscular, promovendo fluidez na circulação sanguínea e oxigenação para os músculos, além de suas propriedades anti-inflamatórias e imunológicas.

8.  Aveia

A aveia contém carboidratos de baixo índice glicêmico e de boa qualidade, que são armazenados no corpo e transformam-se em combustível para o cérebro e os músculos, sem aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Podemos encontrar, também, em sua composição: proteínas, magnésio, fósforo e vitamina B1, que auxiliam no aumento de energia. Para melhorar, tem a fibra solúvel ß-glucanas, que diminui a absorção de colesterol e retarda a absorção de açúcares.

9.  Oleaginosas

As nozes devem estar sempre presentes na dieta dos atletas. Elas são ricas em ômega 3, aliviando os sintomas da depressão, além de conter fibras, proteínas, fósforo e vitaminas que ajudam a impulsionar energia depois do seu treino. Também encontramos, em sua composição, o magnésio, que é muito importante para o organismo, pois utiliza a glicose na musculatura do corpo.

A amêndoa também é perfeita quando o assunto é alimentos para a fadiga muscular, pois ajuda a reduzir a quantidade de ácido láctico no organismo.

10.  Feijão

O feijão concede muitos benefícios para a nossa saúde, e entra nesta lista de alimentos. O complexo B evita o cansaço, o ferro combate a anemia e ajuda no transporte de oxigênio pelo corpo.

Ele é rico em fibras, contém uma quantidade ideal de carboidratos, proteínas, minerais (potássio, magnésio, fósforo, ferro) e tem baixo índice glicêmico. A composição do feijão é um combo perfeito para dar energia de longa duração e pode ser ingerido em todas as refeições do dia.

E aí, precisa incluir algum destes alimentos ou já consome todos eles? Independentemente de consumir estes alimentos por causa do esporte, pense no seu bem-estar, de maneira geral, e comece hoje mesmo a procurar receitas e incluí-los na sua alimentação.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

6 Respostas

Deixe seu comentário