Qual a diferença entra Bicicleta aro 26 e aro 29

Fique por dentro das melhores composições para aros, além de conhecer a diferença entre os 26” e 29”, aprendendo as vantagens e desvantagens de cada um.

Diferença entre aro 26 e 29

Como já sabemos, o mercado do ciclismo tem tomado uma proporção enorme, atualmente, e, para quem ainda está começando, é necessário aprender alguns detalhes que fazem toda diferença na hora de pedalar.

Muitos ciclistas, até mesmo os mais experientes, ainda não sabem muito sobre aro de bicicleta, principalmente os populares aro 26” e o aro 29”, seus materiais, vantagens e desvantagens.

Na hora de escolher o tamanho do aro da bicicleta, é preciso saber a diferença entre o aro 26” e 29”, qual irá ser o ideal para o tipo de ciclismo que você quer praticar e se adaptar melhor a você, além do material mais resistente para o seu trajeto.

Tipos de materiais para aros

1.  Aço

Esse tipo de aro é feito com liga de aço carbono e outros metais, sendo mais pesado que outros tipos de aros.

É encontrado, principalmente, nas bicicletas aro 26 de baixo custo.

O aro de aço já foi muito popular, mas, hoje, é mais indicado para bikes de passeio em rotas urbanas, porém pode servir para uma trilha bem leve de terra batida.

Mesmo com um ótimo custo, o aro de aço carbono é o mais frágil quando o assunto é impacto e peso, além de também enferrujar com facilidade, ou seja, fuja de buracos, pedras e chuva.

Se molhar, seque imediatamente.

2.  Alumínio

Quando o alumínio surgiu como opção nos aros, tinha alto custo, mas, hoje em dia, é possível equipar sua bicicleta com ele, sem pesar no bolso.

Sendo um material leve e resistente, permite pegar pesado na hora de pedalar. O aro de alumínio é feito com uma liga especial que mistura aço e outros metais, por isso é leve - mas, também, resistente.

Esse tipo de aro permite duas opções:

  • uso de folha dupla, tendo uma segunda camada dentro do aro garantindo um ciclismo pesado na cidade e em trilhas mais intensas; ou
  • uso de folha simples, que também é ótima, mas um pouco inferior que a dupla.

A maioria das modalidades de ciclismo utilizam o aro de alumínio em passeios longos, trilhas leves, moderadas, pesadas e viagens. O material aguenta corrosão, tem um bom custo e ainda é seguro.

3.  Fibra de carbono

Se o que você busca é a melhor qualidade de aro, os de fibra de carbono irão te satisfazer, com certeza. Feito de tramas de minúsculas fibras de carbono misturadas com resina e outras substâncias, este tipo de aro se torna o mais leve e mais resistente do mercado, porém, com maior custo.

Ciclistas exigentes e profissionais costumam preferir esse aro porque o seu peso tem muita influência no desempenho do ciclismo.

Pode estar presente em trilhas moderadas até as mais pesadas, além de competições de mountain bikes e demais provas.

Mas vale lembrar: mesmo com toda essa resistência, se bater contra alguma coisa de forma intensa, irá rachar e não existe conserto, precisará de um novo.

Aro 26” x aro 29”

Aro 26”

Este tamanho de aro é o mais popular e pode ser usado por diferentes públicos, pois seu custo é baixo e há possibilidade de colocá-lo em diversos modelos de bicicletas do mercado.

Isso acontece porque o aro 26” oferta agilidade e peso leve, quando comparado aos aros maiores, em diferentes terrenos de cidade até trilha.

Mesmo com a febre do aro 29”, a bicicleta aro 26” não ficou para trás, sendo compacto e ainda um dos mais resistentes, por causa do seu diâmetro. Se o que você busca é agilidade e leveza, esse é o ideal. Mas, é claro, tem suas desvantagens: tem pouca estabilidade, pouca tração e exige mais força nas pernas.

Aro 29”

Dono de um grande diâmetro, as bicicletas aro 29” arrancam mais lentamente, porém, depois que pega velocidade, não é fácil parar. Com maior contato com o chão, gera maior estabilidade e aderência para passar por buracos e terrenos que seriam sofridos para outros aros.

Ele também possibilita manter a alta velocidade sem muito esforço das pernas e tem ótima tração em subidas pesadas, o que o torna muito popular nas bikes dos dias de hoje.

Infelizmente, nem só de vantagens é feito o aro 29”. Se o que você busca são trilhas técnicas e curvas fechadas, ele não será ideal para a sua bicicleta, pois o seu eixo maior aumenta a dificuldade de manobras.

Há, ainda, quem diga que esse tipo de aro cabe melhor aos atletas acima de 1,80m, porém o aro queridinho do ciclismo serve, sim, para diversas estaturas.

Recomendações

Se você é um dos interessados em começar a usufruir dos benefícios do ciclismo, saiba que encontrar a bicicleta ideal para você é importante.

Vá até lojas físicas que possibilitem testar ou faça isso com a bike de algum amigo, para que saiba qual cabe melhor para você, proporcionando mais conforto.

Não esqueça que cada aro tem o seu quadro ideal.

Não existe aro melhor ou pior, mas cada um é o adequado para um determinado objetivo, como ciclismo de estrada ou mountain bike.

Boa pedalada!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

16 Respostas

Deixe seu comentário