10 melhores dicas para promover um evento esportivo

Conhecer as principais estratégias de marketing é essencial para promover um evento esportivo de sucesso. Descubra agora como levar o seu evento para mais pessoas!

Como promover evento esportivo

Para promover um evento esportivo, você deve aplicar algumas estratégias de marketing, como identificar o público-alvo, criar posts relevantes nas redes sociais, contratar influenciadores e buscar patrocínios.

Realizar sorteios disponibilizando brindes e ingressos também é uma ótima opção para aumentar a visibilidade e o alcance da competição.

Hoje, com a internet, a sua organização pode atingir milhares de pessoas apaixonadas pelo mundo do esporte, por isso, saber onde anunciar o acontecimento e fazer a propaganda da maneira certa é crucial para atrair público e até patrocinadores.

E vale tudo: publicar destaques no perfil, fazer parcerias com quem é sucesso no digital, anunciar em rádios, jornais e por aí vai.

Mas, mesmo que a divulgação seja importante e estratégica, de nada adianta focar nela se não houver um planejamento consistente! Não deixe essa etapa de lado porque só assim você vai conseguir evitar imprevistos.

Então, se você quiser ser um organizador de sucesso e conquistar números incríveis, continue a leitura! Neste artigo estão diversas dicas que vão ajudar você, como organizador(a), a divulgar um evento esportivo.

1.  Mapeie o seu orçamento

Toda estratégia de marketing demanda um orçamento bem definido. Assim, você vai conseguir determinar quanto será investido em cada iniciativa, além de monitorar e controlar os gastos ao longo da campanha.

Para que você não tenha surpresas, avalie o custo das ações: faça uma pesquisa e analise os preços de materiais, serviços etc. Considere os gastos com produção de conteúdo, design, veiculação de anúncios, ferramentas de automação de marketing e equipe.

2.  Defina quem serão os responsáveis por cada ação

Quantas pessoas serão responsáveis pela publicidade do evento? Qual será a atribuição de cada um? São alguns tópicos importantes que você deve pensar antes de iniciar a campanha.

Essa equipe pode incluir profissionais de diversas áreas, como estrategistas de marketing, especialistas em mídia social, designers gráficos, redatores, profissionais de pesquisa de mercado e análise de dados, time de segurança, entre outros.

3.  Planeje uma campanha de marketing

Se você quiser promover sua competição de maneira eficiente, não adianta se precipitar e realizar uma campanha sem organização.

Separe todas as informações listadas anteriormente em uma planilha e mãos à obra: comece a colocar seu planejamento em prática.

Certifique-se que alguns detalhes básicos estejam na sua estratégia de marketing. Entre eles:

  • objetivos claros;
  • tempo de duração da campanha;
  • orçamento disponível para produções e anúncios;
  • equipe responsável;
  • público-alvo;
  • locais ou redes sociais em que a campanha será divulgada; e
  • cronograma.

Lembre-se também de adaptar a campanha à sua realidade! Se a ação ocorrer em uma cidade pequena, por exemplo, procure promover em associações de bairro e comércios.

A etapa de planejamento é primordial para que a divulgação tenha sucesso e por falar nele…

4.  Pesquise sobre o seu público-alvo e crie personas

Não só para a campanha de marketing, mas para a competição propriamente dita!

Antes de começar qualquer campanha de marketing para um evento esportivo, é preciso identificar o público-alvo e entender seus interesses e necessidades. O mesmo vale para antes de começar a planejar o acontecimento.

Para isso, faça pesquisas de mercado para coletar informações demográficas, comportamentais e psicográficas relevantes sobre o seu nicho.

Quando o público-alvo estiver bem definido, será a hora de criar as personas: representações fictícias do público ideal que trazem não apenas dados genéricos, como idade ou gênero, mas informações mais emocionais, como gostos e expectativas.

Use essas personas para direcionar suas mensagens de marketing e adaptar a abordagem de toda a divulgação.

5.  Construa uma presença online forte

Venhamos e convenhamos, quem não é visto, não é lembrado – e uma das maiores vantagens das redes sociais é a possibilidade de fazer a divulgação de eventos esportivos grátis, principalmente se eles forem criados em plataformas digitais que facilitam essa divulgação.

Logo, para promover o seu encontro, não negligencie as mídias online. Se utilizadas da forma correta, elas serão grandes aliadas para a divulgação.

Nas redes sociais, crie conteúdos diretos e interativos, compartilhe informações relevantes, atualizações sobre a data, vídeos promocionais e depoimentos de participantes de edições anteriores caso esta não seja a primeira edição.

6.  Crie conteúdo relevante e engajador

A criação de um conteúdo interessante é uma das melhores formas de engajar o público. A parte boa é que é possível fazê-lo por meio de diversos meios: imagens, vídeos, textos… tudo vai depender das pessoas que você deseja alcançar e de quais os formatos preferidos delas.

Nessa hora, solte a criatividade! O que a persona gostaria de consumir? Pelo que ela se atrai? Responda a essas perguntas e comece a produzir layouts e informações relevantes sobre o assunto.

Isso pode incluir artigos informativos, entrevistas com atletas, dicas de treinamento, curiosidades sobre o esporte e histórias inspiradoras.

Outra dica bacana é explorar diferentes formatos, como infográficos e podcasts, para diversificar sua estratégia e alcançar mais preferências de consumo de mídia. E que tal um sorteio?

7.  Realize sorteios nas redes sociais

Se existe uma estratégia capaz de movimentar uma grande quantidade de engajamento offline ou online é o sorteio de algum produto ou serviço que interesse ao público-alvo.

No caso de eventos pagos, pode ser legal realizar o sorteio de ingressos, mas brindes e outros presentes também são muito bem-vindos.

Coloque a ação em prática quando a data escolhida para a competição estiver se aproximando, uma vez que ela aumenta a visibilidade e o alcance da marca e pense que um presentinho é um estímulo a mais para que o público se interesse pelo que você está fazendo, afinal, quem não gosta de ser lembrado, né?

Inclusive, o sorteio pode ser realizado de forma totalmente grátis e online, por meio das redes sociais.

Esse tipo de divulgação consegue alcançar um número maior de pessoas por conta do compartilhamento das postagens ou quando alguém menciona um amigo ou familiar na imagem promocional.

Aliás, tá aí algo que pode ser até mesmo uma das regras da ação: só ganha quem tiver cumprido com os requisitos, marcando mais pessoas para conhecer sua página.

Existe ainda a possibilidade de fechar uma parceria com patrocinadores para ter ajuda com os brindes. A troca geralmente faz parte das parcerias estratégicas.

8.  Crie parcerias estratégicas e busque patrocínios

Já pensou em contratar um influencer para eventos esportivos? Essa é uma estratégia interessante, já que os chamados “influenciadores digitais” possuem muitos seguidores nas redes sociais e atingem diversas pessoas.

Logo, quando têm o mesmo público-alvo que o seu trarão mais visibilidade para a sua competição.

Além deles, busque parcerias com marcas e empresas relevantes que possam contribuir para a promoção do seu encontro. Isso inclui pedir patrocínios e fazer intercâmbio com academias, clubes ou associações de esporte da região, por exemplo.

Explore a possibilidade de realizar ações de cross-promotion também – quando duas ou mais marcas se unem para promover mutuamente seus produtos ou serviços – nas redes sociais.

E busque apoio de atletas, treinadores e personalidades do esporte que possam se tornar embaixadores da competição e promovê-la nos seus perfis pessoais. Peça para que eles gravem um vídeo mostrando como comprar os ingressos na web, que tal?

9.  Utilize plataformas de divulgação

Uma plataforma de divulgação e organização de eventos é uma ferramenta que vai simplificar seu planejamento, além de reunir todas as informações sobre a ocasião em um mesmo lugar, o que facilita a visualização para os interessados.

A principal vantagem é que essa é uma maneira simples de alcançar aquela pessoa que já está navegando na internet, mas ainda não ficou sabendo da organização.

Sem mencionar que esse recurso facilita também a comunicação com os inscritos!

A praticidade e a otimização do tempo também são benefícios que o recurso oferece, principalmente quando o evento é criado e divulgado através das melhores plataformas do mercado.

Não sabe qual usar?

A Atletis permite que você venda ingressos com apenas alguns cliques e ainda oferece uma página exclusiva para o seu evento, assim, todas as etapas podem ser administradas de maneira online e segura.

É só criar a competição no site da plataforma e fornecer os dados e informações solicitados. Depois de aprovado o evento, a venda de ingressos já estará liberada!

Em paralelo, você pode colocar em prática algumas ações de divulgação de competições esportivas que têm eficácia comprovada!

Exemplos de ações de divulgação de eventos esportivos

As melhores formas de colocar qualquer promoção de evento esportivo em prática incluem: distribuição de amostras grátis de produtos que têm a ver com o público, experiências sensoriais, concursos, programas de fidelidade e parcerias com influenciadores – que não precisam ser gigantes na internet, mas fazer sentido para o seu nicho.

Outra ação bacana é promover pequenos eventos antes do principal, como treinamentos gratuitos, palestras ou exibições esportivas, para gerar interesse entre a comunidade. São os já mencionados pré-eventos. O que você acha de experimentá-los?

Perceba que as iniciativas valem tanto para o online quanto para o offline! Aliás, por falar no mundo fora do digital…

10.  Não deixe de lado as estratégias de marketing tradicional e offline

O marketing digital é vital, é verdade, mas isso não quer dizer que estratégias tradicionais de publicidade devam ser deixadas de lado, por isso, é importante distribuir materiais impressos, como flyers e cartazes, em locais que tenham relação com o seu público-alvo.

Escolas, universidades, academias, parques, lojas esportivas e centros comunitários são excelentes opções.

Tudo isso faz parte do chamado marketing de ativação, em que a marca promove uma atividade que envolve e motiva o público. Essa é uma abordagem que gera maior engajamento e promove uma conexão mais profunda com os futuros participantes.

Enfim, opte pela estratégia que melhor se adapta à sua realidade e aos seus objetivos para ter um campeonato de sucesso e mãos à obra! Não custa reforçar: uma das formas mais seguras e eficazes para que tudo funcione sem você precisar sair de casa é cadastrar a competição na plataforma da Atletis.

Você vai poupar muito tempo e dinheiro, além de poder gerir a venda de ingressos de forma online e promover seu encontro esportivo com um kit de divulgação editável. Explore os recursos para conhecer melhor e até a próxima!

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

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