Como organizar a hidratação de atletas em eventos esportivos

Pensar na hidratação dos atletas é fundamental na hora de organizar seu evento esportivo. Neste artigo, você vai encontrar dicas e métodos de como organizar um evento esportivo, visando sempre a saúde dos competidores.

Organizar hidratação de atletas

Beber água é muito importante para a saúde de qualquer ser vivo, mas, quando o assunto é a saúde do atleta durante uma competição, a reposição de água durante toda a prova tem importância ainda maior.

Por isso, se você está organizando um evento esportivo, precisa conhecer um pouco a respeito da hidratação de atletas e como ela pode ser feita.

Para começar, você, como organizador, precisa ter em mente a importância de distribuir água durante toda a competição.

Isto porque a falta de água no corpo humano, durante a atividade física, pode acarretar em alguns problemas, como, por exemplo:

  • perda de força muscular;
  • perda de apetite;
  • desidratação;
  • desmaio.
  • cãibras;
  • tontura;
  • dor de cabeça;
  • hipertermia.

Sabemos que a hidratação adequada, durante a prática de atividade física, seja numa competição ou não, proporciona melhores resultados no desempenho do competidor.

Então, quando for planejar seu evento, tenha como ponto de partida a localização onde poderão ficar as barraquinhas para o fornecimento de água e de tônicos, para manter os competidores sempre hidratados.

Por exemplo: se você estiver pensando em organizar uma corrida de rua, é interessante que, ao longo de todo o percurso, sejam colocadas barraquinhas para que os atletas possam passar durante a prova e consigam ter acesso a um pouco de água.

Afinal, tudo o que você não quer é um atleta passando mal no seu evento, correto?

Além dos pontos para abastecimento de água, é interessante disponibilizar pequenas barrinhas para alimentação, a fim de proporcionar pequenas quantidades de carboidratos, para os casos em que os atletas não se sintam bem e consigam, desta forma, repor suas energias.

O que você talvez ainda não saiba é que, entre os atletas, é comum ouvir a reclamação de que os eventos esportivos pecam em relação à hidratação de atletas.

O motivo?

A falta de voluntários à disposição dos participantes, para ajudar na distribuição de água, fazendo com que alguns candidatos optem até mesmo por não se hidratarem.

Afinal, os participantes estão competindo e todo nanosegundo é precioso para o resultado final.

Então, vale ressaltar que a contratação de uma boa equipe, que saiba trabalhar auxiliando os atletas, somada a um grande números de voluntários para ajudar nesta tarefa, resulta num evento de sucesso.

Existem algumas dicas que podem te ajudar na organização dos pontos de distribuição de água.

Dicas importantes:

1.  Os pontos de hidratação devem estar à disposição dos atletas a cada 3km ou a cada 20 minutos de prova.

2.  Isotônicos também são ótimos na hora de repor os minerais perdidos durante a prova, por isso disponibilize junto com a água, para consumo dos atletas.

3.  É recomendado que cada corredor consuma até 205 ml de água a cada 30 minutos de prova.

4.  Se a prova for de resistência, o recomendado é que também existam pontos de alimentação, para que sejam oferecidas quantidades exatas de carboidratos ou gomas energéticas.

Se seu evento for dentro de um estabelecimento fechado e a duração da prova for menor que duas horas, a alimentação pode ser oferecida somente ao final da competição.

No entanto, a água precisa estar ao alcance do atleta, seja qual for o tempo de duração da prova, então, caso o seu evento esportivo ocorra dentro de algum espaço fechado, como, por exemplo, as corridas em pistas cobertas, posicione os pontos de distribuição de água nos cantos do estádio ou ginásio ou, talvez, próximo à pista.

Mas sempre tome cuidado para que nem os pontos de fornecimento de água e nem os voluntários atrapalhem o desempenho dos atletas, durante o percurso da prova.

O objetivo dos eventos esportivos é sempre proporcionar uma competição saudável e, por isso, pensar no bem-estar e na segurança dos seus participantes é o passo principal para garantir o sucesso do evento.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário