Alongamento da panturrilha não é uma exclusividade só de quando temos dores ou cãibras. A panturrilha absorve o impacto da pisada mesmo em caminhadas leves, ajuda a dobrar os joelhos e contribui com o movimento de levantar e abaixar o calcanhar, entre outras coisas.
Veja a seguir sugestões de exercícios que podem ajudar você especificamente no alongamento da panturrilha e lembre-se de contar com a ajuda de especialistas para colocá-los em prática e sempre que precisar.
Mesmo se não estiver com dores na panturrilha, alongue-a, conferindo, então, sete alternativas para aplicar no seu cotidiano!
1. Cachorro olhando para baixo
- Deite-se de barriga para baixo, com os pés alinhados à largura do quadril.
- Dobre os braços para trás, apoiando a palma da mão no chão e alinhando-a com os ombros.
- Lentamente e com cuidado, eleve a parte superior do tronco usando as mãos como apoio. Estique os braços, mas não tire o quadril da posição e tente apoiar a planta do pé no chão. Essa força que o pé faz contra o chão é o que garante o alongamento da panturrilha.
- Apoie a ponta dos dedos do pé no chão para utilizá-los como apoio.
- Com a força dos braços, empurre o corpo para cima e para trás, levantando o quadril em direção ao teto.
- Devagar, vá abaixando a cabeça e soltando o pescoço com a intenção de conseguir olhar entre as suas pernas, mantendo a cabeça relaxada e baixa, mas alinhada com a coluna.
- Atenção para ter braços, pescoço, coluna e tronco sempre alinhados. Use as mãos e os pés - apoiados no chão - para distribuir o seu peso.
- Mesmo sem ter os calcanhares completamente no chão, pressione-os para baixo. Sinta a panturrilha e a parte posterior das coxas alongando.
- Permaneça na posição por alguns segundos.
2. Alongamento com avanço
- De pé, coloque as duas mãos apoiadas sobre uma parede e se afaste um pouco dela. Você também pode se apoiar no seu joelho. Deixe os braços esticados, sem forçá-los.
- Coloque uma das pernas para trás e a mantenha esticada.
- Dobre a perna da frente.
- Incline o tronco para a frente e, ao mesmo tempo, pressione o calcanhar da perna de trás contra o chão.
- Permaneça na posição por 20-30 segundos.
- Troque o lado e repita.
3. Elevação do calcanhar
- Com as pontas dos pés apoiadas em uma caixa firme ou em um degrau, levante e abaixe as duas pernas ao mesmo tempo.
- Segure-se em algum apoio ou encoste uma das mãos na parede para manter o equilíbrio.
- Pense em uma bailarina erguendo os pés em meia-ponta e retornando ao chão devagar. Faça o movimento de 6 a 10 vezes e repita a sequência por pelo menos 3 vezes.
- Descanse entre uma repetição e outra.
Esse exercício também é conhecido como flexão plantar e pode ter variações.
4. Progressão de calcanhar
- Agora, apoie somente a ponta de um dos seus pés na caixa ou no degrau e deixe a outra perna esticada para fora, na mesma altura da perna que estiver apoiada e sem deixar que o pé toque o chão ou o apoio.
- Enquanto você dobrar a perna que está sem apoio, desça o calcanhar do pé que tem o degrau ou a caixa como base. Leve-o em direção ao chão.
- Faça o movimento 6-10 vezes e troque a perna, executando o mesmo exercício com o outro lado.
- Repita 3 vezes para cada lado.
5. Alongamento em escada
- De pé, junte as duas pernas e coloque uma delas em um degrau, dobrando-a enquanto a perna oposta fica esticada atrás.
- Puxe o pé para cima com cuidado, sem tirar o calcanhar do chão.
- Sinta a panturrilha alongando.
- Permaneça na posição por alguns segundos e inverta o lado, repetindo o exercício.
6. Alongamento sentado para panturrilha
- Sente no chão firmando bem o quadril e estique as duas pernas para frente, deixando os dedos dos pés apontados para o teto.
- Mantenha uma das pernas esticada.
- Dobre a outra perna em direção ao corpo e aponte o joelho para o teto, sempre com o calcanhar encostado no chão.
- Entrelace os dedos das mãos e use-os para envolver a ponta do pé da perna que está dobrada.
- Puxe a perna dobrada para mais perto do seu tronco sem movimentar o quadril ou sobrecarregar a coluna.
- Em seguida, arraste o calcanhar que você estiver segurando para frente. Estique a perna dobrada o máximo que puder. Você não precisa estender a perna toda e o joelho, mas deve sentir que a panturrilha está sendo alongada.
- Permaneça na posição por 20-30 segundos e retorne com cuidado à posição inicial.
- Troque de perna e repita.
7. Pular corda
Um exercício que se popularizou durante o último ano, pular corda pode ser muito importante para alongamento da panturrilha.
Para esse exercício, não existe passo a passo. Apenas uma dica: comece devagar e com sequências curtas e leves, depois vá aumentando a quantidade de saltos e o tempo de alongamento conforme se sentir confortável.
Sempre termine o pulo apoiando a ponta dos pés no chão e faça esse exercício usando um tênis.
Como se faz o alongamento da panturrilha?
Como acabamos de mostrar, existem diversas maneiras de alongar a panturrilha e os exercícios podem ajudar a evitar complicações, melhorar a flexibilidade e a circulação. Alongamentos estáticos - que realizamos parados - diminuem a rigidez dessa região do corpo, enquanto alongamentos dinâmicos - com movimentos ativos - contribuem com a mobilidade.
Saber quais os melhores alongamentos para a panturrilha e como realizá-los é muito importante para pessoas de qualquer idade e atletas amadores ou profissionais, portanto sugerimos que você consulte a nossa lista sempre que precisar ter ideias de exercícios para manter a sua panturrilha alongada.
Qual o objetivo do alongamento da panturrilha?
Talvez você não saiba, mas a panturrilha é carinhosamente apelidada de “segundo coração” dos seres humanos. Quando a contraímos e relaxamos - alongando - ela ajuda o sangue do corpo a circular e voltar ao coração mais rapidamente.
Além de ativar a circulação sanguínea, o alongamento da panturrilha também permite:
- prevenir lesões;
- melhorar a flexibilidade;
- preservar o equilíbrio; e
- aliviar ou evitar dores.
Esses são alguns dos vários motivos porque alongar a panturrilha. Quantas pessoas você conhece que fazem exercícios específicos para essa parte do corpo? Atenção aos cuidados completos com a sua saúde e o seu preparo físico!
Cuide-se por inteiro!
Deixe seu comentário