Como divulgar um evento gratuitamente

Confira dicas infalíveis e gratuitas que irão ajudar a conseguir participantes para o seu evento

Por Redação 14 de Outubro de 2019 - Atualizado em 28 de Novembro de 2024 7 min. de leitura
Como divulgar um evento gratuitamente

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Atualmente, as pessoas têm se preocupado com a sua qualidade de vida e, por isso, os eventos esportivos estão cada vez mais presentes em suas rotinas, propiciando entretenimento, lazer e saúde.

Para isso, há cada vez mais procura de meios que possam agregar de forma positiva e facilitar as atividades físicas diárias. Assim, é importante estar por dentro das novidades que podem ajudar de alguma forma a estimular um ambiente esportivo saudável.

É certo que um dos maiores desafios na organização de eventos é conseguir atingir um número grande de participantes. Para isso, é necessário que haja um planejamento e uma estratégia de divulgação que alcance o máximo de pessoas possíveis.

Muito mais do que a venda de ingressos, saber divulgar pode trazer inúmeras vantagens, auxiliando na construção de uma identidade e reconhecimento da marca.

Definição do público-alvo

Antes de querer começar a divulgação do evento, cabe aos organizadores de eventos saber para quem ele é destinado, sendo este o passo mais importante: definir o seu público-alvo.

Através desta definição, o organizador conseguirá saber melhor em quais meios de comunicação encontrará os potenciais clientes, as melhores estratégias para chamar atenção do seu público e qual linguagem deverá utilizar, para que tudo esteja sempre claro e objetivo.

Para definir quais tipos de participantes procura e quais pessoas terão interesse no evento, faça a si mesmo perguntas como:

  • Qual a faixa etária do meu público?
  • Quais locais e redes sociais eles frequentam?
  • Quais assuntos são interessantes para eles?

A partir de então, você consegue dar início ao planejamento de divulgação, preparando materiais e publicando-os nos locais certos, mirando quem procura o evento que você está organizando.

A importância da divulgação na internet

O consumo de internet e das mídias sociais já superou o de qualquer outro meio de comunicação. Não, isso não quer dizer que você deve apenas divulgar na internet, mas com certeza não pode deixar de enxergar a importância do seu evento circular pela rede.

Pela internet, a possibilidade de atingir um grande número de pessoas é maior, pois você pode estar seguindo e divulgando diretamente para quem já tem interesse em eventos do mesmo gênero que você o seu, reconhecendo seu público através dos posts dele, tornando, assim, a divulgação muito mais eficiente.

Hoje em dia, além do e-mail, existem diversas redes sociais que podem ajudar a alcançar a popularidade que o seu evento precisa e, o melhor: de forma gratuita.

Nesses espaços, as pessoas frequentemente falam sobre seus principais gostos e preferências, o que deixa tudo mais fácil e vai ajudar você a estar em contato com quem realmente pode se inscrever para o evento.

Alguns exemplos de canais são:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • Instagram.

Cada uma dessas redes socais dispõem de um amplo público que através de posts, reblogs e compartilhamentos, poderá auxiliar na promoção do evento, trazendo mais participantes.

Como divulgar um evento nas Redes Sociais gratuitamente

Divulgar o seu evento de forma gratuita é mais simples do que parece. Se você leu até aqui, notou que cabe aos organizadores da divulgação do evento, inicialmente, escolher um público-alvo e direcionar conteúdo que desperte interesse.

Você deve estar se perguntando: como posso fazer isso?

Se você é novo na área de organizar eventos, é importante saber que redes sociais como o Facebook têm uma média de 2 bilhões de acessos por mês, enquanto o Instagram possui em torno de 800 milhões.

Porém, para poder tirar vantagem desses números, é preciso capricho para que a divulgação chame a atenção que você precisa e converta esses acessos em inscrições.

Tente utilizar a linguagem adequada e de um jeito original, sempre em conversação direta com o público. Atualize constantemente com informações, contagem regressiva, dicas e curiosidades muito bem ilustradas, além da possibilidade de posts de vídeos.

Dicas para as principais mídias sociais

Dicas principais mídias sociais.

FACEBOOK

No Facebook você encontra grupos abertos e fechados específicos sobre o tema do seu evento, podendo, também, criar a sua própria página para uma divulgação mais ampla, além de ajudar a firmar o nome do evento e/ou marca.

TWITTER

O Twitter dispõe de menos caracteres, então os textos precisam ser curtos e objetivos. É muito explorada para a utilização de hashtags – palavras-chave ou termos associados a uma informação que é antecedido por uma cerquilha (#) –, facilitando que, com um clique, as pessoas encontrem mais rapidamente informações sobre o seu evento.

Uma dica importante é ficar atento aos trends (assuntos do momento) e associar a sua tag com a tag do momento, um exemplo: #corrida, #setembroamarelo.

INSTAGRAM

O Instagram também utiliza de hashtags, então a informação logo acima também cabe aqui! Uma pauta importante é saber que esta rede social explora muito mais o uso de imagens, dispondo de posts, stories e o IGTV (um tipo de canal com vídeos mais longos).

Aqui é interessante falar não somente sobre o evento em si, mas mostrar os bastidores e até mesmo chamar profissionais para darem depoimentos e dicas de preparação.

Divulgando seu evento com o e-mail marketing

Na maioria das vezes, o e-mail marketing é utilizado para a divulgação dos trabalhos que estão sendo realizados, mas ele se mostra muito eficaz quando aplicado para a divulgação de eventos com antecedência.

Este e-mail poderá encaminhar uma mensagem informativa avisando para que seus contatos já reservem um espacinho na agenda para participar do evento.

Além do mais, poderá ser criado um formulário para inscrições dos interessados, que poderão receber novidades exclusivas sobre o evento, dicas e até concorrer a descontos nos ingressos, como forma de atrair o público.

Ações promocionais

A maioria das pessoas adora receber um brinde, pois passa a sensação de que todo o evento está sendo produzido com carinho e dedicação até nos mínimos detalhes.

Investir em produtos que façam ligação com o evento que está sendo realizado é uma forma de atrair mais atenção e estes brindes podem ser distribuídos em forma de sorteio para quem compartilhar, curtir ou realizar determinadas ações na página do seu evento.

É um tipo de ação que pode acontecer mais de uma vez e contar com o auxílio de patrocinadores, evitando gastos excedentes.

Apostando em patrocinadores

Os patrocinadores não são apenas meios financeiros para a realização do seu evento, eles estão, na verdade, investindo no que pode se transformar em brindes que atrairão mais participantes.

Além do mais, estão expondo sua marca para um público que agora é de vocês, não apenas seu: os dois saem ganhando com uma boa divulgação.

O patrocinador também pode estar criando postagens para publicar em suas próprias mídias sociais, alcançando mais pessoas que possivelmente irão marcar presença tanto no seu evento, quanto nos stands da empresa patrocinadora.

Detalhes que fazem a diferença

Além da internet, é sempre muito importante divulgar o seu evento em universidades, empresas parceiras e ambientes que condizem com o seu público-alvo, tais como clubes, academias e boxes de crossfit, por exemplo.

Lembre-se de destacar sempre as informações mais importantes como data, horário, local, principais acontecimentos e venda de ingressos.

No mais, continue elaborando postagens durante o evento que, ao final, isso ajudará a firmar ainda mais o seu nome ou a sua marca, gerando uma interação contínua com imagens de participantes, momentos destaque e premiações.

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