Como pular corda para emagrecer mais rápido?

Já pensou em emagrecer sem sair de casa e com uma atividade divertida? Descubra como perder calorias pulando corda e conheça outros benefícios que esse exercício pode trazer para o seu corpo.

Pular corda emagrece

Dentre as tantas maneiras de perder peso, encontrar uma forma rápida, barata e divertida seria o ideal, não é mesmo?

Você acaba de descobrir: é possível emagrecer pulando corda e ainda receber de bônus benefícios para todo o corpo!

Por se tratar de uma atividade física aeróbica, pular corda é eficiente na queima de gordura que, unida a uma dieta equilibrada, pode certamente acelerar ainda mais a perda de peso. E o melhor, você ainda pode incluir a família e iniciar uma rotina mais ativa para todos.

Coloque uma roupa leve e confortável, procure a superfície mais plana e macia da sua casa (pode ser um tapetinho ou grama) e vamos aprender a pular corda!

Comece já: como pular corda

Antes de começar, para garantir a melhor performance no exercício, lembre-se de manter a postura com as costas retas, olhos voltados para frente e a contração da musculatura abdominal.

Veja como pular corda de acordo com o seu nível de condicionamento:

Iniciante: para pegar o jeito

No começo, é recomendável dar pulos baixos e, durante o primeiro minuto, saltar apenas quando a corda estiver próxima dos pés.

Essa etapa pode estar acompanhada de um minuto de pulos e um minuto de descanso, até somar 20 minutos de atividade física.

Intermediário: para maior perda de calorias

Ao realizar exercícios intervalados, o metabolismo acelera e há mais queima de calorias.

Por isso, se você deseja elevar o nível dos seus pulinhos, pule corda durante um minuto e descanse no minuto seguinte até começar a sentir-se cansado. Isso pode levar de 40 minutos a 1 hora ou mais.

Cuidado para não ficar exausto, tenha paciência e aumente o tempo do treino aos poucos.

Assim que começar a sentir o corpo mais pesado, não desista fácil, mas também não exagere nas doses diárias para ter forças no próximo dia.

Avançado: para quem deseja muito condicionamento físico

Se você já possui um condicionamento físico mais avançado e deseja subir o nível do treino, basta aderir ao exercício de pular corda do crossfit.

Para isso, inscreva-se em aulas e tenha um profissional qualificado ao seu lado, pois os treinos serão mais intensos e precisarão do auxílio de alguém experiente para evitar acidentes e lesões.

Além disso, a corda utilizada no crossfit é a Speed Ropes (“cordas rápidas") que, por serem compostas por materiais mais tecnológicos, servem para otimizar os treinos, permitindo que os giros não sejam tão rápidos e o atleta realize saltos duplos e até mesmo triplos.

Todas as cordas, para desde iniciantes a avançados, precisam de cuidado ao serem adquiridas, pois possuem uma variedade de materiais, peso e tamanho.

Cada pessoa precisará de um equipamento específico para seu treino e sua estrutura física.

Para comprar, vá até uma loja especializada em esportes e consulte o vendedor. A corda errada pode ocasionar as conhecidas “chicotadas nas canelas” e prejudicar o seu desempenho no exercício.

Emagrecimento e outros benefícios de pular corda

Pular corda emagrece e muito! Esse exercício aeróbico é capaz de eliminar 800 calorias em 1 hora e, com dedicação e uma alimentação saudável, pode acelerar ainda mais a queima de gordura.

O exercício contribui também para:

  • afinar a silhueta;
  • aumentar a agilidade e equilíbrio do corpo;
  • melhorar o ritmo e a coordenação motora;
  • fortalecer os músculos superiores e inferiores;
  • trabalhar pernas e glúteos;
  • ajudar a combater a celulite e a osteoporose; e
  • promover o bem-estar.

Uma observação importante é que o emagrecimento não vai ser constante, ok?

Você deve, inicialmente, pular corda e cuidar da alimentação. Aos poucos, insira outras atividades aeróbicas como andar, correr, nadar, pedalar e dançar para manutenção do seu corpo.

Com o tempo, o nosso organismo se adapta a condição física e precisa de um treino mais intenso que trabalhe também outras partes do corpo para continuar queimando calorias e tonificando os músculos.

E lembre-se: se você possui algum problema de saúde, estiver grávida, histórico de lesão ou lesão atual, consulte o médico antes de praticar.

Além de ser uma atividade física divertida, que necessita pouco espaço e é de baixo custo, emagrecer pulando corda é possível e é saudável.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário