Saiba tudo sobre a classificação de eventos por categoria

Se você é um organizador de eventos, confira as subdivisões para especificar e caracterizar seu evento esportivo, podendo também classificar e premiar os atletas.

Classificação de eventos por categoria

Na hora de lançar o evento esportivo, é necessário decidir como ele será visto pelos atletas. Comumente, esses eventos são divididos em tipologias que possuem algumas características, havendo também categorização nos seus resultados.

A divisão de categorias é um tema importante não apenas pelo quesito de nominação.

É que em um evento com muitas categorias, é possível proporcionar diversos pódios e premiações, atraindo muitos atletas amadores e veteranos. Mas fique atento à logística para não ofertar categorias demais, pois elas podem elevar o custo do evento e acabar sendo prejudiciais.

Por isso, é importante estar atento às tipologias e categorizações que melhor se encaixam no evento esportivo que você deseja lançar, pois assim ficará fácil e toda a organização vai estar perfeita.

Ou seja, quando objetivamos organizar um campeonato esportivo, precisamos pensar em suas divisões e conhecer as suas formas para mencioná-lo da maneira correta também no momento de buscar as autorizações, procurar patrocínios e divulgar, certo?

Vamos conhecê-las?

Divisão pelo porte

Eventos esportivos podem ser, primeiramente, divididos em pequeno porte, médio porte e grande porte, confira:

Eventos de pequeno porte

Esse é o tipo de evento que mais ocorre, podendo ser através de iniciativas privadas ou públicas, com um caráter e objetivo mais específico, número reduzido de participantes e público, demandando também uma equipe organizadora menor.

Normalmente, é um tipo de evento atraente, principalmente em cidades com pouco incentivo cultural municipal, pois funciona como atração para a comunidade, além de ser um incentivo esportivo de grande influência para a população.

Média de participantes: 200.

Exemplo: competições locais com focos regionais (bairro ou cidade).

Eventos de médio porte

Os eventos de médio porte também ocorrem com muita frequência e eles envolvem um número maior de profissionais na equipe de organização. Podem ser eventos dirigidos pelo município, mas, geralmente, surgem através de iniciativas privadas.

O médio porte também pode trazer benefícios para a economia da comunidade local em que acontecerá o evento, pois traz um número considerável de pessoas que podem usufruir do comércio. É uma ótima oportunidade para conseguir patrocínios esportivos!

Média de participantes: de 200 a 500.

Exemplo: provas de corrida de 5 km e 10 km.

Eventos de grande porte

Grandes eventos costumam mover a cidade na qual ocorrem. Eles demandam muitos funcionários, uma grande área isolada para montagem de equipamentos, muitas compras e aluguéis que mexem na economia local de forma significativa.

Eventos desse tipo costumam atrair um público grande que se desloca de diversas cidades e estados para participação. Eles costumam ter uma ótima demanda de patrocínios, pois é uma ótima oportunidade das empresas divulgarem suas marcas.

Na maioria das vezes que ocorrem, os eventos de grande porte acontecem através de iniciativas privadas. Esse tipo de evento precisa de um tempo maior para organização e estruturação e, muitas vezes, podem até fazer parte do calendário da cidade por movimentar o comércio e turismo.

Média de participantes: acima de 500.

Exemplo: Triathlon e maratonas de renome, como IRONMAN ou a Corrida Internacional de São Silvestre.

Divisão por tipos de campeonatos

Além da classificação de porte, existe também uma tipologia que caracteriza oito subdivisões nos eventos esportivos.

1.  Campeonato

É uma das formas de competição caracterizada pela concorrência entre atletas que se enfrentam, no mínimo uma vez, em uma competição de duração moderada.

2.  Torneio

Competição onde o enfrentamento entre os atletas é de caráter eliminatório e tem duração curta.

3.  Olimpíadas

Tipo de competição que reúne as mais diversas categorias de esporte, realizada dentro de um espaço de tempo que pode levar dias e até semanas (longa duração).

4.  Taça ou Copa

O nomes “Taça” ou “Copa” normalmente aparecem junto ao nome de um respectivo torneio que homenageia algo ou alguém ou, ainda, para promover um patrocínio ou auxílio importante para realização do evento.

Por exemplo: "Taça Libertadores da América de Futebol", onde o nome do torneio é uma homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul: José Artigas, Simón Bolívar, José de San Martín, José Bonifácio de Andrada e Silva, D. Pedro I do Brasil, Antonio José de Sucre e Bernardo O'Higgins.

5.  Festival

Tem como principal objetivo a integração, motivação e incentivo esportivos. É de cunho relativamente informal, tem duração de horas ou dias.

6.  Encontro

O encontro é uma reunião entre atletas amadores ou profissionais de uma categoria específica de esporte que propõe debates e discussões relacionados a sua área esportiva.

7.  Gincana

É um tipo de atividade voltada a recreação com diversas estações redirecionadas para criação, educação e lazer.

8.  Desafios

Competição, normalmente individual, que testa habilidades através de processos escalados, aumentando a dificuldade.

Divisão por classificação

Outra divisão importante na criação do seu evento esportivo é quanto à classificação. É ela que vai disponibilizar de forma justa as chances do atleta conquistar o prêmio principal.

As formas de classificações dos eventos esportivos podem variar conforme o regulamento que está sendo realizado.

Existem, ainda, maneiras tradicionais de classificação que podem ser utilizadas como base, tais como:

  • por faixa-etária;
  • por nível de experiência, categorias ou peso, como nas artes marciais.

Separamos as principais formas de classificar um evento esportivo, confira!

Classificação de eventos por modalidade

A classificação por modalidade acontece quando há vários esportes disputando uma mesma competição maior.

Digamos que você deseja realizar uma competição de natação, pode escolher a classificação por categoria, na qual os vencedores podem ser diferentes atletas em diferentes nados, como, por exemplo:

Sendo que cada nado dá direito às medalhas de ouro, prata e bronze.

A classificação por distância também entra na modalidade, pois pode ser nado livre 50 m e 100 m ou 200 m. A premiação por distância é encaixada nesse caso porque a modalidade por metros também é uma maneira de separar as habilidades do atleta, conforme seu desempenho e treinos específicos focados em longitude.

Classificação de eventos por categoria

São classificações que visam separar atletas por idade, ou seja, também são conhecidos como classificação por idade.

Para que você possa entender mais claramente, no futebol, por exemplo, temos as categorias de base sub-15. Isso quer dizer que participam da competição atletas que têm até 15 anos, incluindo os que completarão a idade limite, no ano da competição.

Ainda podem ser divididos em:

  • sub-7 para atletas de 6 e 7 anos;
  • sub-8 para atletas de 8 anos;
  • Sub-9 para atletas de 8 e 9 anos;
  • sub-11 para atletas de 10 e 11 anos; 
  • sub-13 para atletas de 12 e 13 anos;
  • sub-15 para atletas de 14 e 15 anos;
  • sub-17 para atletas de 16 e 17 anos;
  • sub-20 para atletas de 18, 19 e 20 anos;
  • adulto para atletas de 20 anos em diante;
  • veterano para atletas a partir dos 35 anos.

O exemplo acima pode ajudá-lo a definir a idade de cada categoria também do seu evento, pois é uma divisão justa quanto a idade e, com ela, a experiência.

Classificação de eventos em geral

A classificação geral acontece quando há vários competidores disputando, geralmente, um resultado principal, que costuma ser a disputa por um único pódio.

Caso você deseje organizar uma corrida de rua, por exemplo, mais especificamente uma corrida de 10 km, na categoria geral, todos os atletas estarão competindo pelas três primeiras posições, pelas respectivas medalhas de ouro, prata e bronze da disputa - independentemente de faixa etária.

Agora que você consegue encaixar a tipologia ideal da proposta que está lançando, comece a planejar o seu evento e a colocar em prática a organização do evento esportivo!

Além disso, lembre-se que a classificação, seja por modalidade, categoria ou geral, deve constar no regulamento do evento para que haja uma competição justa entre os atletas.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário