7 melhores exercícios para a panturrilha

Já ouviu falar que a panturrilha é o nosso segundo coração? Pois saiba que é verdade. Através da sua contração e relaxamento, o sangue é capaz de voltar com mais força para o coração. Malhar a panturrilha é mais que estética, é garantir mais saúde para o dia a dia.

Exercícios para panturrilha

Além de promover uma musculatura mais evidente e um contorno estético, os exercícios para panturrilha auxiliam na melhora da estabilidade, força e volume da região, sendo importante principalmente para atletas que possuem as pernas como base de sua atividade física.

Para que você possa entender melhor, a panturrilha é formada por dois grupos de músculos: sóleo e gastrocnêmio. O primeiro fica mais embaixo, é mais curto, interno e saliente. Os exercícios executados sentados são os melhores para fortalecer o sóleo.

Já o gastrocnêmio é o que dá forma à panturrilha, é a parte mais “externa”, ou seja, aquele volume que temos atrás da perna, sendo fortalecido e definido através de exercícios físicos realizados de pé.

Bom, isso entendido, você deve ter percebido que, para trabalhar toda região, o seu treino para panturrilha precisa de mais de um exercício. Além disso, cada atividade deve ser realizada em 3 séries de 12 a 20 repetições e descanso de 20 a 30 segundos.

7 melhores exercícios para desenvolver a panturrilha

Antes de começar os exercícios, sempre recomendamos o auxílio de um profissional da educação física nos treinos, assim é possível criar um objetivo e focar em um tipo de treino que ajuda a alcançá-lo os seus objetivos de forma saudável e segura.

1.  Elevação de panturrilha com uma perna

Elevação panturrilha uma perna

Este exercício deve ser realizado com o auxílio de uma cadeira ou algum outro suporte para se apoiar. O nível é intermediário e favorece o fortalecimento da região da panturrilha. As instruções para realizá-lo são simples:

  1. De pé, coloque uma mão na cintura e outra nas costas da cadeira servindo como apoio.
  2. Coloque o peso do corpo sobre a planta de um dos pés e eleve o calcanhar o mais alto que conseguir até a outra perna sair do chão.
  3. Faça uma pequena pausa e troque a perna de execução do exercício.

2.  Elevação de panturrilha sentado

Elevação panturrilha sentado

Essa atividade pode ser feita em casa e necessita do auxílio de um banco ou cadeira. O nível é básico:

  1. Primeiro, sente no banco com a planta dos pés totalmente apoiadas no chão ou em um apoio e deixe os pés alinhados com a frente do corpo. Mantenha as mãos em cima das coxas.
  2. Eleve os calcanhares sem tirar o peito do pé do chão e volte à posição inicial.
  3. O exercício pode ter uma pausa de 20 segundos entre cada série.

3.  Elevação de panturrilha com barra

Elevação panturrilha barra

A elevação de panturrilha com barra precisa do auxílio de uma barra com pesos que, caso você tenha uma rotina de atividades físicas, vale a pena investir e pode ser encontrada em qualquer loja de artigos esportivos. Para fazer o exercício:

  1. De pé e com os pés paralelos aos ombros, segure a barra na parte superior das costas com as mãos direcionadas para fora, ou seja, pegada pronada.
  2. Pressione a barra para baixo e contraia as escápulas dos ombros para ganhar estabilidade.
  3. Pressione as pontas dos pés, erguendo os calcanhares. Retorne à posição inicial com o pé por completo em contato com o chão e repita o processo.

4.  Elevação de panturrilha donkey

Elevação de panturrilha donkey

Para esse exercício, serão necessários dois acessórios: uma cadeira e uma pequena plataforma. O seu nível é intermediário, sendo um dos exercícios mais confortáveis para fortalecer a panturrilha sem riscos de lesões devido a sua posição. Para fazer:

  1. Coloque uma plataforma de frente para uma cadeira.
  2. Fique de pé na plataforma deixando os calcanhares para fora.
  3. Apoie os dois braços na cadeira, segurando-a pelas laterais com os braços esticados.
  4. Eleve os calcanhares o mais alto possível e volte à posição inicial, deixando-os “pendurados” na borda da plataforma.
  5. Repita todo o processo depois de uma pausa de 30 segundos por série.

5.  Agachamento com salto

Agachamento com salto

O agachamento é muito popular para fortalecer as pernas e os glúteos, porém, esse exercício é ótimo para deixar a panturrilha definida:

  1. Fique de pé com os pés paralelos aos ombros e os braços e mãos estendidas com as palmas para o lado de dentro do corpo.
  2. Realize a posição de agachamento jogando os glúteos para trás.
  3. Quando estiver na parte mais baixa do movimento, pegue impulso e pule o mais alto possível. Volte e recomece o movimento.

6.  Elevação de panturrilha com carga

Elevação panturrilha carga

Você pode utilizar uma cadeira para se apoiar durante a execução desse exercício.

  1. Apoie-se na cadeira ou ache uma posição na qual você consiga manter o equilíbrio em um pé só.
  2. Dobre uma das pernas e deixe a outra completamente esticada.
  3. Agora mova o calcanhar para cima, ficando apenas com o peito do pé apoiado no chão. Mantenha a posição por 3 a 5 segundos.
  4. Contraia a panturrilha e volte à posição inicial. Repita o movimento.

7.  Elevação de panturrilha sentado com barras

Elevação panturrilha sentado barra

Essa elevação é indicada para iniciantes, sendo capaz de trabalhar os músculos da região de forma isolada. Para este exercício, serão necessários um banco e uma plataforma que fique a pelo menos 30 centímetros do chão. Para executar a atividade:

  1. Coloque a plataforma em frente ao banco.
  2. Posicione a planta dos pés em cima da plataforma.
  3. Coloque uma barra com pesos sobre as coxas, aproximadamente 10 centímetros acima dos joelhos. Nesse momento, é indicado o auxílio de outra pessoa.
  4. Levante o calcanhar da plataforma, mantendo apenas o peito do pé apoiado. Contraia a panturrilha e respire fundo.
  5. Solte o ar, volte à posição inicial e repita.

Para aproveitar o máximo possível de cada exercício, é importante fazer o alongamento da panturrilha. Lembre-se também da importância de ter um personal que guie as atividades praticadas, o número de repetições e crie uma variação de exercícios para a panturrilha engrossar e fortalecer sem comprometer seus músculos.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário