Como escolher a bicicleta certa?

A decisão de começar a pedalar, seja em finais de semana, para ir e voltar do trabalho ou levando mais a sério, como um esporte a ser praticado, é sem dúvidas uma ótima escolha para a sua saúde. Mas como escolher uma bicicleta para iniciante?

Como escolher uma bicicleta

Na hora de escolher a bicicleta certa para você, leve em consideração a finalidade. Para quê você quer comprar uma bicicleta?

Você vai usá-la para passear de vez em quando, nos finais de semana? Para andar na cidade, para se deslocar ao trabalho ou para se manter em forma? Ou ainda para fazer algo em um nível mais puxado, como mountain bike?

Além disso, em que tipo de terreno você vai pedalar? Assim como também é importante levar em consideração a sua altura.

Com essas respostas na ponta da língua, vamos conferir a bicicleta certa para cada finalidade, a seguir.

Bicicleta urbana

Existem bicicletas que apresentam foco no conforto, para passeios leves no dia a dia da cidade. Algumas, inclusive, são elétricas, para evitar a fadiga em grandes subidas, que são indicadas para cidades com muitos desníveis, ainda mais se você está começando.

Para esses casos, também são recomendadas as bicicletas de alumínio, pois elas são mais leves e ágeis.

Claro que, quanto mais conforto, mais cara a bicicleta vai ser. Ao mesmo tempo que você pode optar por um material mais leve ou uma bike elétrica para suar menos, essa finalidade não exige uma bicicleta incrível.

Portanto, você também poderá escolher as bicicletas mais simples - e mais baratas! As bicicletas mais simples do mercado vêm com elementos básicos para pedalar no asfalto, em ciclovias e pisos de terra sem desníveis, ou seja, terrenos regulares.

Outro padrão dessas bikes de menor custo é o aro 26 e o freio V-Break, que tem uma boa eficiência. Ao escolher uma dessas, você já estará pronto para passeios urbanos. Também dá para optar por acessórios, como cestinhas e assentos mais ergonômicos.

Sobre as marchas, elas podem variar: existem até mesmo as sem marchas. São as marchas que vão ajudar você a controlar a velocidade e fazer maior ou menor esforço nas subidas.

Portanto, a quantidade de marchas é outro fator que vai agregando valor na bicicleta. As mais baratas vêm sem marchas, mas também reduzem o seu conforto.

Ainda falando no dia a dia urbano, também existem as bicicletas dobráveis, ideais para quem vai e volta do trabalho, que usa a bike como uma forma de locomoção mesmo. Esse tipo de bicicleta pode ser guardada em um espaço menor - cabe no porta-malas do carro e até para levar no ônibus ou metrô.

Uma opção bem bacana também para quem não tem muito espaço no apartamento em que mora.

Bicicleta de trilha

Agora, se o seu negócio é terreno irregular, suar e mandar ver na bike, vale a pena pensar em adquirir uma mountain bike. Isso porque esse tipo de bicicleta é preparada para absorver impactos e manter você mais estável.

Você também vai precisar observar a suspensão. Para terrenos irregulares, escolha um equipamento que reduza os impactos para vencer buracos, subidas e descidas de forma mais tranquila. Aqui, a suspensão dianteira é essencial.

E você também pode escolher modelos com full suspension, que estabilizam o quadro da bicicleta.

Ah, quanto mais completo for o sistema de suspensão/amortecimento de uma bike, mais cara é a sua manutenção também.

Os freios ainda podem ser do tipo V-Break para esses casos, ou também a disco mecânico, que vão ter uma resposta mais precisa quando você acionar. Ou ainda a disco hidráulico, com respostas ainda mais precisas e suaves. O preço sobe junto com a precisão.

O aro vai variar em 26, 27,5 e 29. Bikes com aro 29 estão ficando cada vez mais populares, pois apesar de terem um arranque mais lento, elas mantêm melhor a velocidade e também recebem impactos de forma mais amena.

Bicicleta de corrida

Essa finalidade oferece modelos bem específicos, já que você deseja treinar para competições de velocidade. Normalmente, o material desse tipo de bike é mais leve e os pneus são mais finos.

Também possuem o guidão mais baixo, para garantir maior velocidade, mas que não é nada confortável para passeios.

Aqui, estamos falando da bicicleta de estrada, chamada de road bike ou mais popularmente conhecida como speed.

O tamanho do quadro da bicicleta

Para finalizar, só mais uma coisa: seja qual for a bicicleta certa para você, é preciso que escolha uma com o tamanho ideal para sua altura, pois só assim se sentirá seguro andando nela. Para isso, é só seguir o quadro abaixo:

Exemplo tamanho quadro bike

Boas pedaladas!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário