Quadro de Bicicleta: Como saber o tamanho ideal para você?

Fique por dentro dos truques e dicas que ajudarão você a encontrar o tamanho do quadro de bicicleta perfeito para você.

Quadro bicicleta saber tamanho ideal

Cada vez mais a bicicleta vem ganhando espaço como uma ótima alternativa de mobilidade urbana. Isso acontece devido à busca por uma vida mais saudável e fisicamente ativa, além de fugir dos atrasos e estresses impostos pelo trânsito das grandes cidades.

Na hora da compra, podem surgir dúvidas, sendo uma das mais comuns qual o tamanho da bike ideal.

Como uma roupa ou um sapato, o tamanho do quadro da bicicleta também é importante, pois o seu ajuste ideal com o ciclista é fundamental para um bom desempenho de forma sadia e prazerosa.

As dimensões que serão disponibilizadas aqui, referem-se aos dois modelos de quadros mais comuns no mercado. A estatura do ciclista não é o que determina o tamanho do quadro ideal, mas, sim, a altura do seu cavalo.

Como saber o tamanho do quadro da bicicleta?

Hoje, alguns modelos já disponibilizam um adesivo no tubo vertical, com o número de decalque. Caso não haja esse tipo de marcação, existe um meio de medir que chamamos de C/C (centro ao centro).

Nas bikes de speed, você pode usar uma fita métrica para medir desde o centro do eixo do movimento central até o centro da intersecção do tubo vertical com o horizontal.

Na montaiun bike, faça o mesmo procedimento, mas meça do centro do eixo do movimento central até o topo externo do tubo horizontal.

Como medir o seu cavalo

Antes de partir para o método de descobrir o tamanho do quadro de bicicleta ideal, vamos ver quanto mede o seu cavalo.

Para isso, coloque a sua bermuda de ciclismo, fique descalço, as pernas um pouco afastadas e encoste-se em uma parede. Faça uma marcação do seu cavalo até o chão.

A medida resultante será o tamanho do seu cavalo, aquela que te ajudará a descobrir o tamanho do quadro da bike perfeito para você.

Altura quadro bicicleta

Bikes de estrada

Se você quer praticar o ciclismo de estrada, a melhor forma de encontrar o tamanho ideal da sua bicicleta é através da famosa fórmula desenvolvida pelo suíço Wilfried Hüggi, que consiste na seguinte:

A medida do tamanho do cavalo x 0,65 cm.

Exemplo: Um ciclista com o cavalo na altura de 80cm: 80 x 0,65 = 52. O tamanho ideal do quadro para um ciclista de 80 cavalos é, aproximadamente, 52.

Muito simples, né?

Tamanho quadro bicicleta por altura

Bikes de montanha

Nas conhecidas bicicletas de montanhas, o tamanho é medido em polegadas (medida mais utilizada nos Estados Unidos). Os quadros das bicicletas de montanhas precisam ser um pouco menores que as bicicletas de estrada, para que desempenhem maior agilidade nas trilhas.

Como fazer essa conta? A gente ajuda:

Depois de encontrar a medida do seu cavalo, transforme-a em polegada e subtraia por 14. Calma, vamos ver como funciona, a seguir.

Exemplo: Um ciclista com o cavalo na altura de 80cm: 80 (altura) / 2,54 (razão para transformar em polegada) = 31,49.

Agora, basta subtrair o número encontrado (31,49) de 14 = 17,49.

Com isso, arredonda-se para 18. Pronto: o resultado do tamanho ideal de quadro de bicicleta para a mountain bike é 18.

Dicas Importantes

1.  Em determinadas marcas, os canotes de selim têm marcações com o limite da regulagem. Atente-se para não passar desse limite! Se o limite ainda ficar exposto, significa que a bicicleta é pequena para você.

2.  Se ainda estiver com dúvida do tamanho ideal, tente dar uma volta na bike de algum amigo que tenha o quadro mais ou menos parecido com aquele que você deseja adquirir.

3.  Quadros menores são mais ágeis e leves, enquanto quadros maiores são estáveis e confortáveis em ambientes rochosos e esburacados.

4.  O quadro é um componente muito importante na bicicleta e, na maioria das vezes, muito caro. Escolha bem o seu, para não se arrepender.

5.  No Brasil, normalmente a numeração de quadros é par, e, se o seu resultado deu ímpar, arredonde para o mais aproximado, para baixo ou para cima, dependendo do estilo da bike que procura (estrada ou montanha).

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

27 Respostas

Deixe seu comentário